RC9 - Os músicos da banda de Roberto Carlos (António Wanderley)

DO TEXTO: A banda do cantor e compositor Roberto Carlos, vulgarmente designada por RC9, é comparável à famosa trilogia de Alexandre Dumas, intitulada “Os três m
Composição: António Wanderley.



A banda do cantor e compositor Roberto Carlos, vulgarmente designada por RC9, é comparável à famosa trilogia de Alexandre Dumas, intitulada “Os três mosqueteiros”.

Os 3M, que na verdade eram 4, estavam ao serviço do rei de França, Luís XIII, e os RC9, que na verdade são 17, estão ao serviço do Rei Roberto Carlos.

Mas enquanto os 3M enfrentavam grandes inimigos como o Cardeal Richelieu e seus guardas, além dos huguenotes e dos ingleses, inimigos da Coroa francesa, os RC9 são o séquito real que aqui e além fronteiras apoiam Sua Majestade que no trono salpicado por uma miríade de luzes banhadas por nevoeiro sebastianista, é aclamado pelos seus súbditos ao som de instrumentos musicais regidos pelo seu cavaleiro-mor.

No âmbito das comemorações do cinquentenário da coroação do Rei, os RC9 foram recentemente trazidos à estampa através do site
http://www.rc50anos.com.br/com com fotos e breves palavras de apresentação. São essas fotos e essas breves palavras sobre cada um dos 17 elementos que compõem a banda RC9 que aqui reproduzimos com a devida vénia como reconhecimento por tudo quanto têm feito em prol de Roberto Carlos e dos seus fãs.

Alguns dos elementos já foram alvo de enredos fictícios produzidos pelo autor destas linhas, pelo que se aproveitará para também incluir alguns excertos de tais episódios.

A ideia era publicar este trabalho num só documento, porém, isso iria tornar o artigo demasiado extenso e como tal não muito prático para os estimados leitores. Por isso, decidimos dividi-lo por cada elemento do RC9, sendo que em todos manteremos o presente texto.




Primeiro, em 1964, foram chamados de RC Trio tendo o próprio RC na guitarra, Dedé Marquez na bateria e Bruno no contrabaixo. Roberto Carlos passou a ser só o cantor surgindo então o RC 4 com a entrada de Wanderley no piano e Gato na guitarra. Daí entraram os sopros... e o resto é história. Nos dias de hoje é chamada de RC 9. Com vocês: os músicos que acompanham Roberto Carlos!

---------------------------

ANTÔNIO WANDERLEY - Piano

António Wanderley em palco.

 
Wanderley cavou seu lugar no RC 4 através do amigo Dedé, dizendo ser um exímio guitarrista. Comprovado que de guitarra não entendia nada passou ao piano, instrumento que domina com maestria fazendo parte, até hoje, da orquestra que acompanha Roberto Carlos.
 

-------------------------
 
NOTA PRÉVIA:
A matéria que a seguir publicamos, trata-se de bate-papos onde Wanderley interveio. Para melhor se entender o sentido das suas intervenções, incluímos, também, os diálogos imediatamente anteriores e/ou posteriores.
 
 
------------------------


7 de Maio de 2008, quarta-feira, 11,07h
------------------------------

WANDERLEY, aproveitando para fazer um pedido: - Roberto, eu e Edu, enquanto tomávamos café estávamos precisamente falando nesse assunto, sabe? Esses bate-papos bem que são um barato e eu até tinha ideia em pedir pra você que quando voltasse a bater um papo com o Mindo, me deixasse entrar também.

ROBERTO, nada interessado na ideia do Wanderley: - Wanderley, esqueça essa sua ideia, tá legal? Tou mesmo imaginando você e Edu batendo papo com o Mindo, era um começar e nunca mais acabar. E eu ficando de fora, né!

WANDERLEY, insistindo: - Mas… Roberto, eu prometo não abusar do tempo, tá? Só queria falar com ele sobre umas coisas lá de Portugal.

ROBERTO, suspeitando das coisas de Portugal que interessam a Wanderley: - Wanderley, não insista, bicho! Se forem as coisas que eu estou pensando, cê sabe que aqui no nosso Brasil há milhões a pegar, bem atraentes e duma beleza que dá gosto ver. São uma brasa, mora!

WANDERLEY, resignado: - Cê tem razão, Roberto! Mas como a gente vai a Portugal em Julho, não sei se tá vendo?

………………………


ROBERTO, nos limites da sua paciência: - Dárcio! Por favor, bicho! Não complique mais as coisas, tá legal? Cê não sabe que esse cara do Mindo contagia todo mundo com seus ditos, mora!? Olhe aí, o Edu! Olhe aí, seu netinho Enrico! Olhe aí, sua filha, Camille, mãe de Enrico! Olhe aí, Erasmo! Olhe aí, tantos mais!

WANDERLEY, atento: - Roberto, você se esqueceu de incluir um nome!

ROBERTO, surpreendido: - Que nome eu esqueci, Wanderley?

WANDERLEY, numa de pegar com Roberto: - Se esqueceu de seu nome! eheheheheh

TODO O PESSOAL RINDO EM CORO: - Eheheheheh

ROBERTO, perplexo, vocifera: - Vocês estão todos se rindo, do quê, carago, digo, caramba!? ME CHAMEM A CARMINHA!

TODO O PESSOAL, NÃO SE CONTENDO, VOLTA A RIR EM CORO: - Eheheheheh

………………………


WANDERLEY, para Erasmo: - Oi, Tremendão! Tudo legal com você? Brigado. Aqui o pessoal também tá mandando pra você um grande abraço. Pois, não! E era isso que eu queria fazer, Erasmo. Uma vez que o Mindo tá em linha com Roberto, eu podia aproveitar e perguntar pra ele sobre aquelas coisas que a gente sabe lá de Portugal. Acontece que Roberto não deixou eu falar pro Mindo, me pedindo pra não insistir e dizendo que aqui no Brasil havia milhões a pegar, bem atraentes e duma beleza que dá gosto ver. E que eram uma brasa, mora! Eu também não entendi. Não se preocupe, Erasmo. Eu depois falo com o Edu e a gente se arranja, tá? eheheheheh Abração!

ROBERTO, para Wanderley: - Wanderley, era preciso você botar queixinha de mim pro Erasmo, cara?

WANDERLEY, justificando: - Roberto, eu só tava dando uma satisfação pro Erasmo.

……………………………


EDUARDO, para Roberto: - Roberto, não seria melhor a gente fazer um pequeno intervalo pra tomarmos um cafezinho?

ROBERTO, respondendo: - Edu, agora que nós tamos acabando nossa reunião é que você lembra de intervalo pra cafezinho? Certamente você queria era aproveitar pra continuar seu alto bate-papo com Wanderley. Eheheheheh Vamos continuar, gente!

ROBERTO, prosseguindo com o assunto: - Onde é que nós íamos, gente?

WANDERLEY, respondendo: - Roberto, íamos tomar um cafezinho se houvesse intervalo, mas como não há, vamos continuar analisando os comentários que os fãs deram ao 24º Bate-papo. Só falta analisarmos os comentários da Conceição Oliveira e do Sandro Rogério.

ROBERTO, surpreso pelo ponto da situação dado por Wanderley: - Pôxa, Wanderley! Isso prova que você está atento e isso muito me satisfaz, pois se vê que você está dando a importância que o assunto merece. Brigado, viu?

WANDERLEY, estragando o elogio: - É que se não andamos rápido com isto, estamos tramados que só saímos daqui amanhã. Ainda por cima sem intervalo nem nada!

…………………………


WANDERLEY, intervindo sobre a máxima: - Roberto, essa máxima está bem legal, mas tem um senão. Como é o Mindo que publica os bate-papos, todo mundo o vai considerar de mentiroso, né?

ROBERTO, ripostando: - Wanderley, você parece que não tem pressa que esta reunião acabe, bicho! Depois, dá pra ver que você tá feito com o Edu, numa de estarem sempre protegendo o Mindo, e isso eu não tô gostando, não! É que para isso estou eu, né? Além do mais, se chamarem o Mindo de mentiroso, pra quem já é chamado de tanta coisa, como primo, tio, sócio, etc., bem que mais essa de mentiroso não o afeta em nada, tá legal? eheheheheh

ARMINDO, para Roberto: - Ó Berto, é mesmo como tu dizes, pá! Essa de mentiroso é subjetivo. Por exemplo, se tu agora disseres: “todos os que estão nesta sala, são mentirosos”, isso significa que tu também és mentiroso pois que também estás na sala. Certo?

ROBERTO, confuso: - Mindo, você vai buscar cada uma do carago, digo, do caramba! Cê tá me chamando de mentiroso?

ARMINDO, responde: - Claro que não, Berto! Se todos os que estão nessa sala são mentirosos e se tu também és mentiroso por fazeres parte desses todos que estão na sala, então significa que quando disseste aquela frase estavas a mentir. Portanto, se estavas a mentir, conclui-se que tu, e todos os que estão nessa sala afinal não são mentirosos.


-------------------
7 de Dezembro de 2008, Domingo, 19,44h


----------------


WANDERLEY entra em cena batendo na porta do banheiro

WANDERLEY – Oi! Está alguém no banheiro? Onde se meteu todo mundo?

……………………


WANDERLEY (impaciente à porta do banheiro) – Oi, gente! O que se está passando aí dentro, com todo mundo discutindo e rindo?

……………………


ANA LÚCIA – Wanderley se você espreitar pelo buraco da fechadura cê logo vai ver que logo, logo, vamos ter que respirar aqui!

WANDERLEY – Ana Lúcia, eu estou espreitando mas com todo mundo aí não tá dando pra ver quem está usando o sanitário.

TODO MUNDO RINDO EM CORO: - Eheheheheheheh

ANA LÚCIA – Wanderley, quem disse pra você que alguém táva usando o sanitário?

WANDERLEY – Cê falou que logo, logo, iam precisar de respirar, e aí…

GENIVAL (reclamando) – Wanderley, quem está sentado no sanitário sou eu, mas só pra arrumar espaço aqui no banheiro, viu?

CARMINHA entra em cena, dirigindo-se a Wanderley

CARMINHA – Oi, Wanderley, onde se meteu todo mundo? A equipa tá toda esperando para recomeçar o ensaio mas está faltando o Roberto, Caê, Edu, Paulinho e já nem sei quem mais. E você que tá aí vendo pelo buraco da fechadura?

WANDERLEY (deixando de espreitar pela fechadura para responder a Carminha) – Carminha, eu táva vendo Ana Lúcia, pois ela…

CARMINHA (interrompendo Wanderley) – Nossa! Wanderley, você agora anda espreitando Ana Lúcia no banheiro, é?

WANDERLEY – Carminha, o que aconteceu é que…

CARMINHA (interrompendo novamente Wanderley) – Wanderley, não precisa de dizer mais nada. Me ajude a procurar o Roberto, tá?

WANDERLEY – Carminha, o Roberto tá dentro do banheiro.

CARMINHA – Roberto tá no banheiro com Ana Lúcia? Fazendo o quê?

WANDERLEY – Carminha, o que acontece é que…

ROBERTO CARLOS (interrompendo Wanderley) – Carminha, cê tá aí?

CARMINHA – Estou aqui só pra saber se você vai demorar aí muito tempo com Ana Lúcia. O pessoal quer retomar o ensaio e desse jeito não tou vendo quando.

JUREMA – Oi, Carminha! Eu também tô aqui, viu? Ainda bem que você não está aqui no banheiro. Na certa você não ia aguentar a parada.

CARMINHA – Roberto, você me desculpe mas eu vou falar pro resto da equipe que hoje não há mais ensaio, porque você tá querendo ficar no banheiro com Ana Lúcia e Jurema!

CAETANO VELOSO – Carminha, eu também tô aqui, viu?

CARMINHA – Cê também, Caê? Minha nossa!

EDUARDO LAGES – E eu também!

CARMINHA – Eu não acredito! Edu, você tá aí dirigindo os quatro, é?

WANDERLEY (tentando esclarecer Carminha) – Olhe aí, Carminha! O que está acontecendo é que…

ROBERTO CARLOS – Wanderley, se deixe de explicação e arrume aí uma solução pra sairmos todos daqui, mora!

WANDERLEY (com pergunta desnecessária) – Gente, vocês querem sair do banheiro, é?

EDUARDO LAGES – Wanderley, você ainda pergunta?

WANDERLEY (justificando-se) – É que eu bati na porta e ninguém disse que eu podia entrar, então aí, eu fiquei aqui esperando.

EDUARDO LAGES – Wanderley, já dissemos pra você que tá difícil pra burro o Paulinho abrir a porta pra nós sairmos. Pra mais, Jurema não quer se sentar no colo de Genival pra dar mais espaço aqui. Então, como é que você quer entrar, Wanderley?

ROBERTO CARLOS (impaciente) – Minha Nossa Senhora! Só faltavam Wanderley e Carminha pra complicar ainda mais a situação, mora!

WANDERLEY – Roberto, você me desculpe mas quem está complicando são todos vocês, pois logo que eu bati na porta, se vocês tivessem dito eu logo a teria aberto.

EDUARDO LAGES – Wanderley, se deixe de entretantos e passe logo aos finalmente. Como você vai conseguir abrir a porta?

WANDERLEY – Fácil! Puxando ela. E se Paulinho ao invés de puxar a porta a empurrar, logo ela se abrirá! Eheheheheh

……………………

WANDERLEY – eheheheheh Estou mesmo imaginando os jornais em letras gordas:

WANDERLEY lendo em voz alto um imaginário título de jornal

ROBERTO CARLOS, CAETANO VELOSO, EDUARDO LAGES
e vários elementos da sua orquestra ficaram presos no banheiro
durante o ensaio pro show da gravação do Especial 2008.

TODO MUNDO RINDO EM CORO: - Eheheheheheheh


---------------

A SEGUIR:
ARISTEU REIS

POSTS RELACIONADOS:
8 Comentários

Comentários

  1. Olá Armindo, maninho querido!

    Esses seus bate-papos são o máximo.
    Esse então, quando li a primeira vez ri até, não é que agora resolvi ler de novo, e ri de novo...

    Armindo, Wanderley, é um amor de pessoa, simples e muito, muito divertido.

    Gostaria de conversar com ele um tempão, ia me divertir até. E como toca piano o danado!

    Parabéns pelos bate-papos!

    Beijos,
    Carmen Augusta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Wanderley pianista RC7 QUERO falar com ele pois sou filha de Kuntz Negle maestro arranjador e músico KUNTZ NAEGELE NOME BATISMO ou seja KUNTZ ADALBERTO NAEGELE meu papai

      Eliminar
    2. Adoro os arranjos do Kuntz para um disco do Milton Banana, gravado em 1974.

      Eliminar
  2. Esses músicos do rei são muito legais e simpáticos, e o Wanderley é um exemplo disso! E esses "bate-papos" do Armindo dão o ar da graça!rsrsr

    A propósito, Armindo, estou também na "onda" do Twitter. Meu endereço é twitter.com/derbsonfrota

    Sigam-me os bons!!!!hehehe

    Derbson Frota

    ResponderEliminar
  3. esse bate papo é imaginário

    ResponderEliminar
  4. Eu gostaria de saber onde anda o Vanderlei, pois sou seu fã e não vi mais ele ao piano da banda.

    ResponderEliminar
  5. Boa noite, porque Eduardo Lages tem biografia e o Antônio Wanderley não tem? vamos acionar isso. Cadê a imprensa falada e escrita que falam e mostram demais e não fazem nada para resolver isso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro amigo Dalbem, a imprensa escrita e falada pode divulgar o trabalhos dos artistas, mas não lhe compete fazer a biografia seja de que artista for, até porque ele poderia não autorizar.
      Se o maestro Eduardo Lages tem a sua biografia, é porque fez algo para a ter, assim como fez algo para ter o seu site oficial e blogue e até uma página no Facebook na qual interage com os seus fãs.
      O mesmo podia acontecer com o Wanderley caso ele estivesse interessado nisso e eu seria o primeiro a apoiar a iniciativa porque gostava do trabalho dele quando fazia parte da orquestra do Roberto Carlos.
      Abraço.

      Eliminar