Fado ao Centro - Álbum "SIM" é editado hoje dia 25 de Maio

DO TEXTO: Apresentação do disco "Sim" de João Farinha
João Farinha

Apresentação do disco " Sim"
15 Junho |  Antiga Igreja do Convento de São Francisco 
Coimbra

"SIM" foi a Pessoa – por intermédio de Ricardo Reis – que João Farinha pediu emprestado o título para o primeiro álbum em nome próprio, mas criado no "seu" Fado ao Centro. "Sim" percorre os novos caminhos para o fado de Coimbra que o cantor e compositor ensaia há tantos anos quantos os que vive rendido à canção que ama: com novos instrumentos, novas abordagens e novas sonoridades, para cantar as palavras dos poetas, com o amor sempre em pano de fundo, também as mágoas, a saudade e a força que só se encontra num chão semeado de amigos e partilha.

Mas se o caminho é novo, a alma de Coimbra lá está, inteira, "Sim". E também uma magia que é sua e enreda, encanta, como as águas do Mondego e o amor maior, o de Inês, ditos, todos, nas palavras de Pessoa e de Antero, a que se juntam, numa roda de poetas maiores da língua portuguesa, David Mourão Ferreira, Florbela Espanca, Eugénio de Andrade, Mário Cesariny, Ary dos Santos, Miguel Torga.

E também Luís Santos, José Rebola, António Vicente. Todos convocados por João Farinha para este disco que é, para o artista, aqui, a um tempo, cantor, compositor e poeta, a grande aventura a culminar 20 anos de fado de Coimbra, numa dádiva à arte e ao público a integrar originais talhados para serem os próximos clássicos.

"Sim", a proposta artística de um músico em nome próprio – que é uma afirmação incondicional da nobreza e da maioridade de um fado, o de Coimbra, a trilhar caminhos novos e destinado aos palcos do mundo –, aí está para ser amado e partilhado por todos os que não resistem ao som único e à beleza ímpar da canção que nasceu para falar de amor e de saudade, mas também de resistência e de um tempo ainda a haver.

Alinhamento:

01 – Penélope
02 – Teus olhos têm uma cor
03 – Maria
04 – Lamento
05 – Adeus
06 – Enigma
07 – Sim
08 – Não sei
09 – Fuga
10 – Em todas as ruas te encontro
11 – Fado de Inês
12 – Súplica
13 – Sentes que um tempo acabou
14 – Luz

Vídeo - "Teus Olhos Têm Uma Cor"


Letra 

Teus olhos têm uma cor
Teus olhos têm uma cor
de uma expressão tão divina,
tão misteriosa e triste.
Como foi a minha sina!!!

É uma expressão de saudade
vagando num mar incerto.
Parecem negros de longe...
Parecem azuis de perto...

Mas nem negros nem azuis
são teus olhos meu amor...
Seriam da cor da mágoa,
se a mágoa tivesse cor.


Your eyes have a colour
Your eyes have a colour
Of such divine expression,
So mysterious and sad
As my fate. 


Letra: Florbela Espanca
Música: João Nuno Farinha
Arranjo: Luís Pedro Madeira
Interpretes: Hugo Gamboias (Guitarra portuguesa), Luís Barroso (Guitarra portuguesa), Luís Carlos Santos (Viola), Luís Pedro Madeira (Baixo acústico e piano), Opus Quatro (Cordas), João Farinha (Voz)


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários