O Programa “Roberto Carlos – Noite Feliz” (1ª Parte)

Análise da primeira parte do especial “Roberto Carlos – Noite Feliz”, exibido pela TV Globo, com destaque musical, social e religioso.
 Cartaz alusivo ao especial Roberto Carlos – Noite Feliz, exibido pela TV Globo em dezembro

Especial de Natal une música, fé e impacto social em Gramado 


Mais do que um especial musical, “Noite Feliz” mostrou que entretenimento também pode gerar solidariedade concreta


A grande arquibancada de telespectadores, na noite do dia 23 de dezembro, assistiu ao Especial “Roberto Carlos – Noite Feliz”, gravado no dia 12 de dezembro, no palco do Serra Park, em Gramado (RS). O programa foi exibido das 22h17 às 23h47, pela TV Globo, após a novela “Três Graças”. A produção foi de Maiana Timoner e Rodrigo Tápias, a direção-geral de Angélica Campos e a direção de gênero de Joana Thimoteo.

Além do entretenimento, o evento trouxe um impacto social significativo, resultando na arrecadação de cerca de duas toneladas de alimentos. As doações foram feitas por quem optou pelo ingresso solidário.

O espetáculo contou com a banda RC, formada por 14 componentes, elegantemente vestidos com terno azul royal. Da formação do ano passado saíram Clécio Fortuna, Nahon Gomes, Dárcio Ract e Luiz Carlos Ismail. Entraram Cássio Souza (sax tenor), Claudio Cambé (trompete), Pedro Ivo (contrabaixo) e Muiza Adnet (vocal). Permaneceram Dedé Marquez (percussão), Norival D’Angelo (bateria), Paulinho Ferreira e Elias Almeida (guitarra e violão), Tutuca (teclado), Manoel Santos (trompete), Jorge Berto (trombone), Ubaldo Versolato (sax alto e clarinete), Jurema de Candia (vocal) e Eduardo Lages (piano e arranjo). As execuções foram realizadas de forma brilhante, destacando-se os solos de Paulinho e Tutuca.

No grupo de convidados, tivemos a presença de artistas consagrados – Jorge Ben Jor, Fafá de Belém e até Supla – assim como nomes que estão despontando no cenário artístico brasileiro – João Gomes e Sophie Charlotte –, representantes dos mais variados estilos musicais.

O roteiro musical editado do programa trouxe vinte e duas das vinte e cinco canções constantes da setlist original. Ficaram de fora a sequência “O Calhambeque” (Road Hog) (1964), “O Cadillac” (2003) e “Detalhes” (1971). Tivemos o bônus de um trecho da canção “A Volta”, com João Gomes. Neste especial houve a prevalência das mensagens religiosas: “Fé” (1978), “Luz Divina” (1991), “Nossa Senhora” (1993), “Meu Menino Jesus” (1998), “Jesus Cristo” (1970) e “Noite Feliz” (1818 – 1ª versão em português de Pedro Sinzig, 1912).

As demais canções e as performances dos convidados serão comentadas na segunda parte deste artigo.

Roberto Carlos Especial 2025 - Noite Feliz


*Carlos Marley, nasceu na cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará – Brasil, onde reside. Formado em Ciências Contábeis, pela Universidade Federal do Ceará, com especialização em Auditoria. Auditor Fiscal aposentado da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará. Leia Mais sobre o autor...
Enviar um comentário

Comentários