Michel Teló - Campo Pequeno: Ai! Pegou-nos a todos de surpresa

DO TEXTO:

O Brasil já nos habituou a estranhos casos de sucesso no universo musical. O ano passado foi o ano do Rebollation trazido pela banda Paragolé da qual tiveram honras de ser cabeça-de-cartaz no Festival Delta Tejo 2011. Este ano chega-nos Michel Teló que se tornou um êxito mundial graças à dança protagonizada por Cristiano Ronaldo ao festejar a marcação de um golo num jogo de futebol. E é o próprio Michel Teló o primeiro a reconhecer esse facto e que nunca pensou que este sucesso tremendo lhe pudesse acontecer na vida. Aos 31 anos, o cantor que desde os anos 90 pertenceu a um grupo popular chamado Grupo Tradição, resolveu em 2009 lançar-se a solo com “Balada Sertaneja”, mantendo assim as suas raízes folk e populares brasileiras, tornando-se de imediato um caso de sucesso por todo o Brasil com o DVD Michel Teló ao Vivo. Foi perante uma plateia esgotadíssima no Campo Pequeno, em Lisboa, que Michel Teló deu início à sua tournée europeia que conta com mais uma data em Portugal, mais propriamente em Guimarães e que vai passar por Inglaterra, França, Espanha, Holanda e Itália.




A noite estava amena e a afluência de pessoas adivinhava que a noite ia ser de verdadeira festa. A comunidade brasileira esteve em peso no Campo Pequeno e até à entrada para o recinto, foi curioso ver a maneira como o marketing é poderoso nestas alturas. Tal como uma estrela de futebol, Michel Teló teve direito a ver o nome dele estampado em cachecóis… e é assim que se comercializa um nome. Pouco depois das 22 horas, e após um profundo aquecimento musical patrocinado pela Cidade Fm, Michel Teló dá início ao espetáculo com o êxito Ei, Psiu! Beijo Me Liga, seguindo-se Vamos Fazer Festa com o próprio artista a tocar acordeão que colocou todo o público em verdadeiro delírio. Simplificando, Michel Teló estava praticamente em casa e o ambiente rapidamente ‘esquentou a galera’.



"Não consigo acreditar que estou em Portugal' foram as primeiras palavras dirigidas ao público com forte emoção, continuando a cantar Larga de Bobeira. “Nossa, assim vocês me matam. Estou muito emocionado e feliz por vir cantar a Portugal e é uma honra tremenda para mim. Muito obrigado a todos. São um povo super querido”. Como é de prever toda a plateia do Campo Pequeno entrou em delírio profundo e o ambiente continuava muito quente ao ritmo de canções sertanejas.


Foi anunciado que o concerto estava a ser transmitido em direto através das redes sociais em exclusivo para todo o mundo e, em tom de brincadeira, o cantor questionou quem queria ir com ele para a sua Humilde Residência, título do novo single que pertence ao último DVD “Michel Teló na Balada”. Com as máquinas fotográficas sempre a disparar e a filmar, ninguém quer deixar escapar o momento, até mesmo quando surge os famosos senhores a vender cerveja e a pessoa que está ao nosso lado lhe tira uma fotografia. Há que ter sentido de humor e saber divertir-se.



A festa continuou com Me Odeie, Fugidinha e Saudade da Minha Terra, sendo esta última uma canção especial dedicada a todos os brasileiros que gostam de música sertaneja e para lhes relembrar as suas raízes brasileiras. Depois de desabafar que pretendia tocar um fado, mas que não se lembrava de nenhum, o cantor interpretou I’m Yours de Jason Mraz, juntando a melodia com uma canção sua de título Chora Me Liga. A partir daqui, o número de covers interpretadas por Michel Teló superou o esperado. Contudo, provou que é um entertainer e que consegue captar a atenção do público ou então é apenas uma maneira de o ter como garantido. Transmitindo uma atitude positiva e vibrações agradáveis, a remistura de canções de Ivete Sangalo e de ritmos carnavalescos, axê e sertanejo, teve como ponto alto Vamo Mexer. Depois de tanto ritmo, altura de abrandar um pouco com balada Someone Like You de Adele à qual nos pegou de surpresa positivamente e continuando o reportório de músicas românticas com o tema Como É Grande o Meu Amor Por Você do rei Roberto Carlos.


E eis que, uma hora depois, surge o momento mais esperado da noite! Conseguem adivinhar? Michel Teló e a sua banda saem do palco e no ecrã ao fundo do palco surge uma sequência de vídeos com várias crianças, personalidades do mundo do espetáculo e do futebol a dançar e a cantar o mega sucesso Ai Se Eu Te Pego. Para a sua interpretação, Michel Teló vestida uma camisola da seleção portuguesa com o número 7 e o Campo Pequeno quase que se desmorona, sobretudo com a adaptação do verso para “Sexta-feira no Campo Pequeno passou a miúda mais gira". No final, com a bandeira do Brasil em ombros, dá continuidade ao espetáculo com Amanhã Sei Lá cujo refrão “Tou com vontade de te encher de beijos” seria certamente o sonho de qualquer mulher presente no recinto.



Depois do ritmo de Dança Kuduro e mais música sertaneja para os brasileiros matarem saudades do seu país, como Desde Do Lance, e na tentativa de que não nos iria surpreender mais, Michel Teló consegue superar todas as expectativas com a interpretação de Na Garagem da Vizinha, tema imortalizado por Quim Barreiros, pois quando o cantor esteve em Portugal há algumas semanas, questionou algumas pessoas sobre que tipo de música se ouvia em Portugal e esta canção foi uma das sugestões. Seguiu-se mais canções carnavalescas como Arere de Ivete Sangalo, um mix de música eletrónica com sertaneja onde o artista surge novamente com o acordeão em punho e óculos escuros, enquanto cantava Te Amo And Open Bar, Paparamericano com direito a coreografia e I Got a Feeling dos Black Eyed Peas com o cantor a descer para perto do público retribuindo apertos de mão.



Para terminar em grande, a distribuidora e produtora do espetáculo subiu ao palco para entregar o disco de platina pela venda do DVD Michel Teló ao Vivo. “Estou bastante emocionado. Quero agradecer a todos os brasileiros, portugueses, meios de comunicação, Toda a minha família…” e com lágrimas nos olhos canta Faz Um Milagre Em Mim. Mas se o concerto começou em clima de festa, teria de terminar em clima de festa, fervendo o clima com If I Catch You, a versão em inglês de Ai Se Eu Te Pego que deixou todo o público quase sem voz. Com estranhos fenómenos de popularidade, Portugal sempre soube lidar e guia-los bastante bem. Quem é apreciador deste género de música, com certeza que amou o espetáculo.


Texto: Ana Cláudia Silva
Fotografias: Manuel Casanova

POSTS RELACIONADOS:
8 Comentários

Comentários

  1. Gosto muito de Michel Teló, e pelo seu jeito simples e simpático terá mais músicas reconhecidas!

    ResponderEliminar
  2. Alba Maria Fraga Bittencourt26 de fevereiro de 2012 às 12:42

    Querido Armindo!

    Que maravilha saber que um brasuca fez todo esse sucesso em Portugal.
    Parabéns pela reportagem...de tanta riqueza de detalhes,lendo o texto, eu me senti como se estivesse presente nesse espetáculo que tanto mexeu com os nossos Amigos Portugueses.
    Um Grande Abraço
    Alba Maria

    ResponderEliminar
  3. Que Deus proteja nosso alemaozinho!!!

    ResponderEliminar
  4. Meu nome eh Ariane Bontempo e tenho acompanhado esse menino desde o tempo do Tradicao.
    Sinto um orgulho enorme de saber que um brasileiro ta levando alegria pra tanta gente! Faltou ele dancar Rebolation!! rsrsrsrs
    Belissimo texto, emocionou de verdade, paabens Armindo Guimaraes!

    ResponderEliminar
  5. E com voces......Michel Telooooooooooooooooooooo!!!!!


    Anonima nada, meu nome eh Ariane Bontempo.

    ResponderEliminar
  6. Ariene faz tempo que voce é BREGA hein. kkkkkkkk

    ResponderEliminar
  7. Parabéns pelo texto, realmente falas muito bem de nosso menino. E parabéns ao Michel Teló.
    Precisas de ver o que escrevem dele aqui no Brasil.
    O bando de invejesos daqui preferem pagar horrores para ver velhos caquéticos estrangeiros à despejar o que parecem ser seus últimos acordes aqui no Brasil.
    O bom ver falarem tão bem dele aí.

    ResponderEliminar