A 'Persuasão' de Jane Austen em criar obras atemporais

DO TEXTO:

A autora de 'Orgulho e Preconceito', 'Razão e Sentimento' e 'Emma' segue em alta com histórias emblemáticas mesmo após dois séculos de publicação

No dia 18 de julho, a escritora inglesa, Jane Austen, famosa pelos seus poucos, mas implacáveis romances do século XIX, completa 202 anos de falecimento. O Grupo Editorial Edipro, pela ‘ViaLeitura’, em sua coleção de “Clássicos da literatura universal” desenvolve uma edição de capa dura da obra ‘Persuasão’ digna de colecionador. Além de contar com uma tipografia agradável aos olhos do leitor, se torna ainda mais completa pela composição de notas biográficas sobre a trajetória da autora.

A narrativa acompanha a trajetória de autoconhecimento da personagem Anne Elliot que se percebe forçada a conviver com um amor antigo cultivado no passado, o encantador Frederick Wentworth. A classe social do casal é o que faz afastar o romance, enquanto Anne é de uma família influente – e falida –, o jovem está longe desta realidade; por isso, ela é influenciada a romper o casamento. Entretanto, após oito anos separados, Wentworth retorna à cidade com um título da marinha, muito dinheiro e um objetivo apenas: casamento.

Escrita em 1818, após ‘A abadia de Northanger’ (outra grande obra da autora), Persuasão é um dos romances mais aclamados até hoje por conta do viés feminista que Austen apresenta. Assim como em ‘Orgulho e Preconceito’, a nossa personagem principal, Anne, conta com características de personalidade forte, contradizendo aspectos engendrados na época. A jovem deixou fortuna e aparência em segundo plano para se concentrar em descobrir aspectos mais profundos nas suas relações.

Em sua quarta adaptação para o cinema, com a primeira feita em 1960 e a mais recente em 2007, estrelado pela atriz Sally Cecilia Hawkins conhecida pelo filme ‘A forma da água’ ganhador do Oscar de Melhor Filme em 2018. A obra segue encantando públicos de todas as idades que se apaixonam não apenas pelas personagens, mas com os conflitos clássicos e memoráveis da autora que inspirou e segue a inspirar o universo literário.

Sobre o livro: Último romance escrito por Jane Austen, Persuasão acompanha a jornada de autoconhecimento e redenção de Anne Elliot. Uma das obras mais célebres da autora ganha agora uma edição para colecionador em capa dura. A senhorita Elliot, filha de um importante — porém falido — baronete, de repente se vê obrigada a conviver com um amor do passado. Anos antes, Anne aceitara se casar com Frederick Wentworth; contudo, pelo fato de ele não ser rico nem influente, ela foi persuadida pela família e por uma grande amiga a romper o noivado. Agora, Wentworth retorna à cidade com um título de oficial da marinha, bastante dinheiro e o objetivo de se casar. Com o coração pesado de arrependimento, Anne terá de vê-lo cortejar outras moças, ou será que ainda há esperança de eles viverem um grande amor? Publicada postumamente, em 1818, a história da senhorita Anne Elliot e do capitão Wentworth conquista leitores desde então e ampliou o legado literário de uma das maiores autoras da literatura mundial.

Ficha técnica:
Editora: Via Leitura
Assunto: Literatura 
Preço: R$ 53,90
ISBN: 9788567097640
Edição: 1ª edição, 2019
Tamanho: 14x21cm
Número de páginas: 224

Sobre a autora: Jane Austen (1775-1817) tornou-se uma das mais reconhecidas escritoras inglesas em toda a História. Nascida na nobreza rural do século XVIII, representou a realidade de sua classe social em todas as suas obras, concentrando-se no papel da mulher. A sétima filha de uma família de ávidos leitores escreveu seus primeiros textos para o divertimento doméstico, até a publicação de seu primeiro livro, em 1810. Apesar de o casamento ser um tema frequente em suas obras, Austen morreu sem nunca ter se casado, aos 41 anos, em Winchester. Suas últimas palavras foram “não quero nada mais que a morte”.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários