Música XXI trará oficina e concerto com o duo de voz e piano Berenice Menegale e Eladio Pérez-Gonzáles, MG

DO TEXTO:

Ao longo da história da humanidade, a música tem exprimido e tocado os sentimentos de muita gente. Com uma linha do tempo tão extensa, mais que arte, ela se tornou registro e marco histórico. Conscientes da importância desse conjunto de sons, o duo de voz e piano Berenice Menegale e Eladio Pérez-Gonzáles construiu seu repertório. Hoje, 29, ele vai tomar conta do Centro Cultural da UFSJ, quando o Programa Música XXI e a Pró-Reitoria de Extensão da UFSJ trarão o barítono e a pianista para uma apresentação. Amanhã, 30, a dupla ministrará ainda para uma oficina.

Desde a década de 70 o duo, que nasceu nos festivais de inverno de Ouro Preto, tem se consolidado no país e apresentado seu trabalho na América Latina e na Europa. O trabalho dos artistas comporta principalmente músicas de compositores brasileiros e latino-americanos,mas Berenice conta que suas fontes são as mais diversas. “Desde os trovadores até a música contemporânea, com atenção especial ao lied alemão e à melodia francesa”. A pianista explica também que “a música vocal e instrumental não têm memorial completo. Existe muito repertório”. Assim, o barítono e a pianista têm realizado ciclos de recitais apresentando um panorama da canção brasileira ou da música vocal através dos tempos, incluindo sempre solos de piano.


Pérez e Berenice se apresentaram pela primeira vez em São João del-Rei em 1970 e depois retornaram em 1986. Ambos ressaltaram, em entrevista à Gazeta, o quanto estão animados pela oportunidade de se apresentarem juntos novamente em uma cidade que tanto os agrada.


BERENICE MENEGALE E ELADIO PÉREZ-GONZÁLEZ SÃO PREMIADOS COM A MEDALHA VILLA-LOBOS PELA ACADEMIA BRASILEIRA DE MÚSICA.


Em 2015 a Academia Brasileira de Música deu a Pérez a Medalha Villa-Lobos na categoria Intérprete, e a Berenice na categoria “Educador”.

Os dois se apresentarão hoje, às 18h.

Já amanhã, às 10h, Pérez, que também estudou atuação e ensinou o ofício a muitos atores de teatro e televisão, irá ministrar uma oficina de voz. A atividade será voltada para todos aqueles que utilizam a voz profissionalmente, sendo cantores, locutores, professores e, principalmente, atores. Ambos os eventos serão abertos ao público e acontecerão no Centro Cultural, com entrada franca.

In 
www.gazetadesaojoaodelrei.
-----------------------------------------------
Berenice Menegale e Eládio Pérez-Gonzales - Festival OP 2013


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários