Medo de falar em público?

DO TEXTO: Saber se expressar em diferentes situações e envolver o ouvinte no momento certo e com as palavras certas pode te ajudar em vários aspectos, explicar
Mulher numa secretária trabalhando com um computador.



5 técnicas para se tornar um expert da comunicação

 
Por Samantha di Khali
 
A comunicação é uma parte essencial da vida social, seja para se conectar com amigos e familiares ou para ter sucesso no local de trabalho. Estudos mostram que pessoas que não são boas em se comunicar com outras pessoas tendem a ter menos sucesso na vida do que aquelas que são. Se você deseja encontrar felicidade e realização e ser bem-sucedido, comece a aprender como se comunicar de forma eficaz trabalhando em suas habilidades sociais.

Saber se comunicar é uma habilidade importante tanto para nossa vida pessoal quanto profissional. Ser capaz de se expressar com clareza pode te ajudar a desenvolver relacionamentos mais fortes, maximizar seu potencial e atingir seus objetivos.

Gisele Alves é dona de uma vasta experiência como apresentadora de televisão, atriz e jornalista e também compartilha dicas valiosas para desenvolver uma boa comunicação e técnicas para conquistar a confiança de si mesmo e das pessoas.

Saber se expressar em diferentes situações e envolver o ouvinte no momento certo e com as palavras certas pode te ajudar em vários aspectos, explicar ideias, estabelecer uma estratégia, defender um ponto de vista ou até mesmo conversar sobre assuntos informais de maneira mais eficiente. 

Pensando nisso, Gisele Alves cita algumas dicas para você começar a desenvolver sua forma de se comunicar, confira:

Eleve sua empatia
A comunicação é um caminho de mão dupla. Se você praticar o ato de enxergar pelo ponto de vista contrário, pode reduzir a dificuldade e a ansiedade que, de vez em quando, surgem quando tenta se comunicar verdadeiramente com os outros. Por exemplo, saber o que a outra pessoa realmente quer dizer, quando ela diz que está muito cansada para conversar. Desenvolver empatia te ajuda a melhor entender as partes não verbais da comunicação com os outros e a responder efetivamente.

Leitura é fundamental
Outra boa tática para melhorar a forma como você se expressa, é ler mais. Podem ser livros relacionados a negócios, comunicação, negociação ou a outros assuntos do seu interesse, jornais ou artigos da internet. A leitura ajuda a expandir o vocabulário, a melhorar o poder de argumentação e a ter uma boa noção de como organizar as ideias de maneira clara, todos estes são pontos que contribuem para que você se comunique melhor.

Treine, treine e treine mais um pouco
É bastante conhecida a teoria de Steve Jobs de que se leva dez mil horas de prática para dominar uma habilidade - tocar piano, jogar basquete ou jogar tênis. Acredita-se vivamente que isso também se aplica à habilidade de se comunicar. Muitas pessoas dizem que jamais serão tão refinadas quanto Steve Jobs ou outros grandes oradores do mundo dos negócios, porque simplesmente "não são boas em falar em público". Bem, Steve Jobs também não nasceu sabendo. Ele trabalhou duro para desenvolver essa habilidade.

Em suas primeiras apresentações, incluindo o lançamento do Macintosh em 1984, Jobs se manteve rígido no palco, agarrado a bancada e lendo anotações. Ele foi melhorando a cada ano que passava. Na verdade, cada década testemunhou um grande avanço em seu estilo e suas técnicas de oratória. Jobs ficou famoso por ensaiar incansavelmente para uma apresentação - muitas, muitas horas ao longo de muitas, muitas semanas. E acabou sendo considerado um dos líderes de negócios mais carismáticos do mundo. O que muita gente não consegue perceber é que Jobs parecia se apresentar sem esforço porque se empenhou muito nisso!

Use técnicas de respiração para se concentrar
O nosso cérebro consome cerca de 20% de todo o oxigênio que passa pelo seu corpo? Isso acontece porque o órgão precisa bastante desse elemento para realizar suas principais tarefas, desde as automáticas, como garantir o batimento do coração, até as mais complexas, como os processos de atenção e comunicação.

Por esse motivo, utilizar técnicas de respiração para concentração é uma excelente maneira de aproveitar o que se sabe sobre a nossa cognição e ter mais produtividade nas tarefas. Isso sem contar que melhorar a oxigenação do corpo auxilia no controle da ansiedade, do estresse e do humor.

Sabia que só o ato de prestar atenção na respiração pode fazer com que a sua concentração melhore? Isso porque, quando você volta o foco para uma determinada atividade, as distrações vão embora. Então, vale a pena tirar 1 minuto do dia apenas para sentir o ar saindo e entrando pelas narinas. 

Você pode usar também técnicas mais elaboradas, como, por exemplo, a respiração alternada. Essa técnica consiste em:

Tampe uma narina, concentrando-se para que o ar passe por apenas uma delas. Em seguida, basta repetir o mesmo movimento no outro lado.

Conhece o sinal de “hang loose”? Basta fechar a mão, deixando o polegar e o dedo mindinho abertos. A partir disso, é só seguir estes passos:

- respire fundo e segure o ar;
- cubra a narina direita com o dedo polegar;
- expire apenas pela narina esquerda;
- inspire totalmente e segure novamente o ar;
- cubra a narina esquerda com o dedo mindinho;
- deixe o ar escapar pela narina direita;
- repita todo o procedimento por, pelo menos, 4 vezes.

Seja natural e tenha sua própria opinião
Procure trabalhar nos pontos citados, mas de forma natural. Não tente copiar a maneira de alguém falar, por exemplo. A linguagem corporal exerce um papel tão importante quanto a fala na comunicação. É através dela que você coloca emoções em suas palavras, enfatiza suas frases, passa segurança e receptividade às pessoas. Imagine uma pessoa usando a mesma expressão facial para dizer que está triste ou feliz: é no mínimo estranho, não acha? O mais importante, nunca fuja de sua essência e do que acredita, você conquistará as pessoas certas pelo que você é.” finaliza Gisele Alves.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários