A Hora do Planeta - 2011

DO TEXTO:



                                                                                                                  
Por Mazé Silva
Portal Splish Splash


Já faz quatro anos, que o mundo aderiu a uma campanha em prol da preservação do Planeta, que nomeou-se de " A Hora do Planeta".


Este ano está sendo realizado no dia de hoje, 26/03/2011 em todo mundo civilizado, esse ato simbólico provido em todo planeta terra, organizado pela ONG WWF, em uma demonstração e preocupação com o aquecimento global, que todos nós sabemos que está agravando-se ainda mais à medida que o mundo torna-se mais industrializado e mais desenvolvido.

 

A determinação e o uso da consciência de todos os povos de apagar as luzes por uma hora ou seja durante 60 minutos. Envolve governos, empresas e a população que conscientemente tomarão medidas cabíveis para que tenhamos um mundo melhor, mais ecológico, e progressivamente sustentável.


A União faz a força e os países que mais poluem, que mais consomem energia e provocam catástrofes ecológicos são os que deverão ter mais seriedade em relação a esse assunto primordial para a humanidade, digo sim, para o Planeta Terra.


Esperamos que este ano haja uma maior adesão de países e pessoas que conquistaram aderir a esse pequeno sacrifício, diante do tamanho de problemas que o planeta vem enfrentando.


O Aquecimento Global é uma consequência do mal uso do que usufruímos. E com o enriquecimento e aumento do capitalismo, o egoísmo tornou-se maior do que a sensibilidade com os males e os danos que provocamos no planeta.


As geleiras estão derretendo, o nível de água dos oceanos estão aumentando, o ar que respiramos não está mais puro pelo grande números de indústrias que poluem, e em decorrência da urbanização, aumento do número de pessoas, e aumenta o consumo, a produção de lixo, os gases decorrentes do grande número de veículos que trafegam muitos ainda soltando gases poluentes, assim como as indústrias que jogam à céu aberto detritos industriais e também jogam ao ar o dióxido de carbono, de enxofre, o monóxido de carbono, o chumbo, o iodo onde as enxurradas conduzem para os rios lagos e mares, levando à morte peixes e animais, além da vegetação aquática, como as algas os planctos e consequentemente havendo uma quebra em toda cadeia alimentar.


Monumentos e símbolos arquitectónicos de diversos países, como Alhambra, Torre de Tóquio ou Cristo Rei juntam-se à iniciativa Hora do Planeta e desligam as luzes às 20h30 de 26 de Março para alertar contra o aquecimento global.


O objetivo da Hora do Planeta, que será entre as 20h30 e as 21h30, é levar os cidadãos a desligarem as luzes, assinalando o seu compromisso com o planeta, partilharem histórias e ações que beneficiem a Terra, através da internet, e adaptarem comportamentos diários sustentáveis, como explica a WWF, a associação ambientalista promotora da iniciativa.


Gateway of India ou o Cristo Redentor, no Brasil, Torre Eiffel, em França, Ponte da Liberdade, na Hungria, a Sinfonia de Luzes de Hong Kong (maior luz permanente do mundo) são exemplos de pontos de referência mundiais que se associam à defesa do planeta, enquanto em Portugal a WWF refere centenas de monumentos de 40 cidades.


Em Lisboa, a Ponte 25 de Abril, as Estações do Rossio e de Santa Apolónia, o Aqueduto das Águas Livres, o Teatro D. Maria II, a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos estarão às escuras.


Àqueles «pontos de referência irão juntar-se a centenas de milhões de pessoas, de empresas, comunidades e governos, em todo o mundo, que desligarão as luzes durante a Hora do Planeta, transcendendo as barreiras de raça, religião, cultura, sociais, geracionais e da geografia, numa celebração global do compromisso com a protecção da única coisa que nos une a todos - o planeta», salienta um comunicado da WWF.


Nepal, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Vietname, Finlândia, África do Sul, Japão, China, Turquia, Hungria são outros países onde será visível a participação na iniciativa.


Em 2010, mais de um bilhão de pessoas em 4616 cidades, em 128 países, apagaram as luzes durante a Hora do Planeta. Em 2011, a mobilização será ainda maior.

A ideia é chamar atenção para o consumo exagerado de energia e o consequente aquecimento global.


Participar dessa campanha é está lutando conta o aquecimento global, com as mudanças climáticas, com a preservação dos Ecossistemas e pensar na preservação da fauna e da flora, é querer contribuir para um mundo sustentável, isto é progredir sem agradir, conciliando os bens econômicos, ecológicos e industrializados, assim teremos uma vida mais longa e melhor para toda humanidade.



Vamos todos juntos contribuir com esse ato simbólico, onde muitos países desde cedo já fizeram a sua parte, devido a diferença de fuso horário.

Vídeo Oficial da Hora do Planeta 2011


POSTS RELACIONADOS:
9 Comentários

Comentários

  1. Olà querida Mazé! tu sabes perfeitamente que fico muito sensivel as estes problemas que vao pouco a pouco destreir o nosso planeta.Ha sim sem duviva paises que vao tentando informar as pessoas do problemas que iram surgir para o nossos netos, e o mundo futuro.Mas està claro que se a gente nao se meixe mais e sobre tudo como diz o teu poste os paises que poluam mais e que em geral sao os mais potentes do planeta, se esses realemente nao se investir nestes projetos pois entao seguramente iremos viver momento cada vez dificeis e mais dramàticos no nosso planeta.Beijinhos optimistas porque ainda é tempo de salvar uma grande parte.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Ola! Amigos, Manuel e Mapazepe

    Eu diria aos nobres navegantes que nada do que está acontecendo no planeta, em termos de aquecimento global, por causa da displicência do homem, continuará acontecedno, tendo em vista que os trabalhos de concientização, mormente feito pelos paízes ditos emergentes, estão ficando cada vez mais em evidência e o resultado disto tudo será uma ação contrária, levando todos os países a darem as mão na recuperação desta camada, que, por ora sabem todos, é uma questão de tempo, e tempo breve, podem crer.

    É com base na resposta da própria Natureza que estamos vendo dia a dia, que acredito que o Mundo mudará de paradigma neste sentido.

    É como diz o ditado popular: " Deixe estar jacaré, que a lagoa há de secar e aí eu te pego." eheheheh!!!!

    Nossa! Errei duas vezes, sá e pá! Cruz credo! Ave Maria! Este negócio de aquecimento. Aqueceu até minha cabeça, sô!

    Abraços!

    ResponderEliminar
  5. Maze!!!!!!!!!!!


    Parabens pelo post!!!!!!! LIndo!!Adorei!!!!!

    Abracosrobertolageanos!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  6. Oi, meu amigo Manuel!

    É muito certo o que falastes Manuel, ainda é tempo de salvar grande parte do nosso Planeta e para isso temos que começar a partir de cada um tomando a consciência dos danos que a humanidade tem afetado o seu próprio habitat e sua própria existência.

    Vamos continuar pensando que essa doença tenha cura e muito rápida, para que não venha contagiar toda parte que ainda encontra-se na sua integridade.

    Obrigada meu querido amigo pelo seu comentário otimista e em saber da sua preocupação com o meio ambiente.

    Beijos e abraços!

    Mazé Silva

    ResponderEliminar
  7. Olá meu querido amigo Bottary!

    Gostou do MAPAZEPE, hem? Ehehehehe. E o teu como será? Poderá ser, GERYBOTA? Ehehehehe. Brincadeira meu mineirinho amigável!

    É, meu amigo, a tomada de consciência terá que ser geral, mas Deus está acima de tudo com seu poder de modificar o que lhe convier.

    E você menino esfrie essa cabecinha sô, pra ver se evita um aquecimento das nossas, uai! Não tem problema de errar, pois todos nós erramos sem querer.

    Eu ri foi do tal do aquecimento que fes aquecer sua cabeça! Ehehehehe

    Valeu amigo!

    Beijos e abraços!

    Mazé Silva!

    ResponderEliminar
  8. Olá querida Márcia Tristão!

    Que bom você veio aqui no Portal!

    Obrigada por teres gostado da matéria, tá?

    Apareça mais vezes! Será sempre bom a sua visita aqui.

    Beijos e abraços!

    Mazé Silva

    ResponderEliminar
  9. Olá Mazézita!

    Eu aderí á hora do planeta, como venho fazendo nos últimos anos! Ficámos só com a TV da sala ligada e uma vela!

    Bela matéria!

    Beijos lisboetas

    ResponderEliminar