Festa da Broa - Avintes 2012 - Fui ver como era pra contar como foi

DO TEXTO: Depois de bem comido e bem bebido, dei uma volta por Avintes visitando a famosa Padeira que num pedestal, bem no centro da vila, faz jus à laboriosa a
De 24 de Agosto a 2 de Setembro, decorreu em Avintes a 25ª Edição da Festa da Broa 2012, com muita música, teatro, animação e boa comida. Como apreciador da famosa broa, armei-me em turista d’Avintes e de máquina fotográfica a tiracolo fui até lá.


Por: Armindo Guimarães

De 24 de Agosto a 2 de Setembro, decorreu em Avintes a 25ª Edição da Festa da Broa 2012, com muita música, teatro, animação e boa comida. Como apreciador da famosa broa, armei-me em turista d’Avintes e de máquina fotográfica a tiracolo fui até lá.

Deixo aqui algumas das fotos que captei.


Depois de visitar os expositores de venda da broa e dos velhotes de Avintes, passei pelas tasquinhas que à entrada expunham apelativas ementas da cozinha tradicional portuguesa.


Entrei numa ao acaso e só depois de sentado na mesa à frente de um jarro de verde tinto, azeitonas, chouriço assado, bucho e, é claro, a indispensável broa d’Avintes, é que reparei que estava na tasquinha d’Os Plebeus Avintenses. Já estava a despachar o expediente referente à sardinhada assada com pimentos quando me lembrei que há uns anos estive na sede dos Plebeus participando naquela que foi uma Noite Mágica proporcionada pelo Clube Ilusionista Fenianos. Além da dupla mágica Arguimar & HB, recordo que estiveram presentes Joferk & Cristy (Fernando Coimbra) Framot, Humberto & Augusta, Fred Allen, Olimack, Maury and Tany, Edi & Tó. Creio que semanas depois nova Noite Mágica teve lugar na União Académica de Avintes, mais ou menos com o mesmo elenco.


Depois de bem comido e bem bebido, dei uma volta por Avintes visitando a famosa Padeira que num pedestal, bem no centro da vila, faz jus à laboriosa arte da produção daquele que é provavelmente o tipo de pão mais afamado de Portugal.

Fotografei a Padeira e, ao fazê-lo, lembrei-me do recente artigo que publiquei no Portal Splish Splash sob o título “Confirma-se: Leonardo de Avintes (1452-1519) era Português”, lamentando que junto à estátua da Padeira não tenha ainda sido colocado ao menos um busto do ilustre Avintense Leonardo d’Avintes, mais conhecido por Leonardo Da Vince. Eis o link do artigo: http://www.portalsplishsplash.com/2012/06/confirma-se-leonardo-de-avintes-1452.html


POSTS RELACIONADOS:
2 Comentários

Comentários

  1. Olá maninho!

    Esta festa da Broa de Avintes deve ser muito gostosa, na acepção da palavra! Quanta coisa boa! As broas são lindas, de dar água na boca.Quantos petiscos delícia!
    Gostei dos artesanatos, dos bordados...Tudo lindo!
    Quem fez o passeio foi você maninho, mas eu amei!
    Obrigada.

    Temos aqui uma padaria famosa,que vem vindo de geração para geração.O fundador era português e os filhos vão tocando com o mesmo padrão.Fazem umas broas deliciosas, amo.
    Não são de Avintes,são de Sorocaba, mas são muito boas...

    Parabéns maninho, pelas fotos, pelo texto.
    Beijinhos carinhosos da maninha,
    Carmen Augusta (Guta)

    ResponderEliminar
  2. Querido Armindo!!!

    Já começaste a nos encantar com a bela frase que serve de título da matéria:
    "FUI VER COMO ERA PRA CONTAR COMO FOI".
    Tua criatividade é incrível, é imprecionante!!!

    Só em olhar as maravilhosas broas na foto de ilustração, sem falar as que aparecem no vídeo, repito o que disse a Amiga Carmen Augusta:
    "As broas são lindas, de dar água na boca."

    Armindo, estou te vendo na tasquinha d'Os Plebeus Avintenses, saboreando todos aqueles quitutes e o delicioso vinho, ai... chego a sentir o sabor, tanto do vinho quanto dos petiscos.

    Muito lindas as fotos, me chamou a atenção a organização e a limpeza do local onde estão montadas as barracas das Padarias, pois um evento desse porte, que certamente por lá passaram muitos visitantes, não se vê um papel, nenhuma sujeira no chão. Eu já tinha notado esse detalhe em outras fotos que postaste, isso demonstra a cultura Povo Português. Parabéns!!!

    Gostei de ver o artesanato e os lindos bordados.
    A paisagem da Avintes é maravilhosa, a Nossa Terrinha-Portugal é linda mesmo!
    Certamente foi um belo passeio que fizeste.

    Armindo, a vontade de comer essas broas foi tanta, que fui pesquisar para ver a receita das "Broas de Avintes".

    Obrigada por partilhar essas maravilhas!

    Parabéns, Armindo, és sensacional!!!
    Teus trabalhos são lindos e agradam sempre!!!
    Beijinhos:)
    Alba Maria






    ResponderEliminar