ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

7/24/2019

Lançamento da obra "O BOLSEIRO - A Vida de um Sonhador" de MATEUS ANTÓNIO ESTEITA | CCP Luanda 30/07


(…) O conhecimento é o tesouro mais precioso que alguém pode ter. Proporciona iluminação, sabedoria e paz espiritual. É o estádio mais profundo do homem, pois permite sair da escuridão para a claridade… (…)

No dia 30 de Julho de 2019 (3ª feira) pelas 18H00, no CAMÕES/CENTRO CULTURAL PORTUGUÊS (Av. de Portugal nº 50), no âmbito da parceria com a EDITORA ACÁCIAS, será lançada a obra O BOLSEIRO – A Vida de um Sonhador, da autoria de MATEUS ANTÓNIO ESTEITA. O referido lançamento enquadra-se no objectivo de divulgação de jovens escritores e Publicação/lançamento de primeira obra literária.

SOBRE A OBRA

O BOLSEIRO – A vida de Um Sonhador remete-nos para uma viagem envolvente e repleta de emoções e episódios reais que marcaram a vida do Autor e de pessoas próximas. Desde a saída de Angola, do Uíge e do Huambo, até à chegada à Rússia, N’Dunguidi e Lossambo, as duas personagens da obra, relatam as suas vivências, revelando as dificuldades com que tiveram de se defrontar. Contudo, foi possível ultrapassar todos os obstáculos, como o clima, a língua, a cultura e a adaptação a um novo meio social, em nome da realização dos nossos sonhos. Todas as adversidades por que tiveram que passar transformaram-nos em “sonhadores”. O relato dessas vivências pessoais dá a conhecer também um pouco da realidade da Rússia, como país de acolhimento dos bolseiros, designadamente nos domínios político, histórico e sociocultural.

“Às vezes, heróis não precisam de uma capa, voar e ter super poderes. Basta apenas ter o modelo correcto de vida e de superação diante dos obstáculos que a vida nos apresenta…Hoje, eu posso falar de motivação e manter-me focado…. sempre estive no meio dos que já tinham alguma coisa,  enquanto eu tinha de lutar e esforçar-me o dobro para conseguir o mesmo.  Mas hoje, posso falar de vitória, porque já estive no fundo do poço, posso falar de…inspirar outros. Sou um eterno Dreamer, a escola da vida ensinou-me, pisei espinhos e andei sobre cacos. Isso feriu, mas não matou… tenho colhido alguns frutos que plantei nos anos anteriores, mas a plantação ainda não terminou e a colheita também não”
(Manuel António Esteita)   

SOBRE O AUTOR

MANUEL ANTÓNIO ESTEITA nasceu na Província do Uíge, de onde teve que fugir da guerra, com os pais, aos cinco anos de idade, radicando-se em Luanda.
É licenciado em Tecnologia Química de Combustíveis pela Universidade Estatal Técnica de Petróleo da Ufa na Rússia. Na mesma Universidade concluiu o Mestrado em Segurança de Processos na Indústria Petrolífera.
Foi eleito “Estudante Estrangeiro do Ano” pelo Ministério do Ensino Superior da Federação Russa, em 2017.
Foi Presidente da Associação dos Estudantes Africanos da República do Bashkortostão, durante três anos e, durante dois anos Presidente da Associação dos Estudantes Angolanos.
É Palestrante e mentor de vários projectos académicos, sociais e filantrópicos em Angola e na Rússia.

Sem comentários:

Enviar um comentário