Festival do Rio exibirá novo Woody Allen, estreias nacionais e filmes de Veneza e Cannes

DO TEXTO:
Cate Blanchett, Max Casella, Bobby Cannavale e Sally Hawkins, em 'Blue Jasmine', de Woody Allen, que será exibido no festival 


Maior evento de cinema da América Latina, o Festival do Rio começa na próxima quinta (26) com uma seleção de 380 filmes que inclui algumas das principais apostas nacionais em 2013 e um punhado de obras inéditas de diretores queridos pelos cinéfilos, como Woody Allen ("Blue Jasmine"), Ken Loach ("O Espírito de 45") e Terry Gilliam ("The Zero Theorem").
Em entrevista coletiva na manhã desta terça (24), as diretoras do festival, Ilda Santiago e Walkíria Barbosa, destacaram também a presença de produções exibidas nos principais festivais internacionais.
"Neste ano, mais do que em outros, estamos conseguindo trazer para o Rio filmes que acabaram de passar nos grandes festivais, como Veneza e Toronto", disse Santiago. Entre eles estão o documentário "Sacro Gra", de Gianfranco Rosi, vencedor do Leão de Ouro, em Veneza, e a elogiada ficção científica "Gravidade", de Alfonso Cuarón, com Sandra Bullock e George Clooney.

O evento carioca mostrará ainda longas exibidos em Cannes, como "Nebraska", de Alexander Payne ("Sideways"), "Only God Forgives", nova parceria do diretor Nicolas Winding Refn com o ator Ryan Gosling (depois de "Drive"), e "Heli", que deu ao mexicano Amat Escalante o prêmio de melhor diretor.
O 15º Festival do Rio será aberto na quinta (26) com a coprodução franco-brasileira "Amazônia", rodada em 3D ao custo de R$ 26 milhões. O longa de ficção, dirigido pelo francês Thierry Ragobert ("O Planeta Branco"), conta a história de um macaco prego que precisa sobreviver na floresta amazônica após um acidente de avião.

Outra grande coprodução, a aventura "Serra Pelada", de Heitor Dhalia ("À Deriva"), encerrará o festival em sessão de gala no dia 9/10 --a estreia em circuito está prevista para dez dias depois. Rodado em Paulínia (SP) e no Pará, o filme conta a história de dois amigos, Juliano (Juliano Cazarré) e Joaquim (Julio Andrade), que deixam São Paulo em busca de ouro na recém-descoberta jazida paraense, nos anos 1980. O longa ainda tem Wagner Moura, Matheus Nachtergaele e Sophie Charlotte no elenco.

CONVIDADOS INTERNACIONAIS

Cerca de 200 convidados estrangeiros virão para o festival e para seu encontro de negócios, o Rio Market. Entre os nomes mais conhecidos estão a atriz americana Dakota Fanning, que virá para promover "Night Moves", de Kellyy Reichardt, a cineasta francesa Claire Denis ("Chocolate") --que apresentará seu novo filme, "Bastardos", exibido na mostra Um Certo Olhar, do Festival de Cannes-- e o roteirista Paul Schrader ("Touro Indomável", "Taxi Driver"), que mostrará seu filme mais recente como diretor, "The Canyons", e será homenageado com uma retrospectiva.

"É claro que o público gosta de celebridades, mas nós gostamos de convidados que tenham interesse em vir ao Brasil e, eventualmente, até voltar para fazer projetos aqui", disse Santiago. "Trazer o convidado no momento em que ele está engajado com o filme é o que mais nos interessa, para que ele tenha contato com o público, não seja só uma foto na praia de Ipanema."

 O ator Wagner Moura em cena do filme 'Serra Pelada', que fechará o Festival do Rio 

http://www1.folha.uol.com.br
POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários