Gil, Roberto e Erasmo divulgam vídeo sobre questão das biografias

DO TEXTO:

"Não queremos calar ninguém, só queremos o que a constituição já nos garante, o direito de nos defender e de nos preservar", afirma Gilberto

Os músicos Gilberto Gil, Roberto Carlos e Erasmo Carlos estão em um vídeo divulgado pelo grupo Procure Saber nas redes sociais, nesta terça-feira à noite. Durante quase cinco minutos, os três artistas se intercalam na tarefa de explicar a posição da associação, que à princípio se colocou contra a mudança na legislação que permitiria a circulação de biografias sem autorização prévia de seus personagens. O Procure Saber é presidido pela produtora Paula Lavigne e também integrado por Caetano Veloso, Chico Buarque, Djavan, e outros.

No vídeo, os três artistas defendem o direito à privacidade e à intimidade, entretanto sinalizam a necessidade de encontrar um equilíbrio entre eles e o direito que o público tem à informação.

"Não negamos que esta vontade de evitar a exposição da intimidade, da nossa dor, ou da dor dos que nos são caros, num dado momento nos tenha levado a assumir uma posição mais radical", diz Roberto Carlos.

"Mas a reflexão sobre os direitos coletivos e a necessidade de preservá-los, não só o direito à intimidade e à privacidade, mas também o direito à informação, nos leva a considerar que deve haver um ponto de equilíbrio entre eles", completa Gil.

Em seguida, Erasmo Carlos acrescenta:

"Não abro mão do direito à privacidade e à intimidade, a nossa e a dos que podem sofrer por estarem ligados a nos".

Os artistas também se defenderam das comparações à censura que a exigência de autorização prévia tem sofrido:

"Mas queremos afastar toda e qualquer hipótese sobre a censura prévia. Queremos sim garantias contra os ataques, os excessos, as mentiras, os insultos, os aproveitadores", afirma Gil.

Por fim, Roberto Carlos coloca pressão no poder judiciário:

"Confiamos que o poder judiciário há de encontrar uma maneira de conciliar o direito constitucional à privacidade com o direito também fundamental de informação".

Diário Catarinense


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários