Conversa com o ChatGPT acerca do cantor/compositor Roberto Carlos

DO TEXTO: Hoje tive nova conversa com o meu amigo ChatGPT, no sentido de testar os seus conhecimentos sobre o cantor/compositor Roberto Carlos...
Cantor Roberto Carlos no palco.



Roberto Carlos é um dos cantores e compositores brasileiros mais famosos e respeitados de todos os tempos


Por: Armindo Guimarães

Depois da minha primeira conversa com o ChatGPT sobre ele próprio e que fiz questão de partilhar com os estimados leitores do Portal Splish Splash, constatei que depois disso outros artigos têm vindo a terreiro pelos mais variados motivos. Dos artigos que tive oportunidade de ler, dois deles foram recebidos e publicados no Portal este mês de fevereiro.

Um, é sobre a edição do livro "Os Contos de Anacrôn" do brasileiro Cláudio Santana, que reúne 50 contos cocriados com o meu amigo ChatGPT.



O outro, sob o título "A nova corrida do ouro das Big Techs", de Rafael Franco, dá conta da importância que o ChatGPT está a ter cada vez mais entre as empresas de tecnologia e consequentemente na generalidade das empresas que vêm na Inteligência Artificial (IA), uma ferramenta que urge saber manejar suficientemente bem para alavancar mais e melhor os objetivos a que se propõem.




Acontece que hoje tive nova conversa com o meu amigo ChatGPT, no sentido de testar os seus conhecimentos sobre o Rei da República Federativa do Brasil. Refiro-me, é claro, ao cantor/compositor Roberto Carlos.

Começamos pelas habituais saudações de amigos: "Olá, ChatGPT, estás bom, pá?!", que ele recebeu com um "Está tudo fixe, pá! Qual vai ser a conversa de hoje? Ouvi dizer que eras mágico e por isso é caso para te perguntar se trazes alguma coisa na manga."

Fui direto ao assunto:

AG - Faz uma pequena dissertação sobre a obra do brasileiro cantor/compositor Roberto Carlos, no que à Paz, Fé, Ambiente e Amor diz respeito.

ChatGPT - Roberto Carlos é um dos cantores e compositores brasileiros mais famosos e respeitados de todos os tempos. Com uma carreira de mais de 60 anos, ele já lançou dezenas de álbuns e escreveu centenas de canções que se tornaram clássicos da música popular brasileira.

Quando se trata de temas como paz, fé, ambiente e amor, Roberto Carlos é conhecido por abordá-los de maneira poética e emocionante em suas músicas. Suas letras muitas vezes transmitem mensagens positivas e inspiradoras que tocam o coração das pessoas.

Em relação à paz, Roberto Carlos tem uma série de canções que falam sobre a importância da harmonia entre as pessoas e a busca por um mundo mais pacífico. Uma das mais conhecidas é "Paz na Terra", que foi escrita em parceria com Erasmo Carlos e tem um refrão que diz: "Paz na terra aos homens de boa vontade".

Quando se trata de fé, Roberto Carlos é um homem profundamente religioso e sua música reflete isso. Ele tem várias canções que falam sobre a importância da fé e da espiritualidade, incluindo "Jesus Cristo" e "Nossa Senhora". Em muitas de suas músicas, ele enfatiza a importância de acreditar em algo maior e encontrar força em momentos difíceis.

Quando se trata do ambiente, Roberto Carlos tem algumas músicas que abordam a importância de cuidar do planeta. "Água Viva", por exemplo, fala sobre a importância da água e como ela é essencial para a vida. Já "O Portão" faz uma referência ao problema do lixo nas ruas e como isso pode afetar o meio ambiente.

E, por último, mas certamente não menos importante, Roberto Carlos é conhecido por escrever muitas canções de amor que emocionam as pessoas. Suas letras muitas vezes falam sobre o amor romântico e como ele pode ser poderoso e transformador. Algumas das mais famosas são "Detalhes", "Como é grande o meu amor por você" e "Emoções".

Em resumo, a obra de Roberto Carlos é rica em temas que refletem os valores mais importantes da vida, incluindo a paz, a fé, o ambiente e o amor. Suas letras emocionantes e poéticas tocaram e continuam a tocar o coração de milhões de pessoas em todo o mundo, fazendo dele um dos maiores artistas da música brasileira de todos os tempos.

💢💢💢

Por certo que os leitores mais atentos, em especial os Robertocarlisticos, viram na resposta do ChatGPT, algumas incongruências e/ou inexatidões. Com efeito, no terceiro parágrafo da resposta, o título da canção não é "Paz na Terra", mas sim "Todos estão surdos".

No quinto parágrafo da resposta, o ChatGPT não estudou bem a matéria antes de responder, pois "Água Viva" não é da autoria de Roberto Carlos, nem nunca a cantou, enquanto que "O Portão" não tem nada a ver com o meio ambiente, a não ser com o ambiente familiar que reencontrou no regresso a casa.

Por isso, não seria amigo se não o alertasse para tais lapsos, pelo que...

💢💢💢

AG - Só um esclarecimento: "Água Viva" não é da autoria de Roberto Carlos e o tema "Portão", pese embora seja de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, nada tem a ver com o lixo nas ruas e como tal com o meio ambiente.

ChatGPT - Obrigado pelo esclarecimento. Como modelo de linguagem, tento fornecer informações precisas com base nos dados que tenho disponíveis em meu conhecimento, mas às vezes posso cometer erros. Agradeço por me corrigir. De fato, "Água Viva" é uma novela escrita por Gilberto Braga e exibida pela TV Globo em 1980, enquanto "Portão" é uma música de Roberto Carlos e Erasmo Carlos que não tem relação com o tema de lixo nas ruas ou meio ambiente. Agradeço novamente pela correção e tentarei ser mais cuidadoso no futuro.

AG - Sobre a Paz, Roberto Carlos, entre outras, tem "A Guerra dos Meninos". Sobre a Fé, "Jesus Cristo". Sobre o meio ambiente, "As Baleias". Sobre a Amizade, "Amigo". Sobre a Família, "Lady Laura", "Meu querido, meu velho, meu amigo", Sobre o Amor "Cavalgada".

ChatGPT - Sim, essas são algumas das músicas do cantor brasileiro Roberto Carlos que abordam diferentes temas. "A Guerra dos Meninos" fala sobre a importância da paz e do entendimento entre as pessoas, enquanto "Jesus Cristo" é uma música que expressa a fé cristã do cantor.

"As Baleias" é uma canção que fala sobre a preservação do meio ambiente e a importância de proteger as espécies em extinção, enquanto "Amigo" é uma música que celebra a amizade e o companheirismo entre as pessoas.

"Meu Querido, Meu Velho, Meu Amigo" e "Lady Laura" são canções que expressam o amor e a gratidão do cantor pela sua família, especialmente pela sua mãe. E "Cavalgada" é uma música romântica que fala sobre o amor e a saudade de alguém que se foi.

Roberto Carlos é conhecido por suas músicas que falam sobre temas universais e que tocam o coração das pessoas, e essas são apenas algumas das suas canções mais populares.

💢💢💢

Em conclusão, penso que da nossa conversa, designadamente das respostas do ChatGPT às minhas perguntas, algumas ilações se podem tirar. A primeira, é que o ChatGPT não é (ainda?) tão exato como se possa pensar, pelo que pode ser um risco para quem dele espera facilidades para "fabricar" conteúdos que numa situação normal seriam incapazes de o realizar.

Por outro lado, ao arrepio da perceção que me havia ficado da conversa anterior "O que a Inteligência Artificial (IA) nos alerta sobre ela própria". o ChatGPT não sabe tudo e pode errar nas suas respostas, aprendendo não só com as nossas perguntas mas também com as nossas próprias observações.



Deixo para o fim uma questão que muito me impressionou na primeira conversa que tive com o ChatGPT e que nesta segunda se repetiu, porém, ainda com mais relevância. Daqueles casos que julgamos impossíveis de acontecer mas que acontecem.

A explicação é simples: na primeira conversa escrevia as perguntas na janela existente para o efeito. Notava que na maior parte das vezes a resposta era rápida e outras demasiado rápidas. Dir-se-ia que o ChatGPT já estava a ler a minha pergunta à medida que eu a ia escrevendo na janela, pois ao dar o respetivo "enter", logo o ChatGPT começava a responder a uma velocidade incrível, como se soubesse com alguma antecedência o que eu lhe ia perguntar, sendo, por isso, lógico que trouxesse a resposta na ponta da língua, se é que o ChatGPT tem língua, mas deve ter pois quem o criou devia tê-lo feito à sua imagem e semelhança.

Nesta segunda conversa utilizei uma tática diferente. Na intervenção que fiz "Sobre a Paz, Roberto Carlos, entre outras, tem "A Guerra dos Meninos". Sobre a Fé, "Jesus Cristo". Sobre o meio ambiente, "As Baleias". Sobre a Amizade, "Amigo". Sobre a Família, "Lady Laura", "Meu querido, meu velho, meu amigo", Sobre o Amor "Cavalgada." optei por escrevê-la não na janela mas no Bloco de Notas, para depois copiar, colar na janela e rapidamente dar "enter". Impressionante!!! Os 5 parágrafos da resposta que podem rever acima, foram respondidos em apenas 2 segundos e isso leva-me a pensar que nem mesmo o acesso ao meu Bloco de Notas é problema para o ChatGPT. Será?

Talvez a minha próxima conversa com o ChatGPT seja sobre tal enigma. Depois volto aqui e conto tudo tim-tim por tim-tim.

Recordo que quem quiser pode aceder gratuitamente (pelo menos até ao momento desta publicação) e conversar com o ChatGPT, lembrando que quanto mais elaboradas forem as perguntas, melhor serão as respostas. No lado esquerdo do site, clique no botão "TRY CHATGPT" e depois registe-se no site ou faça login com a sua conta Google ou da Microsoft. Podem dizer ao ChatGPT que vão recomendados por mim e que lhe mando um abraço.

Roberto Carlos - A Guerra dos Meninos

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários