Obras de restauro no Museu da Língua Portuguesa são concluídas com sistema de combate a incêndio reforçado

DO TEXTO: Governo do Estado de São Paulo anunciou a conclusão das obras de restauro do Museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz, em São Paulo
Governo do Estado de São Paulo anunciou a conclusão das obras de restauro do Museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz, em São Paulo
Fachada Museu da Língua Portuguesa após incêndio-Marcos Santos/USP 


Associação Brasileira de Sprinkers (ABSpk) atuou na revisão do projeto de instalação dos sprinklers, um dos principais sistemas de combate a incêndios


O Governo do Estado de São Paulo anunciou a conclusão das obras de restauro do Museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz, em São Paulo, que está fechado para reconstrução desde que foi atingido por um incêndio, em dezembro de 2015. A expectativa é que a reinauguração seja em junho de 2020.

A fim de manter o local o mais seguro possível após a reabertura, o Museu elaborou um projeto detalhado de medidas de segurança contra incêndio. Com atuação da Associação Brasileira de Sprinklers (ABSpk), uma das principais medidas adotadas foi a adoção de sprinklers, conhecidos como ‘chuveiros automáticos’, um dos mais eficientes no controle de incêndios, pois combate as chamas ainda no início, evitando que o fogo se alastre no estabelecimento.

A inclusão deste sistema foi recomendada pelo próprio Corpo de Bombeiros como um sistema complementar, já que, pela legislação vigente, este sistema não era obrigatório devido à tipologia da edificação.

Desde o início da reforma, a ABSpk ofereceu apoio e atuou no processo de revisão do projeto, desenvolvido por projetista especializado, bem como na fiscalização da obra durante a execução do sistema de sprinklers. Para tanto, foi firmada uma parceria entre a ABSpk e a Fundação Roberto Marinho, responsável pela reconstrução do Museu em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.

“Realizamos um trabalho minucioso de auxiliar o Museu no que se refere ao projeto de instalação e verificação dos sprinklers. Após receber o projeto inicial, nós montamos um time de especialistas da ABSpk altamente qualificados, que avaliaram todos os detalhes e alternativas para que as instalações fossem executadas da forma adequada. Desde o início da obra, uma vez por mês, nosso time compareceu ao local para verificar o andamento da execução do projeto e, assim, indicar possíveis revisões e adequações em campo”, explica Felipe Melo, presidente da ABSpk.

“A parceria com a ABSpk é essencial para garantir que teremos um sistema de combate a incêndio por chuveiros automáticos instalado totalmente em consonância com as normas e as melhores práticas. Nossa preocupação com a segurança do projeto está acima das obrigações legais exigidas pela norma”, destaca Larissa Graça, gerente do projeto pela FRM.

A reconstrução do Museu da Língua Portuguesa é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Fundação Roberto Marinho e tem como patrocinador máster a EDP, como patrocinadores Grupo Globo, Grupo Itaú, Sabesp e apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e do Governo Federal por meio da lei federal de incentivo à cultura.

Sobre a ABSpk
A Associação Brasileira de Sprinklers, fundada no início de 2011, nasceu com o objetivo básico de fomentar o uso de sprinklers no mercado nacional.
Sua função é promover a discussão, bem como implementar ações, no intuito de que todo sistema de sprinkler, projetado, instalado e mantido, no Brasil, seja tratado de maneira técnica, profissional e ética, uma vez que riscos à vida e ao patrimônio estão diretamente relacionados à correta implementação de equipamentos nos diversos tipos de empreendimentos e finalidades/uso da área protegida.


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários