Jesus Cristo de Roberto Carlos chega aos 50 anos

DO TEXTO: Jesus Cristo foi a primeira canção com a temática religiosa na discografia do rei...

Jesus Cristo foi a primeira canção com a temática religiosa na discografia do rei, outras seguiram o mesmo caminho


Jesus Cristo foi a primeira canção com a temática religiosa na discografia do rei, outras seguiram o mesmo caminho


Por: Carlos Marley*


O mês de dezembro é o mês que se celebra o nascimento de Jesus Cristo, mas neste ano de 2020, marca os 50 anos do lançamento da canção Jesus Cristo, composta por Roberto Carlos em parceria com Erasmo Carlos, sendo uma das 12 canções que compõem o álbum, cujo título traz apenas o nome de Roberto Carlos.  Não foi a faixa principal do disco – no LP é a faixa 3 do lado 2 e no CD é a faixa 9. 


Segundo a ficha técnica do encarte do disco da caixa Anos 70, a gravação ocorreu em 5 de novembro de 1970, no estúdio CBS (Rio de Janeiro, RJ), tendo o acompanhamento dos membros das bandas na época RC-7 e Renato e seus Blue Caps, com participação do tecladista Lafayette e da orquestra de cordas e metais CBS.  


Jesus Cristo foi a primeira canção com a temática religiosa na discografia do rei, outras seguiram o mesmo caminho. A inspiração veio da música gospel americana e de músicas como Hair e Jesus Cristo Superstar, que traziam mensagens de mudanças da chamada Era de Aquário.   


No seu lançamento a canção provocou algumas polêmicas, pois temas relacionados a Jesus Cristo ficava restrito aos cultos religiosos. A música gospel só era executada nos templos evangélicos. Roberto Carlos quebrou esse tabu.


Por esse pioneirismo, Roberto Carlos sofreu muitas críticas por parte dos setores conservadores da sociedade. Até a proibição da execução pública da canção foi solicitada a Censura. A imprensa promovia debates ouvindo populares e religiosos, mas Roberto Carlos superou a tudo isso e hoje, a canção Jesus Cristo é uma marca nos shows do rei e está presente em eventos nos templos religiosos, nos lares, nas ruas, em empresas comerciais, etc.


A religiosidade de Roberto Carlos vem desde a tenra idade influenciada pela mãe, Lady Laura, mas só se tornou visível ao público, quando passou a ostentar o medalhão com a imagem do Sagrado Coração de Jesus, que ganhou da irmã Fausta.


Jesus Cristo de Roberto Carlos, não subiu ao céu, mas subiu nas paradas musicais, tendo sido gravada em vários idiomas e por vários cantores internacionais como: Lenny Kuhr, cantora, compositora e guitarrista holandesa, que gravou em francês, pois lá na França foi mais bem sucedida do que em sua terra natal, Romuald, Paul Mauriat, Yahir, entre outros. Entre os brasileiros destacamos as gravações de Claudia, Maria Bethânia, Benito Di Paula, Mara Maravilha, Victor & Léo, Cristiano Araújo, César Menotti & Fabiano, Padre Antônio Maria e muitos outros. 


A mais recente gravação de Jesus Cristo foi feita por Alice Caymmi, em uma parceria com o DJ Omulu. Trata-se de uma versão dançante, onde ela usa referências ao mais recente lançamento do rapper Kanye West, o álbum gospel Jesus Is King.

 

Na voz de Roberto Carlos a canção além do português teve gravações em espanhol, italiano e inglês. Em algumas apresentações realizadas na década de 70, Roberto Carlos chegou a interpretar uma versão acelerada, que não era muito agradável aos ouvidos. 


Em seus shows os primeiros acordes da canção Jesus Cristo, é o sinal para a largada dos fãs na corrida em direção ao palco, que é o local mais concorrido nos finais dos espetáculos. No percurso até o palco os fãs atingem a velocidade de 120... 150... 200 km por hora. Quase todos chegam ao mesmo tempo no ponto de chegada, que nem o “photo finish” consegue apontar o vencedor. A decisão fica literalmente nas mãos do Roberto Carlos, que distribui dezenas de rosas como prêmio aos que conseguem se aproximar do palco. Aos que não alcançam seu intento, mas ficam próximos também recebe o seu prêmio. A única diferença é que os primeiros recebem as suas rosas das mãos do cantor, enquanto os demais recebem as suas via aérea, ou seja, arremessadas à distância.  


O olhar perdido de um irmão, que foi em busca do mesmo bem e não logrou êxito pense que apesar de tudo a esperança não se desfaz. 


Para não ser esquecido da próxima vez diga: “Jesus Cristo! Jesus Cristo! Jesus Cristo, eu estou aqui”.


*Carlos Marley, nasceu na cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará – Brasil, onde reside. Formado em Ciências Contábeis, pela Universidade Federal do Ceará, com especialização em Auditoria. Auditor Fiscal aposentado da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará. Leia mais sobre o autor... 


Roberto Carlos - Jesus Cristo (Ao vivo em Jerusalém)

POSTS RELACIONADOS:
6 Comentários

Comentários

  1. Nobre Marley,

    Boa lembrança. Essa canção também foi gravada por Simone, em seu projeto de Natal e por Eduardo Lages, de forma instrumental. Ate gostava muito na década de 90, hoje a acho muito batida, mas não deixa de ser uma das mais importantes de toda musica brasileira.

    Abraços!

    ResponderEliminar
  2. Lindissima essa canção.
    Na voz de Roberto Carlos, mais linda ainda.
    Ouvi outros cantores interpretando, mas RC é insuperavel!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nobre colega Sônia, sem dúvida Roberto Carlos é um intérprete que perpetua suas belas canções. Agradeço o seu comentário.

      Um abração!

      Eliminar
    2. Nobre colega Armindo, que sensibilidade colocada na bela fotomontagem, que trouxe um brilho todo especial ao texto. Obrigado!

      Um forte abraço!

      Eliminar
  3. Nobre colega Everaldo,

    Que surpresa agradável ler esse seu comentário. Realmente, Simone e Eduardo Lages gravaram de forma belíssima a canção Jesus Cristo. A lista é grande dos que já gravaram, só pontuei alguns. Valeu o registro!

    Um forte abraço,

    ResponderEliminar
  4. Amigo Marley, fico contente por saber que gostaste da fotocomposição, pois pensei para os meus botões que a imagem tinha que dizer com a importância da matéria. A foto do RC tirei-a eu próprio em 2017 quando ele veio aqui à Terrinha e há anos que tinha a foto do medalhão. Por isso, foi só juntar tudo. Grande abraço Robertocarlistico!

    ResponderEliminar