Concerto Musical de AFRIKKANITHA em "Inadiável Voz & Violão. Noite de Trova" | CCCP Luanda 30/11

DO TEXTO:

O CAMÕES/CENTRO CULTURAL PORTUGUÊS  tem o prazer de acolher, no dia 30 de Novembro de 2018 (6ª feira), o concerto de AFRIKKANITHA  - Inadiável Voz & Violão – Noite de Trova.

AFRIKKANITA, uma voz  consagrada do jazz no actual panorama musical, vai interpretar grandes clássicos como “Cadeira Vazia”, “Say a Little Prayer”, “Autunn Leaves”, “Pangue Yami”, entre muitos outros.

A elegância da trova transmitida na sua singularidade. As emoções que um violão e uma voz podem transmitir, num momento único para  saborear com a alma.     

AFRIKKANITHA

“Afrikkanitha”, de seu nome próprio, Eunice Q. P. José, canta desde os seus 4 anos.

Aos 15 anos, um amigo músico – o Maninho Teixeira – introduziu Afrikkanitha no mundo da música,  ensinando-a a tocar guitarra e apresentando-lhe a sonoridade marcante de Karin White.  Desistiu de tocar porque a guitarra lhe provocava  bolhas de água nos dedos com uma  dor era insuportável. Manteve, no entanto, as aulas de canto com o professor M’Baxi.

Em 1991, por ocasião de uma conferência luso-brasileira com o músico Sérgio Ricardo (um dos compositores de Elis Regina), Afrikkanitha subiu ao palco, pela primeira. Depois disso,  Afrikkanitha nunca  mais parou de encantar as plateias.

Fez parte de um grupo denominado Vozes Negras e também  integrou o grupo “N’Sex Love”, onde pôde explorar,  com mais facilidade, os estilos de que realmente gostava, como o R n B, Soul e Jazz.

Depois de uma passagem na África do Sul, onde estudou, emigrou  para Grenoble, França, em 2000 , onde participou num trabalho com Ray Lema e fez parte do grupo coral de Frank Akoa. Mais tarde, foi  para Paris, onde cantou na noite parisiense. Em 2007, gravou o seu primeiro single, intitulado “Kebrando o silêncio” seguido do primeiro álbum, intitulado “Weza” – uma mistura de ritmos africanos fusionados ao jazz.

Em Maio de 2010, partilhou o palco com o pianista holandês Mike del Ferro, enquanto gravava o seu segundo álbum – intitulado “ Ainda Sonho”. No mesmo ano cantou para Hillary Clinton, no jardim do Palácio Presidencial, aquando da sua visita a Angola.

A outra paixão de Afrikkanitha – a escrita – inspirou o lançamento, em 2010, da sua revista “Kanitha Magazine”. Tem ainda um rádio show intitulado “Jazz em Casa”, na Rádio Mais, 99.1, em Luanda.

Conhecida como a Senhora do Jazz em Angola, partilhou várias vezes o palco com Sandra Cordeiro (sua colega e amiga também cantora de afrojazz). Em 2009, abriu o terceiro dia do primeiro Festival Internacional de Jazz de Luanda ao lado de McCoy Tiner, Lira. Trabalhou diversas vezes com Jerónimo Belo, chegando a ser cabeça de cartaz para o Março Jazz Mulher, em 2010.

Em 2011, actuou com o fadista Carlos do Carmo, em “Carlos do Carmo e Amigos” e, posteriormente,  deslocou-se aos Estados Unidos numa viagem de pesquisa sobre jazz. Em Maio do mesmo ano, partilhou o palco com a saxofonista Tia Fuller e em  Julho, actuou no Cool Jazz Festival em Cascais

Em 2012, partilhou o palco com Cassandra Wilson e, em 2013, actuou em São Paulo no festival de jazz SESC POMPEÍA e, em Cuba, com a orquestra de jazz, dirigida pelo maestro Joaquin Bettencourt.

Reside actualmente nos Estados Unidos onde está a concluir um curso superior de Estudos de Jazz. Tem como instrumento primário a voz e está a aprender a tocar piano como segundo instrumento. Brevemente, lançará o seu primeiro projecto Piano & Voz Acústico.

O CAMÕES/CENTRO CULTURAL PORTUGUÊS, no âmbito do seu desígnio de apoiar a Cultura e os artistas,  patrocina o concerto de AFRIKANNITHA,  cedendo gratuitamente o seu – Auditório e apoiando a respectiva produção e promoção  sem quaisquer contrapartidas. Disponibiliza ainda o seu espaço para aquisição de bilhetes que estarão  à venda, no Centro Cultural, a partir do dia 13 de Novembro de 2018, ao preço de 7.000,00 Kwanzas, nas horas normais de expediente.

- De 2ª a 5ª feira, das 08h30 às 17h00
- 6ª feira, das 09h00 às 13h00
- Sábado, das 09h30 às 12h30 

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários