No Rio, espetáculo faz homenagem à música e talento de Violeta Parra

DO TEXTO:
Verdevioleta-crédito Enrique Siqués

“Verdevioleta - criações sobre música de Violeta Parra” leva canções da compositora, cantora e artista plástica chilena à Audio Rebel

Casa que apresenta os mais diversos talentos, a Audio Rebel recebe em 27 de maio (domingo), às 20h, o show “Verdevioleta - criações sobre música de Violeta Parra”. Aline Gonçalves presta sua homenagem à grande artista chilena, contemplando toda a sua história na música com banda formada por artistas locais e a participação de Tomás Rosati (El Efecto). Os ingressos custam R$20 e a classificação é de 16 anos.

Em memória da artista chilena Violeta Parra, Aline Gonçalves apresenta “Verdevioleta - criações sobre música de Violeta Parra”. O projeto é idealizado por Aline e Simón Schriever, como uma homenagem à artista, considerada a mais importante folclorista e fundadora da música popular do Chile. Na Rebel, Aline apresenta o repertório com artistas locais: Carol Davila (flauta e sax), Yuri Villar (flauta e sax), Grazie Wirtti (voz principal), Luiza Brina (violão e voz), Pedro Carneiro (baixo e voz), Lourenço Vasconcellos (bateria) e a participação especial de Tomás Rosati (voz e cavaco).

Os pontos mais importantes do trabalho são o coração e a liberdade. Liberdade para passear por estilos diversos dentro do universo sonoro latino americano, criando música com as cores que ela mesma pede, e coração para seguir na busca incessante pelas vozes da América profunda.

O projeto “Verdevioleta” nasceu em 2006, a partir do encontro da soprista, arranjadora e compositora Aline Gonçalves com a música latino americana no Chile, onde viveu por três anos. No país, a musicista conheceu o violonista e arranjador Simón Schriever, e juntos criaram “Verdevioleta”, com a missão de construir novas pontes entre as culturas chilena e brasileira. O trabalho desenvolve uma linguagem própria, utilizando elementos harmônicos e rítmicos característicos da riquíssima música popular brasileira, e a profundidade da melodia e da poesía chilena.

Com “Verdevioleta”, Aline e Simón realizaram diversos concertos pelo Chile, participando inclusive da comemoração dos 90 anos do nascimento de Violeta Parra, tocando para cerca de 10 mil pessoas em um palco que contou com a presença massiva da família Parra e do cantautor cubano Sílvio Rodriguez. Realizaram turnê por três países da América do Sul e também participaram de festivais de música latina, como a “Semana Cultual de Contulmo”, no Chile; e o “Festival de La Música”, em Mendoza, na Argentina.

A apresentação acontece na Audio Rebel, um dos locais mais movimentados na noite carioca. A casa de shows, que é referência na música e arte alternativa, fica localizada na Zona Sul, e reúne artistas internacionais e nacionais de diversos gêneros, organizando ensaios e gravando discos de cantores independentes. Por lá também funciona uma loja de instrumentos musicais e uma oficina de luthieria (confecção de instrumento de cordas). O espaço fica na Rua Visconde de Silva, 55, em Botafogo.

SERVIÇO:
“Verdevioleta - criações sobre música de Violeta Parra”
Data: 27/05/2018 (terça-feira)
Horário: 20h
Local: Audio Rebel
Endereço:Rua Visconde de Silva, 55 - Botafogo - Rio de Janeiro/RJ
Ingressos: R$20
Classificação: 16 anos
Capacidade da casa: 90 pessoas (lotação máxima)
Forma de pagamento: para o ingresso, apenas dinheiro; no bar, todos os cartões de crédito.
Casa equipada com ar condicionado e wi-fi gratuito
Horário de funcionamento da bilheteria: todos os dias, de 13h às 21h

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários