TRIBUTO - Artistas brasileiros lamentam a morte de Michael Jackson

DO TEXTO:

RIO - O mundo da música está de luto e presta homenagens a Michael Jackson, que morreu na tarde desta quinta-feira após sofrer uma parada cardíaca. Veja depoimentos de artistas brasileiros sobre a perda do ícone pop.

Caetano Veloso - A notícia da morte de Michael Jackson foi um grande abalo. Cheguei ao Teatro do Sesi de Porto Alegre e, ao ser informado, pensei imediatamente em meus filhos Zeca e Tom. Logo Daniel Jobim me veio à mente. Ele é conhecedor e devoto de Michael desde a infância. Moreno, meu filho mais velho, também dedicou afeto intenso à figura desse gênio do nosso tempo. Mas são meus filhos menores que hoje se sentem mais atraídos por seu estilo. Como todo mundo, acompanhei Michael desde que ele era pequeno. Como todo mundo, fiquei siderado pelo cantor e dançarino de "Off the Wall" e "Thriller". Como todo mundo, fiquei entre fascinado, enojado e apreensivo diante das transformações físicas por que ele passou. O que quer que tenha havido entre ele e aqueles meninos cujos pais o processaram, acho-o moralmente superior a esses pais. Michael é o anjo e o demônio da indústria cultural. A serpente do seu paraíso e seu mártir purificador. Os talentos artísticos extraordinários frequentemente coincidem com vidas torturadas e enigmáticas. Michael era um desses talentos imensos. Dançando "Billie Jean" na festa da Motown ele foi sim tão grande quanto Fred Astaire: comentava o Travolta de "Saturday Night Fever" e o Bob Fosse do "Pequeno príncipe" (este, uma influência fortíssima e evidente, que nunca vi mencionada). Vou entrar agora no palco pensando em Tom, Zeca, Moreno e Daniel - e, com um nó na garganta, no sentido da nossa atividade. Ele a representava em sua totalidade, fulgurantemente, tragicamente, divinamente.

Gilberto Gil - "Lamento que um talento tão grande, tão incrível vá embora tão cedo. Um talento que proporcionou grandes momentos. Vou sentir saudade do rei do pop".

Ivo Meirelles - "Alguém precisa reinventar a música moderna. Com Michael Jackson morre o verdadeiro jeito pop de seduzir o mundo."

Latino - "Estou chorando como o mundo inteiro deve estar. É a perda de uma geração inteira. Para mim é um choque. Sempre abri os meus shows com músicas dele. Sempre me inspirei no "showman" que ele foi".

"Alguém precisa reinventar a música moderna"

Eduardo Lages, maestro do Roberto Carlos - "Eu e o Roberto Carlos assistimos ao show do Michael Jackson há 20 anos e depois fomos ao camarim dar um abraço nele. Para mim o Michael Jackson era o último grande ídolo pop mundial que surgiu. Era um show de talento. O Roberto Carlos sempre foi muito fã do Michael Jackson".

Gabriel O Pensador - "O Michael Jackson deixou muita música boa. Foi um pioneiro nos videos clipes. Desde criança ele já era um talento. Todas as polêmicas ficam em segundo plano neste momento"

Ricky Vallen - "Tô arrasado! Liguei para todos os meus amigos quando soube, tô colado na TV esperando a notícia de que não seja verdade. Mas acho que não tem jeito... O cara era um mito, tenho todos os DVDs dele, cantava músicas dele nos shows... O que me deixa chateado é que o cara fez tanta gente feliz mas não foi feliz. Viveu boa parte da vida com um monte de abutre em cima dele por causa do maldito dinheiro".

Michael Sullivan - "Perdemos o maior fenômeno da música mundial. Existem grandes talentos, mas Michael sempre foi único. O mundo da música vai ficar de luto durante um ano. Já fui a um show dele e fiquei impressionado. É um dia muito triste".

"Todas as polêmicas ficam em segundo plano neste momento"

Claudia Leitte - "Foi o maior artista do mundo, o mais completo e talentoso. Ele me impressionava em tudo que fazia. Tenho muita coisa sobre ele e aprendi com ele. Li uma biografia dele que me ajudou a entender o fenômeno que foi. Os clipes dele me impressionavam e às vezes, me assustavam. Ele marcou tanto minha carreira que em 2006 resolvi homenageá-lo em minha apresentação no Criança Esperança, interpretando um de seus clássicos, a canção Thriller. A performance se inspirou no clipe da música, que conta com dançarinos "mortos-vivos" e clima de filme de terror".

Elymar Santos -"Ele influenciou toda uma geração. Não existe aquele que não tenha sido tocado por Michael Jackson. Ele marca uma época. Ele foi um grande "showman", um ídolo que não se faz mais. Minha grande lembraça dele é ele pequeno, indo tocar no programa do Chacrinha. A música do mundo perdeu um de seus maiores protagonistas"

"O que me deixa chateado é que o cara fez tanta gente feliz mas não foi feliz"

Sidney Magal -"Eu assisti ao show que ele fez no Brasil em 1993 porque fazia questão de assistir aquele que considerava o maior ídolo de todos os tempos. Eu admirava esse artistas único, que era maior do que a própria arte. Ele era um monstro com quem a gente só tinha a aprender. Tenhos quase todos os DVDs e CDs dele, meus filhos cresceram ouvindo e dançando Michael Jackson. Com sua dança, ele criava coisas fascinantes com o corpo. Foi um artista inato, que desde pequeno se destacou. Tudo o que fazia era de tanto bom gosto, tão bonito, que não tinha como não aplaudir."

25-06-2009


POSTS RELACIONADOS:
1 Comentários

Comentários

  1. Prá mim sempre será aquele menino que cantava Ben, não cansava de ouvir...beijocas!

    ResponderEliminar