Brasileiro começa o ano satisfeito com o trabalho, aponta Núcleo de Estudos Sodexo

DO TEXTO:

Índice Sodexo de Qualidade de Vida no Trabalho, disponível no site www.indicedequalidadedevida.com.br, inicia o 1º trimestre de 2018 com 6,48 pontos; 11% maior em relação ao mesmo período do ano anterior

São Paulo, maio de 2018 – As projeções da economia brasileira de 3,49% para a inflação e de 2,75% para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2018, apontadas recentemente no relatório do Banco Central, impactaram positivamente o cenário econômico do País, e consequentemente a qualidade de vida no trabalho e o ambiente interno das organizações, melhorando o clima empresarial e a satisfação dos colaboradores.

Este ambiente de retomada da economia pode ser verificado no resultado do 1º trimestre do Índice Sodexo de Qualidade de Vida no Trabalho (IQVT) 2018, uma ferramenta gratuita que mede a percepção dos brasileiros em relação à qualidade de vida no trabalho, por meio de um teste online, e que avalia diversos aspectos do colaborador em seu ambiente profissional. Nos primeiros três meses de 2018, o IQVT foi de 6,48 pontos (em uma escala de 0 a 10), o que mostra um crescimento de 11% (0,63 pontos), em relação ao mesmo período de 2017.

A partir da análise de 941 respostas de trabalhadores em todo o país, o levantamento também constatou que a avaliação sobre a qualidade de vida no trabalho é maior entre homens do que entre mulheres (6,54 pontos contra 6,18 pontos), e revelou que o Crescimento Pessoal oferecido pela organização (6,32 pontos) é o fator que mais influenciou na percepção geral do público, além de ter a maior variação no período (1,05 pontos), em comparação a 2017. Já o item Facilidade e Eficiência, foi o que obteve a nota de satisfação mais baixa (6,57 pontos), com variação negativa de 0,35 pontos, em relação ao mesmo período do ano anterior.

“Acreditamos que o cenário econômico otimista impactou positivamente a satisfação no trabalho neste início de ano, principalmente em relação às oportunidades relacionadas ao crescimento profissional nas empresas em que atuam. Recentemente, uma pesquisa da Fundação Dom Cabral mostrou que em 2017 as empresas brasileiras investiram 37% mais no treinamento e desenvolvimento de colaboradores em relação ao ano anterior. Vamos continuar monitorando e analisando o indicador este ano com o objetivo de melhorar o ambiente e a produtividade nas organizações brasileiras”, comenta Fernando Cosenza, vice-presidente de Sustentabilidade da Sodexo Benefícios e Incentivos.

A área de atuação com maior índice de satisfação percebida pelo índice foi a de Serviços de Limpeza e Manutenção (6,69 pontos), com aumento de 2,47 pontos na percepção dos entrevistados; e a de menor índice foi a área de Serviços Domésticos (5,55 pontos), que apresentou variação negativa de 0,49 pontos. Já a região do país com o maior índice de qualidade de vida no trabalho e satisfação profissional foi a Sul (6,82 pontos), com uma variação positiva de 0,9 pontos no período, em comparação ao ano anterior; e a de menor, a Nordeste (5,88 pontos).

NÚCLEO DE ESTUDOS SODEXO

Com o objetivo de contribuir para a economia brasileira, em particular para o desenvolvimento socioeconômico do país e ampliar o debate sobre qualidade de vida, a Sodexo Benefícios e Incentivos lançou o Núcleo de Estudos Sodexo. O laboratório de ideias reúne profissionais de diferentes áreas da companhia com o objetivo de transformar a experiência interna e dados do mercado em informação de utilidade pública que possa guiar transformações sociais e econômicas no País.

“A Sodexo investe em pesquisas e estudos globais sobre qualidade de vida no trabalho há mais de 50 anos. O Núcleo de Estudos foi criado para ampliar o debate do tema no Brasil por meio da divulgação de informações que contribuam permanentemente para o aumento da produtividade nas organizações, da melhora na relação entre empregador e empregado e para um melhor entendimento do mercado. Acreditamos que os conteúdos poderão guiar importantes tomadas de decisão com relação à economia e auxiliar na compreensão dos hábitos diários do trabalhador brasileiro”, finaliza Cosenza.

Em linha com a missão global do Grupo Sodexo de contribuir com o desenvolvimento econômico, social e ambiental dos locais em que atua, o núcleo foi lançado em janeiro de 2018. Ao longo do ano, serão publicados novos estudos sobre qualidade de vida, comportamento do trabalhador e do mercado, satisfação no trabalho e crescimento profissional. O público interessado poderá acessar os conteúdos e acompanhar as novidades por meio do portal da companhia e também nas redes sociais.

Sobre o Índice Sodexo de Qualidade de Vida

O Índice Sodexo de Qualidade de Vida no Trabalho (IQVT) é elaborado a partir dos resultados obtidos no teste online gratuito e possui o objetivo de compreender os fatores que interferem na qualidade de vida do trabalho, medir a percepção de qualidade de vida no Brasil em relação ao trabalho e desenvolver uma ferramenta útil para o público em geral.

O levantamento, divulgado trimestralmente, é baseado no conceito mundial da Sodexo das seis dimensões da qualidade de vida: Facilidade e Eficiência, Reconhecimento, Interação Social, Crescimento Pessoal, Ambiente Físico e Saúde e Bem-estar.

Sobre a Sodexo Benefícios e Incentivos

É a empresa do grupo francês Sodexo, líder mundial em serviços de qualidade de vida. Tem em sua missão desenhar, gerenciar e entregar serviços para empresas de todos os portes, segmentos e regiões do Brasil com o objetivo de melhorar a qualidade de vida diária das pessoas e contribuir para o crescimento pessoal e profissional e para o desenvolvimento econômico, social e ambiental das cidades, regiões e dos países em que atua.

Atende aproximadamente 96 mil clientes, que representam 6,4 milhões de usuários, com uma rede de 460 mil estabelecimentos credenciados em todo o País com serviços únicos no mercado de benefícios, gestão de despesas, incentivos e reconhecimento: Refeição Pass, Alimentação Pass, Cultura Pass, VT Pass, Combustível Pass, Gift Pass, Alimentação Pass Natal, Brinquedo Pass, Premium Pass, Frota Pass, GymPass e Apoio Pass.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários