Lançamento da obra infantil "KAMBAS PARA SEMPRE" de Maria Celestina Fernandes | CCCP Luanda 12/03

DO TEXTO:

No dia 12 de Março de 2019 (3ª feira) pelas 10H00, no CAMÕES/CENTRO CULTURAL PORTUGUÊS (Av. de Portugal nº 50), será lançada a obra infantil KAMBAS PARA SEMPRE, da escritora Maria Celestina Fernandes. A ilustração é da autoria do artista plástico Paulo Kussy.

A obra narra a história de Lueji, uma menina com “nome de rainha das Lundas em Angola, afrodescendente, nascida no Brasil, filha de pai negro e mãe branca, fruto do amor misturado das duas raças”.

O pai de Luegi, nascido em Angola, contava histórias dos barcos negreiros que partiam da sua terra carregados de escravos com destino ao Brasil”. Foi a sua avó Francisca, vovó Cisca como carinhosamente a tratava, que começou a contar-lhe histórias da sua origem africana, que o professor desenvolvia depois na Escola.

Dizia-lhe a vovó Cisca “os meus avós narravam histórias daquelas trágicas travessias. Os negros eram jogados sem dó nem piedade para o porão. Ali comiam e faziam as suas necessidades. Os que não aguentavam, morriam e eram atirados para o fundo do mar. Um horror!”.

A vovó Cisca dizia que, apesar daquelas histórias pertencerem ao passado, continuava ainda a haver muita discriminação racial. Lueji lamentava sentir, por vezes, rejeitada “havia dias em que me sentia mesmo mal na minha pele escura e chorava. Incrivelmente, até já me tinham arranhado o braço para desgrudar o chocolate que me coloria”. A amiga Ana tinha-lhe lambido a bochecha para ver se sabia a chocolate. A réplica não tardou por parte de Lueji, que decidiu lamber a bochecha de Ana para ver se tinha açúcar.

No final, as duas amigas acabaram aos beijos e abraços, rindo e cantando. Vovó Cisca, com a sabedoria que só a idade confere, fez recomendações e deixou conselhos: “Assim é que deveria ser sempre. Diferentes, mas todos igualmente seres humanos, filhos da mesma Terra. Amor e aceitação entre todos é do que precisamos.”

SOBRE A AUTORA

MARIA CELESTINA FERNANDES nasceu no Lubango, na Província da Huíla, mas cresceu e reside em Luanda. Assistente Social e licenciada em Direito, é autora de várias obras em prosa e poesia, com destaque para a literatura infantil e juvenil. Tem participado em várias Antologias e Encontros nacionais e internacionais. Recebeu vários prémios e nomeações e tem a sua obra traduzida em várias línguas. O Ministério da Cultura outorgou-lhe o Diploma de Mérito pelo seu contributo para a Cultura Nacional

SOBRE O ILUSTRADOR 

PAULO KUSSY nasceu em Luanda. O seu fascínio pelo desenho e pintura despertou muito precocemente, desde o ensino primário. Em Portugal completou o ensino secundário e licenciou-se em Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, onde, posteriormente, concluiu o Mestrado em Anatomia Artística.
Para além do seu percurso artístico, é também professor de Artes Plásticas, Desenho e Geometria Descritiva. Actualmente, exerce o cargo de Director Nacional de Formação Artística do Ministério da Cultura de Angola. 

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários