Marcela Brandão lança "Sobre Maria", canção autoral sobre a força da mulher brasileira

DO TEXTO: Como uma homenagem a "Maria Maria" de Milton Nascimento e Fernando Brant, a canção da artista ressalta a potência e a delicadeza das mulheres que nunc

Marcela Brandão lança "Sobre Maria"


Como uma homenagem a "Maria Maria" de Milton Nascimento e Fernando Brant, a canção da artista ressalta a potência e a delicadeza das mulheres que nunca perdem a mania de ter fé


Após passar por um Retorno de Saturno durante a quarentena, a cantautora paulistana Marcela Brandão floresceu, cresceu. Com recém completados 30 anos, a jovem artista da chamada Nova MPB, durante o processo de distanciamento social pensou e repensou sobre as mulheres desse novo século e, principalmente, sobre as mulheres de 2020, ano em que conhecemos uma pandemia e fez das mulheres seres ainda mais fortes.  


Segundo Marcela, a sua nova canção é uma homenagem a Maria Maria. “Milton Nascimento e Fernando Brant dividiram a letra em duas partes. A primeira sobre quem é a Maria (é um dom, uma certa magia, é o som, é a cor, é o suor, é a dose mais forte e lenta) e a segunda sobre o que é preciso ser (é preciso ter força, é preciso ter raça, é preciso ter graça, é preciso ter sonho sempre). Em Sobre Maria fiz uma versão contemporânea em que nossas Marias aprenderam esses ensinamentos e se empoderaram: vivem muito mais do que só aguentar, apesar de também misturarem dor e alegria”, explica a artista e emenda “A Maria de hoje aprendeu - ainda que a duras penas - a sonhar, a lutar, a ser e ter graça e mantém a fé viva dentro de si”.


Separadas por quarenta e dois anos, a canção “Sobre Maria” é sobre a menina de peito, de punho e de útero em luta. Maria tem visão e consciência da soberania da natureza sobre o homem. Ela agora tem voz para opinar politicamente e o faz com diversa simbologia.  A música fala de um Deus abrangente, que figura dentro de cada um, defende diretamente os terreiros e a cultura africana que herdamos, a magia, os saberes e crenças ancestrais.


Marcela acredita que música e consciência política andam juntas, mas em seus trabalhos anteriores essas questões não ficavam tão explícitas, porém, a artista entende que é preciso - mais do que nunca - se posicionar através da arte e falar sobre as mulheres é mais do que preciso, é necessário e obrigatório. “Vemos muitas cantoras brilhando por aqui, mas o universo dos músicos e da produção de estúdio ainda é majoritariamente masculino”.


Parafraseando Simone de Beauvoir, ela brinca “Uma Maria não nasce Maria, torna-se Maria”, e “todos os dias nos tornamos Marias diferentes”, conclui Marcela.


Sobre Marcela Brandão

Que o Brasil é o país das cantoras já sabemos, mas o que há de novo nesse panorama da MPB é a safra que tem crescido de compositoras alinhadas com seu tempo e que sabem o valor de se tocar um instrumento e compor uma canção. Acontece que Marcela, com seu jeito firme de dialogar com o auxílio de seu violão e de se conectar com o novo, já esboça as rotas que deve seguir também sob a influência de seus contemporâneos Cícero, Silva, Dani Black, Tim Bernardes e Criolo. Com todo esse mapa da mina em seu caminho, a jovem cantora lançou o seu primeiro EP Retorno de Saturno que conta com cinco composições, sendo três autorais e duas releituras de canções que resistem ao tempo.


Sobre Maria


(Marcela Brandão e Zé Tedesco)


Maria é menina de peito, de punho, de sarro

De bunda que aponta pra Lua

Maria acredita que hoje faz Sol

Mas que amanhã vem o tempo de chuva

Maria sorria de noite, de dia

O riso que até do zóio escorria


Mas o que Maria tem de mais mudo

É uma tristeza que vive no fundo

Maria sem nome, sem par

De onde cê vem, ô Maria?

Que sabe do céu, dos búzios da terra

Cantando afro samba, tá perto de Deus

Que fala de amores como quem sofreu

Mostrando as feridas que o mundo lhe deu


Maria é mulher de útero em luta, de marra

De força que enverga pra dentro

Menina esperta percebe que o mato

Ainda vai engolir o cimento

Maria não acha meritocrático

Livre mercado reger a nação


Ficha técnica:

Voz: Marcela Brandão

Participação Especial: Rafa Corado

Violão: Zé Tedesco

Guitarra: Kinho Russo

Baixo elétrico: Marcos Lopes

Percussão: Dalua

Teclados: Bruno Piazza

Bateria: Ilker Ezaki

Arranjo: Zé Tedesco

Engenharia, gravação, edição e mixagem: Thiago Baggio

Edição de voz: Guilherme Real

Masterização: Mauricio Gargel

Música gravada no Estúdio Coifa

Direção musical: Marcos Lopes, Kinho Russo e Zé Tedesco


Sobre Maria - Marcela Brandão feat. Rafa Corado




Redes Sociais Marcela Brandão

Facebook: @eumarcelabrandao

Instagram: @marcela.brandaoo

Youtube: @mamabrandao


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários