ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

25 de fevereiro de 2019

STRADIVARIUS A SOLO pelo violinista alemão LINUS ROTH | CCB 28/02


 – espetáculo integrado no Ciclo sobre a Solidão – Sete Rosas mais Tarde –

STRADIVARIUS A SOLO
Linus Roth violino

CCB . 28 fevereiro . 19h00 . Pequeno Auditório

Programa
J. S. Bach Partita n.º 2 para violino solo, BWV 1004
M. Weinberg Sonata n.º 2 para violino solo, op. 95

intervalo

J. S. Bach Sonata n.º 1 para violino solo, BWV 1001
E. Ysaÿe Sonata para violino solo n.º 3, Ballade

A música é muitas vezes uma atividade solitária. Seja pelas exigências do estudo e da preparação, pelas permanentes viagens e digressões, seja pela própria necessidade de criação. Acompanhado apenas pelo seu Stradivarius Dancla de 1703, o aclamado violinista alemão Linus Roth será o responsável por esta viagem pelo lado mais intimista e de certa forma solitário da música. Neste concerto vamos poder partilhar um momento de absoluta intimidade com a música para violino solo de Bach, Weinberg e Ysaÿe. Obras que oscilam entre o enorme virtuosismo, o requinte, o êxtase, a contemplação e a espiritualidade, só possível pelo facto de termos ali, connosco, apenas um violino, um violinista, uma única linha que nos abre todo um mundo de possibilidades.

Sete Rosas Mais Tarde - Ciclo Sobre a Solidão

O ciclo dedicado à temática da solidão, cujo título foi «roubado» a um poema de Paul Celan, intitulado Cristal, propõe uma reflexão sobre uma realidade integrante da condição humana e que muito recentemente foi considerada, por várias instituições e governos, epidemia. A reflexão, contudo, não se debruça sobre discursos clínicos, mas é antes mediada por objetos artísticos que partem desse solo que cada um sente como único para o transcender e, quer através da palavra ou da música, nos confrontar com as várias modulações que a arte soube construir a partir dessa experiência radical e universal.
Armindo Guimarães

Sobre o autor

Armindo Guimarães - Doutorado em Robertologia Aplicada e Ciências Afins e Escriva das coisas da Vida e da Alma. Administrador, Editor e Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre o autor...

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook | Pode optar por Comentar via Facebook clicando aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES
clique para ver o perfil