Derbson Frota lança livro de cordel sob o título “Escola Monsenhor Aguiar – 40 anos de História”

DO TEXTO: Felicitamos o nosso parceiro Derbson Frota pelo lançamento da sua primeira obra literária.
No último dia 13 de agosto aconteceu, em Tianguá, Ceará, o lançamento do livreto de Cordel Escola Monsenhor Aguiar – 40 anos de História, de autoria do professor, blogueiro, jornalista e um dos redatores do Portal Splish Splash, Derbson Frota. A obra, criada mediante uma criteriosa pesquisa sobre a história da instituição, homenageia seu aniversário de 4 décadas, ressaltando as principais ações, os prêmios conquistados e todos os professores e funcionários atuais.


Por: Armindo Guimarães
https://www.portalsplishsplash.com/p/armindo-guimaraes.html

No último dia 13 de agosto aconteceu, em Tianguá, Ceará, o lançamento do livreto de Cordel Escola Monsenhor Aguiar – 40 anos de História, de autoria do professor, blogueiro, jornalista e um dos redatores do Portal Splish Splash, Derbson Frota. A obra, criada mediante uma criteriosa pesquisa sobre a história da instituição, homenageia seu aniversário de 4 décadas, ressaltando as principais ações, os prêmios conquistados e todos os professores e funcionários atuais.

A cerimónia de lançamento, organizada pelo Núcleo Gestor, aconteceu na própria escola, que fora fundada em 17 de outubro de 1975. Participaram do momento os alunos, professores e funcionários, e entre os convidados, estiveram presentes o professor, palestrante, escritor, poeta e autor do hino da cidade, Valdecy Santos de Abreu.

Felicitamos o nosso parceiro Derbson Frota pelo lançamento da sua primeira obra literária.

Literatura de Cordel

A Literatura de Cordel, também conhecida no Brasil como folheto, é um género literário popular escrito na forma rimada e impresso em folhetos. Ganhou este nome pois, em Portugal, país de criação do cordel, eram expostos à venda amarrados em cordões.

A Academia Brasileira de Literatura de Cordel foi fundada em Setembro de 1988 no Rio de Janeiro.

A literatura de cordel contribui para manter a cultura, o folclore e a tradição regional do nordeste brasileiro, divulgando a arte e os valores do povo e dos autores locais. Além disso, por ter uma tiragem bastante elevada de exemplares circulando, o cordel contribui para a consolidação do gosto pela leitura e para a erradicação do analfabetismo.

Biografia do Autor

Francisco Derbson Frota Araujo, natural de Tianguá, nasceu em 8 de maio de 1983. Filho de Ivan Frota e Dalvani Frota, casado com Viviane Alves e Vítor Frota. É graduado em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú e Pós Graduado em Informática e Comunicação na Educação pela Universidade Cândido Mendes e em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Ceará. 
É professor de Informática efetivo da Rede Municipal de Educação desde 2004. 

De 2005 a 2012 foi Diretor da Escola Municipal de Informática Messias Napoleão de Macedo. De 2013 a 2014 foi professor no CEB João Nunes de Menezes, lecionando cursos de informática para pais de alunos. Na rede estadual, é professor do Laboratório Escolar de Informática da Escola de Ensino Médio Monsenhor Aguiar desde 2008, onde foi também por 2 anos professor de Língua Espanhola. 

Trabalhou de 2001 a 2006 na Rádio Tropical FM, inicialmente como operador de áudio. Posteriormente tornou-se radialista.

Desde 2013 é professor do Laboratório de Informática da Escola de Ensino Fundamental Dom Francisco Javier Hernández Arnedo, ministrando cursos básicos e avançados de informática para os alunos e pais dos alunos e trabalhando também com o software Luz do Saber, além de dar suporte para que os professores trabalhem com a informática como uma ferramenta pedagógica para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. 

É convidado eventualmente por faculdades para ministrar aulas de Informática Aplicada e afins. É responsável pela criação e edição de 3 blogs escolares e um blog de notícias gerais. É também wikipedista, tendo criado, até o momento, 30 artigos para a wikipédia. 

Derbson Frota está no Facebook em https://www.facebook.com/derbson.frota


Momento de entoação dos hinos nacional e estadual
Diretora da Escola Monsenhor Aguiar, Flávia Azevedo
Auditório lotado para prestigiar o primeiro lançamento de um livro sobre a escola

Com a palavra, o autor do Cordel, Derbson Frota

Escritor, poeta e autor do hino da cidade, Valdecy Santos de Abreu
Paola Ibiapina, representante da CREDE 5 e superintendente da escola
Coordenadora Anneliese Vasconcelos
Ex-coordenadora Aurisélia Azevedo

Ex-professor, Coordenador e Diretor Flávio Coutinho

Talia Farrapo, representando os alunos

Parabenizamos ao nosso redator Derbson Frota pela autoria

Confira o vídeo com a palavra do autor:


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários