Moçambique: Adriana Calcanhotto lança "Saga Lusa", relato de uma viagem a Portugal

DO TEXTO:


Maputo, 26 Mar (Lusa) -- A cantora e compositora brasileira Adriana Calcanhotto lançou hoje, em Maputo, o livro Saga Lusa -- O relato de uma viagem, onde conta na primeira pessoa o surto psicótico sofrido durante a promoção do álbum "Maré" em Portugal.

O lançamento da primeira obra literária de Adriana Calcanhotto antecede a realização, sexta-feira, do único concerto da cantora em Maputo, onde veio divulgar o seu mais recente disco.

A obra hoje lançada na capital moçambicana relata como foram as 120 horas em que a artista passou sem dormir e os delírios aos efeitos causados por uma mistura de remédios para curar uma gripe.

Na digressão por Portugal, Adriana Calcanhotto chegou a cancelar dois espectáculos -- um por doença, outro devido à chuva.

A crise de pânico resultou de "uma combinação mal sucedida de remédios prescritos para uma gripe forte" que a fez vivenciar "alucinações, passar noites sem dormir, ter medo de apagar as luzes, de morrer", lê-se no livro.

O lançamento hoje de apenas 200 exemplares da Saga Lusa -- O relato de uma viagem, já nas bancas moçambicanas a partir de sexta-feira, conta com auxílio da Associação de Escritores de Moçambique (AEMO), disse à Agência Lusa o secretário-geral da agremiação, Jorge Oliveira.
"É uma obra de grande valor que ajudará a enriquecer a literatura em língua portuguesa", justificou Jorge Oliveira sobre o apoio da Associação de Escritores na promoção do livro em Moçambique.

A obra tem a chancela da editora brasileira Cobogó mas, em Portugal, foi divulgada em Novembro pela editora Quasi.

Em declarações aos jornalistas, Adriana Calcanhotto descreveu o seu livro como de "auto-ajuda" e que poderá "auxiliar outras pessoas", a quem, no entanto, não deseja que passem pela mesma situação que viveu durante a sua permanência em Portugal.

"Se o livro me ajudou (em Portugal), é capaz de ajudar outras pessoas... mas não desejo que passem por que passei", disse Adriana Calcanhotto.

MMT.
Lusa/Fim
In EXPRESSO
26-03-2009

POSTS RELACIONADOS:
1 Comentários

Comentários

  1. Oi Armindo!

    Deve ser um bom livro, embora conte coisas tristes. Não sabia disso sobre a Adriana Calcanhoto.
    Ela era uma das cantoras preferidas do meu filho...

    Beijos,
    Carmen Augusta

    ResponderEliminar