Inteligência Artificial, Mobilidade Urbana, LGPD e Mulher em TIC estão entre os temas da 9ª edição do Fórum RNP

Luz de leitura
9ª edição do Fórum RNP, encontro que promove um amplo debate sobre transformação digital, uso e a gestão das Tecnologias de Informação e Comunicação
9ª edição do Fórum RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa


Em formato 100% digital e gratuito, o evento acontece entre os dias 19 e 21 de outubro e debaterá tendências na área de tecnologia da informação


Rio de Janeiro, outubro de 2020 – A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), anuncia a 9ª edição do Fórum RNP, encontro que promove um amplo debate sobre transformação digital e o uso e a gestão das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para finalidade de ensino, pesquisa e inovação. Para nortear as conversas, o tema escolhido foi “Encontro com o Futuro”, com o foco nos desafios que estamos vivendo em 2020.


Entre os temas que serão abordados estão: Estratégias do Governo Digital; Mulheres em TIC: Trilhando um futuro disruptivo; Perspectivas em Governança com a Blockchain; Internet e a mobilidade em espaços públicos no Brasil, Vulnerabilidades, Hackers e LGPD na era da Inteligência Artificial: Oportunidades, Desafios e Tendências; Mundo Pós-Covid; Tecnologia e o Futuro da Educação; entre outros.


Com o apoio da Secretaria de Governo Digital (SGD) do Ministério da Economia e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação, o evento acontece entre os dias 19 e 21 de outubro em formato 100% online e gratuito. Este ano, o evento se aproxima dos Órgãos e Entidades Públicas do SISP - Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação, que reúne a comunidade de profissionais de TI do Governo Federal. O secretário de Governo Digital, Ciro Avelino, é um dos destaques da programação e abordará o tema Transformação Digital.


O cientista e professor de Inovação Silvio Meira e o TED speaker e presidente do Instituto Laura, Jacson Fressatto, também são palestrantes convidados e abordarão o tema inovação. Meira fará uma apresentação sobre as estratégias de informação e Fressatto sobre “O que te motiva a inovar?”. Fressatto é criador do robô Laura, que gerencia riscos de deteriorização clínica e ajuda a salvar milhares de vidas.


Palestrantes internacionais


O Fórum contará com palestrantes internacionais de renome, como o autor do best-seller “6 Competências da Transformação Digital” e investidor anjo, Andrea Iorio. Com mais de 10 anos de experiência em empresas multinacionais de tecnologia, Iorio já atuou como Chief Digital Officer (CDO) da L’Oréal Brasil e como diretor do Tinder no Brasil, estando à frente do aplicativo por quase cinco anos.


Outro destaque será Paul Feldman, presidente-executivo da rede acadêmica do Reino Unido (Jisc) desde 2015 e membro do conselho de diretores da GÉANT. Feldman fará a abertura do evento, com uma palestra sobre Tecnologia e o Futuro da Educação. Outro membro da Jisc que também marcará presença no evento é a diretora-adjunta de Licenciamento da entidade, Caren Milloy, que falará sobre o tema Bibliotecas Virtuais.


Podcast


O Fórum ainda terá conteúdo em formato de podcast com entrevistados especiais. Uma delas é a imunologista e professora associada da Universidade de São Paulo (USP), Ester Sabino, que ficou conhecida pelo sequenciamento do genoma do novo coronavírus 48 horas após a confirmação do primeiro caso no Brasil.


SERVIÇO:

FÓRUM RNP 2020 Digital

Data: de 19 a 21 de outubro de 2020, das 9h às 18h.

Inscrições e informações: https://forum.rnp.br/


Sobre a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP)

Qualificada como uma Organização Social (OS), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e mantida por esse, em conjunto com os ministérios da Educação (MEC), Turismo, Saúde (MS) e Defesa (MD), que participam do Programa Interministerial RNP (PI-RNP). Pioneira no acesso à internet no Brasil, a RNP planeja, opera e mantém a rede Ipê, infraestrutura óptica nacional acadêmica de alto desempenho. Com Pontos de Presença em 27 unidades da federação, a rede conecta 1.529 campi e unidades nas capitais e no interior. São mais de quatro milhões de usuários, usufruindo de uma infraestrutura de redes avançadas para comunicação, computação e experimentação, que contribui para a integração dos sistemas de Ciência e Tecnologia, Educação Superior, Saúde, Cultura e Defesa.

Enviar um comentário

Comentários