14º FESTITALIA acontece neste fim de semana com mais de 30 horas de programação especial

DO TEXTO:
14º FESTITALIA -Divulgação

Com entrada gratuita, de 6 a 8 de setembro, no Morro de São Bento; encontro resgata e promove a cultura italiana por meio de artesanato, gastronomia, oficinas, música, dança e teatro

Neste fim de semana, de 6 a 8 de setembro, Ribeirão Preto se transformará em uma típica cidade Italiana durante o 14º FESTITALIA - Festival da Cultura Italiana de Ribeirão Preto -, que acontece no Morro de São Bento, com entrada gratuita. O tradicional evento contará com mais de 30 horas de programação e tem como objetivos resgatar e promover a cultura do país europeu por meio de música, dança, teatro, oficinas, gastronomia e artesanato.

A exposição “Memorial do Imigrante Italiano”, no saguão do Teatro Municipal faz parte da programação-Divulgação

No dia 6/9, sexta-feira, o Festival começa às 19h, com a abertura da exposição “Memorial do Imigrante Italiano”, no saguão do Teatro Municipal.  Na sequência, acontecerá a solenidade de abertura com homenagem à família Passalacqua, representada por Silvana Passalacqua Moreli.  A noite especial terá show do Coro Memorie d’Italia, com a participação do Maestro Alexandre M. Perticarrari. Em seguida, o Gruppo Folk Dante Alighieri animará o público com uma famosa Tarantella, coreografada pela professora Fernanda Sartore Silva. O Grupo Cuore d’Italia encerrará a noite com mais música. Os visitantes terão a oportunidade de acompanhar toda a Festa apreciando a culinária europeia e saboreando os mais de 20 pratos oferecidos, todos preparados com carinho e qualidade.

O Festival oferecerá inúmeras opções de pratos, todos de dar água na boca-Divulgação

No sábado (7/9), um almoço musical abre o Festival às 12 horas.  Na ocasião, a gastronomia estará em harmonia com o som da soprana Rosana Merino e amigos. No mesmo horário, a artista plástica Clara Cauchick comandará uma “Pintura na escadaria".  Às 13h, a primeira oficina do concurso culinário SuperChef FESTITALIA escolherá o melhor molho confeccionado com um ingrediente apreciado por todos, o “Olio di Oliva”, o conhecido azeite de oliva. A atividade se repete às 15h e às 16h30.


O Gruppo Folk Dante Alighieri animará o público com uma famosa Tarantella, coreografada pela professora Fernanda Sartore Silva-Divulgação

A palestra “Cidadania Italiana”, com o doutor Marcos Gerace, será às 16h, no saguão do Teatro Municipal.   Às 16h30, Flávio Merino mostrará o espetáculo “Itália 60” e, em seguida, o Grupo Somos encenará a coreografia da professora Andréia Dilio que animará o público com mais Tarantella. O Grupo Cuore d’Italia retorna ao palco às 17h30.  Às 18h30, o Grupo de Teatro Dante Alighieri apresentará peça “Merica”, escrita e dirigida por Celso Rodrigues. O Gruppo Folk Dante Alighieri retornará às 19h30. A segunda noite será inesquecível com os shows de Sandra Frascá e banda e de Ivan o Italianíssimo.

Último dia

O domingo (8/9) será aberto pela Santa Missa em Italiano, ministrada por Dom Gregório M. Botelho, da Igreja de Santo Antônio de Pádua, de Ribeirão Preto. A celebração terá a participação de um coro formado por Amarildo de Souza, Daniel Castro, João Paulo Cândido e Renato Riu.  

Para o almoço dominical - típico das famílias italianas - se tornar ainda mais completo, o Festival oferecerá inúmeras opções de pratos, todos de dar água na boca e que serão acompanhados pelas canções de Rosana Merino e amigos.  Uma nova sessão de “Pintura na escadaria”, com Clara Cauchick, irá exalar mais cultura ao evento.

A “Oficina de Máscaras Venezianas” sob a coordenação de Eliton Silva acontece às 15 horas. O doutor Marcos Gerace ministrará mais uma palestra sobre “Cidadania Italiana”, às 16 horas, no saguão do Municipal. O palco FESTITALIA receberá às 17h o artista Carlos Gilberto com o show “Recordar é viver”.  O coral do SINCOVARP estará no evento às 17h45. Às 19h30 ocorrerá a última apresentação da peça “Merica” e, na sequência, entrará em cena o Gruppo Folk Dante Alighieri.  Para encerrar a 14ª edição do Festival, retornam ao palco Sandra Frascá e Banda e o tenor Ricardo Bombarda.

Segundo Antonio Sartore, presidente da Società Dante Alighieri, organizadora do evento, o FESTITALIA se transformou em um encontro muito esperado pelo púbico. “Recebemos visitantes de Ribeirão e de toda a região. É um momento de reviver os costumes dos imigrantes que se estabeleceram na cidade e nos municípios do entorno. Ao longo de três dias a comunidade terá a oportunidade de apreciar a famosa comida italiana e conhecer um pouco mais sobre a nossa cultura com as inúmeras atividades desenvolvidas especialmente para a ocasião. Venham contemplar e vivenciar as tradições italianas”, finaliza.

SERVIÇO:
14º FESTITALIA
Data: de 6 a 8 de setembro de 2019
Horário: dia 6 de setembro (sexta-feira), das 19h às 0h; dias 7 e 8 de setembro (sábado e domingo), das 11h às 0h
Local: Morro de São Bento – Ribeirão Preto
Entrada Gratuita

Sobre o FESTITALIA - O Festival é considerado patrimônio cultural e imaterial do município e faz parte do Calendário Turístico do Estado de São Paulo. Realizado pela Società Dante Alighieri de Ribeirão Preto, com promoção do ProAC (Programa de Ação Cultural), com  apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Prefeitura de Ribeirão Preto e da Secretaria Municipal da Cultura.

São patrocinadores do evento: GasBrasiliano, Coca-Cola Andina Brasil, Grupo Passalacqua, Supermercados Savegnago, Cenourão Super Varejão, Atri Fiat, Honda Koi, Ortovel Ford, Hyundai New e Mialich Supermercados.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários