Laser vaginal é indicado para o tratamento de incontinência urinária

DO TEXTO: O laser vaginal é um tratamento muito atual e praticamente indolor, feito com um aparelho que é inserido na vagina, emitindo uma luz que atinge o teci

Composição: Médicos e médicas.


Ginecologista afirma que o procedimento melhora quadros leves da doença além de melhorar a falta de lubrificação


Incontinência urinária é um problema muito mais comum e presente do que imaginamos. Quem nunca, ao tossir, perdeu um pouco de xixi? Ou, até mesmo, quando dá uma risada? A incontinência urinária define-se como “a queixa de qualquer vazamento involuntário de urina” e é um problema comum na população feminina, com taxas de prevalência variando entre 10% e 55% em mulheres de 15 a 64 anos. 

Muitos fatores predispõem a perda urinária. Um deles é a raça: mulheres brancas perdem mais urina do que as negras. Outro é a gravidez, um fator predisponente, principalmente com o parto normal; e a obesidade também pode ser considerada fator de risco, entre outros.

A ginecologista dra. Loreta Canivilo* explica que o tratamento é indicado para quadros leves de incontinência urinária e para mulheres que sofrem com a falta de lubrificação, “o laser vaginal é o melhor e mais moderno método, capaz de apresentar resultados logo após a primeira sessão” afirma a especialista.

No entanto, uma ampla parcela das mulheres desconhece a finalidade desse procedimento – e para entender o objetivo do laser vaginal a médica expõe como o procedimento funciona.

“O laser vaginal é um tratamento muito atual e praticamente indolor, feito com um aparelho que é inserido na vagina, emitindo uma luz que atinge o tecido e gera calor. Essa ação provoca microlesões na derme vulvar ou na mucosa vaginal capazes de rejuvenescer o tecido e fazer com que a questão hormonal se refaça na vagina”.

A médica explica que de acordo com o protocolo, recomenda-se que sejam realizadas três sessões, porém, caso a paciente apresentar uma melhora significativa logo após a primeira sessão, as demais podem ser descartadas.

O tratamento, além de proporcionar uma melhora na qualidade de vida, também pode contribuir para o aumento da sua autoestima – afinal, aproveitar todos os momentos de forma plena – e sem dor – nos deixa seguras e felizes, ressalta Dra. Loreta.
💢💢💢

*Sobre a Dra. Loreta Canivilo
Dra. Loreta Canivilo é ginecologista, obstetra, ginecoendócrino e professora, formada pela Faculdade de Medicina ABC.  A médica também é especialista em assuntos relacionados a reposição hormonal, estética íntima e tratamentos de doenças do útero e endométrio.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários