ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

29 de setembro de 2017

“Um sentimento e amor na voz”, dizia Tony de Matos sobre Roberto Carlos

Para um encontro improvável, uma imagem improvável
Fotocomposição: Portal Splish Splash

Por: Armindo Guimarães

Para quem não sabe, Tony de Matos (28-10-1924 – 08-06-1989), foi uma das vozes mais marcantes no panorama artístico português, designadamente no fado, no teatro e no cinema, solicitado em todo o mundo para espetáculos e digressões, com relevo para o Brasil onde na década de 50 granjeou grande popularidade com apresentações na rádio e televisão brasileiras.

Do seu vasto repertório musical, “Só nós dois” que interpreta no filme “A Canção da Saudade”, é, ainda hoje, a sua imagem de marca.

Acontece que no passado dia 28 de setembro, na RTP, mais exatamente no programa “Agora Nós”, sob a epígrafe “Relembrando Tony de Matos”, são convidados a atriz Lídia Ribeiro, companheira de Tony de Matos nos últimos anos de vida, e o maestro Jorge Costa Pinto, um dos diretores musicais do artista.

Entre outras considerações que o maestro Jorge Costa Pinto fez sobre Tony de Matos como cantor, ressalta aquela em que diz que a sua voz e o seu estilo só aparecem de 100 em 100 anos, como Frank Sinatra, Pavarotti, Amália Rodrigues, Maria Callas e outros.

A atriz Lídia Ribeiro, recordando os 10 anos que com ele viveu intensamente, respondendo à pergunta sobre quais seriam os cantores preferidos do artista, referiu dois:  Frank Sinatra e Roberto Carlos, sendo que este “era o que mais lhe dizia”. “Dizia ele que o Roberto Carlos tinha um sentimento e um amor na voz, que qualquer pessoa com um bocado de lucidez e de gosto, tinha que gostar de Roberto Carlos.”

Ainda hoje, 28 anos depois de uma das figuras mais carismáticas do meio artístico português nos ter deixado, por certo muitos pensarão o mesmo de Roberto Carlos, em especial aqueles que o cantam em todo o mundo, incluindo Portugal, mas, estranhamente, poucos são aqueles que o dizem.

Curiosamente, em 2007, ao jeito de “encontros improváveis”, o ator, cantor, imitador e entertainer Fernando Pereira, internacionalmente famoso pelas suas qualidades vocais fora do comum, junta Roberto Carlos e Tony de Matos, numa interpretação a todos os títulos digna de nota e que o Portal Splish Splash fez questão de divulgar numa publicação de 09-11-2010, sob o título “Fernando Pereira (cantor-imitador) - Roberto Carlos-Tony de Matos - Chico Buarque-Maria Bethânea”, que obteve bastante participação ao nível de comentários, levando o próprio Fernando Pereira a participar, enviando-nos a seguinte mensagem:

“Olá amigos,
Gostei de ler aqui o vosso debate sobre as minhas imitações, ou melhor dizendo, caricaturas... Existe uma diferença muito grande entre "querer ser" os originais e "fazer show" com todas as vozes. Isto é apenas uma forma de criar e construir um espectáculo musical original, diferente daquilo que é o mais comum... Mas apreciei bastante a forma detalhada como discutiram as minhas "vozes". Obrigado a todos pela maneira carinhosa, saudável e séria, apesar das circunstâncias, como bateram aqui este papo sobre mim. Também eu sou um admirador de Roberto Carlos e mais ainda de Chico Buarque. Cada um com a sua mania, né? Já agora e numa próxima oportunidade, se puderem, deem uma olhada no meu último CD "A Sério", onde não existe mais nada para além da minha própria voz...
Beijo grande a todos.
Fernando Pereira”

Fernando Pereira - Roberto Carlos & Tony de Matos


Tony de Matos - Só nós dois

Armindo Guimarães

Sobre o autor

Armindo Guimarães - Doutorado em Robertologia Aplicada e Ciências Afins e Escriva das coisas da Vida e da Alma. Administrador, Editor e Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre o autor...

1 comentário:

  1. Uma ótima matéria, muito fixe ter conhecimento destes fatos.
    Os vídeos são sensacionais, pura emoção!
    Parabéns querido Armindo Gonçalves Guimarães!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES
clique na imagem para ver os perfis