Professora ensina paz com músicas do Roberto Carlos em Piracicaba, SP

DO TEXTO:
 Crianças aprendem sobre a paz cantando e dançando
(Foto: Arquivo Pessoal/Rosemeire Barbosa)


Do G1 Piracicaba e Região
 
Atividades também têm dança na Escola Municipal Profª Olívia Caprânico.

Projeto de Rosemeire Barbosa classifica cantor como 'mensageiro da paz'.


Músicas do cantor Roberto Carlos são as bases para o projeto de uma professora da rede pública de  Piracicaba (SP) que tenta transmitir mensagens de paz aos alunos. Desde 2009, Rosemeire Barbosa, de 51 anos, ensina que o diálogo é a melhor maneira de se resolver problemas e busca mostrar uma perspectiva de vida diferente às crianças de 7 e 8 anos da Escola Municipal Professora Olívia Caprânico, no bairro Mário Dedini, periferia da cidade.
 
 Alunos acompanham projeto em site de Portugal
(Foto: Arquivo Pessoal/Rosemeire Barbosa)
 
O projeto "Roberto Carlos: Mensageiro da Paz" surgiu depois de uma homenagem ao músico preparada pela professora com alguns alunos, ainda em 2009. "Da homenagem aos 50 anos de carreira dele saiu a ideia do projeto", disse Rosemeire.

"Nós trabalhamos as músicas do Roberto Carlos levantando a temática da paz e da positividade. O objetivo é atingir as crianças e também as famílias, por que elas vivem muito próximas da violência aqui no bairro", afirmou a professora.

Canções como "Emoções", "Como é grande o meu amor por você" e até a recente "Esse cara sou eu" ganharam versões para as vozes das crianças, que também dançam nas apresentações. De acordo com Rosemeire, a paz é trabalhada nas esferas interior, social e ambiental. "Esses três pontos são facilmente identificados nas músicas do Roberto Carlos e são coisas do dia a dia, por isso a importância de se trabalhar esses aspectos."
 
Ajuda de fãs

Segundo a professora, a atividade conta com apoio de um site de Portugal que reúne informações sobre o cantor. "O portal sempre coloca também notícias sobre o projeto e as crianças adoram o reconhecimento", disse.

Fãs brasileiros também tentam ajudar, de acordo com Rosemeire. "É muito legal ver a solidariedade das pessoas. Antes de ir a um show, por exemplo, alguns fãs entram em contato conosco para pegar materiais do projeto e tentar entregá-los ao Roberto Carlos", afirmou.

Pacificadores

Para a professora, outros pacificadores são trabalhados com as crianças em simultâneo com Roberto Carlos. "Existem outras pessoas que as crianças precisam conhecer para ter mais conhecimento sobre paz, pessoas que tiveram grandes atos, como Martin Luther King, Madre Tereza de Calcutá, Chico Mendes e o maior de todos eles: Jesus Cristo."
 
 Cantor falará sobre projeto em seu tempo, diz
assessoria (Foto: Fredson Souza/Divulgação)
 
Frutos

O maior fruto colhido com o projeto é ver que as crianças aprenderam a resolver os problemas por meio do diálogo, conforme Rosemeire. "Várias vezes vejo meus alunos acabando com uma briga, parando para pensar e lembrando o que foi trabalhado em sala de aula. Além disso, as crianças viraram fãs do Roberto Carlos", afirmou ela.

O rei

A reportagem tentou entrar em contato com o músico para que ele comentasse o projeto, mas a assessoria de imprensa informou que o cantor falará sobre o assunto no tempo dele.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários