Graça Machel, viúva de Mandela, prestigia show de Alcione na Vibra São Paulo

DO TEXTO: á se apresentou pelos cinco continentes, em mais de 36 países, nos principais festivais e casas de espetáculos internacionais. Portugal, Espanha, Suíç
Alcione e Graça Machel

Ao completar 50 anos de uma vitoriosa trajetória em 2022, Alcione preparou uma série de eventos comemorativos

A noite do último domingo, 20 de novembro, já era de celebração dos 50 anos de carreira de Alcione na casa de shows onde escolheu comemorar a efeméride - Vibra São Paulo - e se tornou ainda mais especial quando anunciada a presença de Graça Machel, amiga de longa data da cantora e viúva de Nelson Mandela. Ativista assídua pela luta anti racial e nome de destaque global, marcou ainda mais a apresentação que aconteceu propositalmente no dia da Consciência Negra.

Ao completar 50 anos de uma vitoriosa trajetória em 2022, Alcione preparou uma série de eventos comemorativos com o propósito, exclusivo, de celebrar esse antológico meio século de dedicação e amor à música.  Para resumir uma trajetória tão longeva vale reafirmar que os domínios da Marrom extrapolam fronteiras. A intérprete já se apresentou pelos cinco continentes, em mais de 36 países, nos principais festivais e casas de espetáculos internacionais. Portugal, Espanha, Suíça, Alemanha, Israel, Japão, Angola, França, Moçambique, Inglaterra, Itália, Argentina, Chile, Uruguai, e até mesmo na antiga União Soviética. E isso antes mesmo da Perestroika, da abertura, por países que são hoje a Lituânia, Estônia, Ucrânia e Rússia.

Alcione gravou compactos (o primeiro em 1972), LPS, DVDS e 42 Álbuns, que lhe concederam 26 Discos de Ouro, 07 de Platina, sendo 02 deles de Platina Duplo, 03 DVDS de Ouro e 01 de Platina. Em sua galeria de troféus, com mais de 350 peças (prêmios e honrarias que vão desde os títulos de Cidadã Benemérita até as mais altas comendas do país como a “Ordem do Rio Branco” e a do “Mérito Timbiras” (esta última concedida pelo Estado do Maranhão) e medalhas relevantes como a “Tiradentes” e “Pedro Ernesto” (concedidas pela ALERJ). Premiações relativas à MPB abarrotam suas estantes como, por exemplo, os 21 troféus arrebatados nas 29 edições do “Prêmio da Música Brasileira”. Outros títulos edificantes foram os de “Madrinha do Corpo de Bombeiros do RJ” e de “Melhor Cantora Popular” concedido pela Academia Brasileira de Letras.

A Marrom também é detentora de inúmeras premiações internacionais, como o Grammy Latino na categoria “Melhor álbum de samba”, O Pensador de Marfim (concedido pelo Governo de Angola), Diplome de Médaille D´or (da Societé Acadêmique de Arts, Sciences et Lettres de Paris), Extraordinary Contribuition to Brazilian Culture and Positive Image (concedida no 9th Annual Brazilian International Press Award. Flórida), Personalidade Negra das Artes (Conselho Internacional de Mulheres) e A Voz da América (ONU). 


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários