Lembrando o Fadista Tino Ferreira

DO TEXTO: Fadista Tino Ferreira recordado em vídeo.
Fadista Tino Ferreira recordado em vídeo


Fadista Tino Ferreira recordado em vídeo


Por: Armindo Guimarães

Quando em 5 de março de 2012, publiquei aqui no Portal Splish Splash, um texto relembrando um episódio de dois tripeiros ocorrido no ano de 1997 em terras alfacinhas, mais exatamente no Bairro Alto, em Lisboa, sob o título "Adega Mesquita - Coisas que o fado tece", estava longe de imaginar que passados 23 anos do ocorrido e 8 do referido texto, mais concretamente no dia 4 de maio de 2020, a caixa de correio do Portal Splish Splash fosse receber a seguinte mensagem de e-mail:

“Olá, boa tarde,
Eu venho em nome da minha avó, mulher do fadista Tino 
Ferreira e gostaríamos de saber se tem mais alguns fados dele, ou se tenciona 
publicá-los.
Obrigado pelo seu tempo.
Lucinda Fraga e Rosa Ferreira”

Confesso que ao receber tal mensagem fiquei a pensar como era possível receber agora uma mensagem de um texto de há 8 anos que anexava um vídeo criado pelo canal do Portal Splish Splash com 3 fados interpretados por Flora Silva, Tino Ferreira e Maria de Fátima.

Pensei em responder que lamentava, mas que após aquele nosso artigo de 2012, nunca esteve no nosso horizonte publicar novamente qualquer fado do Tino Ferreira, a não ser que acontecesse por acaso, já que o Portal Splish Splash, entre os seus variados temas, possui um dedicado ao Fado, intitulado “Notícias do Fado” onde sempre que possível colocamos eventos que nos são enviados para divulgação, bem como incluímos em vídeo-playlist própria uma série de fados que ocasionalmente publicamos. Porém, resolvi não responder de imediato e foi o que fiz melhor, pois teria que pensar numa melhor resposta para uma neta que desejava alegrar a sua avó com um vídeo que mostrasse o seu avô fazendo o que ele adorava fazer: viver o Fado, interpretando-o com a alma que só um Fadista possui. 

A ideia foi criar novo vídeo, desta vez apenas com fados interpretados pelo Tino Ferreira, porém, não foi fácil. Após pesquisas efetuadas em tudo quanto era sítio, constatei que no Youtube apenas existem 4 temas interpretados por ele, mas, insistindo, consegui outro tema que não existe no Youtube e que vai agora passar a existir: “Hoje meu amor”.

Assim, ao arrepio do velho ditado “mais vale tarde do que nunca”, deixo os nossos estimados leitores com um novo vídeo de fados interpretados por Tino Ferreira que dedico à sua família e amigos em geral, à sua esposa D. Rosa Ferreira em especial e à sua neta Lucinda Fraga, em particular, e a quem, finalmente, vou responder ao email que por certo há muito lamentou nunca ter recebido. 

Enquanto isso, esteja onde estiver, Tino Ferreira irá pensar que, afinal, há Voos com Regresso. Paz à sua alma!


POSTS RELACIONADOS:
2 Comentários

Comentários

  1. Nobre colega Armindo, através deste vídeo revivi minha passagem por Lisboa. Dentre as músicas interpretadas por Tino Ferreira me chamou atenção a canção "A quem eu quero". Conhecia essa linda música com o título de "Nem as paredes confesso" gravadas por muitos brasileiro, inclusive por Roberto Carlos.

    Um forte abraço

    ResponderEliminar
  2. Amigo Marley, também eu pensei a mesma coisa. Não sei, mas deve tratar-se de uma versão do fado "Nem às paredes confesso". Grande abraço,

    ResponderEliminar