ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

11 de dezembro de 2017

Galileu cria petição para levar terraplanistas ao espaço



De maneira inusitada, ação integra campanha da marca em defesa da ciência

São Paulo, 11 de dezembro de 2017 - Depois de quatro séculos da ciência moderna e 60 anos da Era Espacial, o mundo viu ganhar força em pleno ano de 2017 o inacreditável movimento de pessoas que creem que a Terra é plana. Um grande número de “terraplanistas” negam as provas irrefutáveis da esfericidade do nosso planeta.

Em repúdio à ignorância e ao obscurantismo, a Galileu criou uma petição online (disponível aqui) para chamar a atenção de Elon Musk, Jeff Bezos e Richard Branson, os três maiores empresários do ramo espacial da atualidade. A ideia é colher assinaturas suficientes para que os bilionários ofereçam assentos nas suas espaçonaves para terraplanistas, uma vez que seus serviços de turismo espacial devem estar funcionando nos próximos anos.

A ação inusitada faz parte da campanha #lutepelaciência, que a Galileu lançou em sua edição de dezembro, cuja matéria de capa é uma defesa do conhecimento.

“Há dois anos, senão menos, daríamos risada ao pensar em uma reportagem que explicasse que a Terra não é plana, tamanho o absurdo desse questionamento. Hoje temos certeza da necessidade dessa matéria — não só para falarmos de Terra redonda mas também da importância das vacinas, da ameaça real do aquecimento global e do risco de desmanche da nossa produção científica diante de cortes tão severos no orçamento”, diz Giuliana de Toledo, editora-chefe da Galileu.

A teoria absurda de que a Terra é plana está entre as 15 bobagens negacionistas desmontadas pela reportagem, que ganharam força na era da pós-verdade e na atual conjuntura social e política. O repórter André Jorge de Oliveira conversou com alguns dos mais destacados cientistas do Brasil para coletar bons argumentos para refutar esses mitos. Integram a lista o biólogo e paleontólogo Pirula, o imunologista Jorge Kalil, o físico Marcelo Gleiser, a física Marcia Barbosa, o chefe do departamento de Física Aplicada da USP, Paulo Artaxo, e o engenheiro João Oliveira, vice-presidente da ABC (Academia Brasileira de Ciências).

No conteúdo produzido no site e nas redes sociais da Galileu, a hashtag #lutepelaciência acompanhará as matérias relacionadas ao tema.

Sobre a Galileu
Galileu analisa os acontecimentos mais relevantes nos campos da ciência, tecnologia e comportamento e o impacto deles na sociedade. Explica de forma simples os assuntos mais complexos e intrigantes, mostrando como a ciência ajuda você a mudar o mundo. Além da versão impressa, está presente na internet – galileu.globo.com – e no Globo Mais.

Sobre a Editora Globo
A Editora Globo é uma empresa do Grupo Globo, o maior grupo de comunicação do país. Fundada há 65 anos, tem no seu portfólio as marcas ÉPOCA, QUEM Acontece, Época NEGÓCIOS, Marie Claire, Casa e Jardim, Crescer, Autoesporte, Galileu, Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Globo Rural, Monet e TechTudo. Juntamente com Infoglobo e Valor Econômico, integra o maior grupo de publicações do Brasil, no impresso e no digital.
A parceria firmada com a Condé Nast, referência mundial entre editoras de revistas, trouxe ao mercado brasileiro os títulos Vogue, Casa Vogue, GQ e Glamour.
Na área de livros, a Globo Livros orgulha-se de ter em catálogo grandes nomes da literatura nacional e estrangeira.
Armindo Guimarães

Sobre o autor

Armindo Guimarães - Doutorado em Robertologia Aplicada e Ciências Afins e Escriva das coisas da Vida e da Alma. Administrador, Editor e Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre o autor...

Sem comentários:

Enviar um comentário

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES
clique na imagem para ver os perfis