CCB Lisboa | Beethoven 250 > Melleo Harmonia / Marta Menezes piano / Joaquim Ribeiro direção - 15/11

DO TEXTO: Juntando à genialidade de Beethoven a sensibilidade interpretativa da pianista Marta Menezes e o rigor e eficácia a que o maestro Joaquim Ribeiro...
Beethoven 250 > Melleo Harmonia - CCB Lisboa 15/11


Beethoven 250

Melleo Harmonia


Piano Marta Menezes

Direção musical Joaquim Ribeiro


CCB ▪ 15 novembro ▪ domingo ▪ Grande Auditório

NOVO HORÁRIO: 11H00


Programa

Ludwig van Beethoven (1770-1827)

Concerto para Piano e Orquestra n.º 5, em Mi bemol Maior, Imperador

Sinfonia n.º 6, em Fá Maior, op. 68, Pastoral


Quando, em 1808, L. v. Beethoven apresenta pela primeira vez a sua sexta sinfonia, perante um público vienense totalmente assombrado, fá-lo assumindo uma nova postura, bem mais próxima do ideário romântico do que do clássico: o direito quase revolucionário a uma expressão musical individual.


Consciente da importância do génio criador para a evolução do status quo vigente, o compositor, que vive a primeira década de 1800 como a sua fase mais produtiva e de afirmação da genialidade, apresenta a sexta sinfonia como uma súmula de impressões pessoais de cariz campestre, a transposição para notação musical de vivências individuais. Beethoven tem, aliás, o cuidado de afirmar não se tratar de uma obra programática, mas antes de «impressões campestres» vividas pelo próprio, que depois traduziu para a realidade musical.


Em consonância com este caminho, compõe entre 1808 e 1811, ou seja, entre a sexta sinfonia e a sétima, o seu último concerto para piano e orquestra, n.º 5, Imperador. Aqui, o piano assume-se majestosamente como o grande protagonista.


A forma como o compositor faz irromper três cadências ao piano, bem no início do primeiro andamento, interrompendo a orquestra em cada acorde que toca, antes de introduzir o tema propriamente dito, catapulta o papel do instrumento solista para uma dimensão individual totalmente nova.


Juntando à genialidade de Beethoven a sensibilidade interpretativa da pianista Marta Menezes e o rigor e eficácia a que o maestro Joaquim Ribeiro nos vem habituando na direção musical da orquestra Melleo Harmonia, pensamos estarem reunidas as condições ideais para vivenciar um momento musical de máxima qualidade e emoção. – Jenny Silvestre


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários