Palestra "POETAS DA LÍNGUA PORTUGUESA - IMPORTÂNCIA DA SUA INTEGRAÇÃO" a proferir por Rosária da Silva - CCCP Luanda 27/09

DO TEXTO:

No dia 27 de Setembro de 2018 (5ª feira) pelas 18H30, no CAMÕES/CENTRO CULTURAL PORTUGUÊS (Av. de Portugal nº 50), no âmbito do 5º Encontro de Poetas de Língua Portuguesa, a  Escritora e Jornalista ROSÁRIA DA SILVA proferirá uma Palestra,  subordinada ao Tema POETAS DA LÍNGUA PORTUGUESA –IMPORTÂNCIA DA SUA INTEGRAÇÃO.

ROSÁRIA DA SILVA  fará uma abordagem sobre a importância  crescente da língua portuguesa no mundo e perspectivas de crescimento e revisitará poemas inseridos  na Antologia “A Poesia do Fado e dos Tambores”, comemorativa do “V Encontro de Poetas de Língua Portuguesa”, que se realiza em Luanda de 25 a 30 de Setembro de 2018. Em anexo segue o respectivo Programa.

A  Antologia “A Poesia do Fado e dos Tambores”, que  reúne 273 poemas de  135 poetas de língua portuguesa, será lançada em Luanda, no dia 29 do corrente, no âmbito do “V Encontro de Poetas de Língua Portuguesa”, que vai decorrer em vários espaços culturais de Luanda. Para além do CCP, estão previstas  actividades no Centro  Cultural Brasil Angola e no Memorial Agostinho Neto.   A Palestrante é a coordenadora do lançamento da referida Antologia, que se insere nas cerimónias alusivas à celebração do “Dia do Herói Nacional”, assinalado a 17 do corrente.  

ROSÁRIA DA SILVA nasceu em Angola, no MUNICÍPIO DO Golungo Alto, Província do Kwanza Norte, em 1959

Licenciada em Linguística Portuguesa pela Universidade Agostinho Neto, com duas pós-graduações, uma em Administração e Gestão e outra em Formação de Formadores e Mestre pelo ISCE de Odivelas

Até 2008, foi Directora Provincial da Comunicação Social no Kwanza Sul.  Actualmente, exerce funções de docente universitária nas disciplinas de Língua Portuguesa, língua nacional Kinbundu e Introdução aos Estudos Literário.

Cantora, compositora, poetisa, declamadora, membro-fundadora da Brigada Jovem de Literatura de Angola (BJLA), da União dos Escritores Angolanos, da União Nacional dos Artistas e Compositores (UNAC), da AMUJA – Associação das Mulheres Jornalistas Angolanas, do SPA – guarda dos Direitos de Autores e Sociedade Portuguesa de Autores.

Escreveu as peças teatrais “A Falta de Casas” e “Conflitos e Ilusão”, exibidas no Centro Cultural “Rei Mandume”, no Lobito e “Internato 1º de Junho, em Luanda, em 1985 e 1989, respectivamente.

Com o seu primeiro romance intitulado “TOTONYA” ganhou a Menção Honrosa do Prémio Literário António Jacinto/1996. 


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários