Da Beleza ao Caos: a Cidade em Nós

Exposição 'Da Beleza ao Caos' no Rio explora a cidade como espaço vivo. De 13/12/25 a 08/02/26, no Museu Histórico. Entrada franca.
Cartaz da exposição 'Da Beleza ao Caos - a cidade que habita em nós' no Museu Histórico do Rio, com detalhes da data e artistas.

Exposição no Rio explora a metrópole como um organismo vivo e afetivo

Uma imersão sensorial na trama urbana, onde o belo e o caótico se complementam 

O Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro recebe, a partir de 13 de dezembro, a exposição coletiva "Da Beleza ao Caos - a cidade que habita em nós". Sob curadoria de Osvaldo Carvalho, a mostra reúne um grupo diverso de artistas para pensar a cidade não como um mero cenário, mas como um espaço vivo, afetivo e em constante transformação, uma verdadeira "forja de relações", nas palavras do escritor Mia Couto que inspiram o projeto.

A exposição navega pela tensão e harmonia entre opostos que definem a vida urbana: ordem e desordem, encanto e turbulência, memória e cotidiano. Através de diversos suportes e técnicas, as obras convidam o espectador a experienciar vertentes fundamentais do convívio humano, como identidade, pertencimento e aprendizagem. Os diálogos visuais criam um mosaico onde beleza e caos se entrelaçam, revelando-se partes essenciais um do outro, numa dinâmica comparável ao símbolo do Yin Yang.

A temática, que ecoa em diversas expressões culturais — da música ao cinema, da literatura ao teatro —, é explorada por uma lista de mais de 30 artistas, tendo Lia do Rio como homenageada. Além das obras visuais, a vernissage terá um ato especial: uma vídeo performance sonora ao vivo com André Sheik, Luiz Badia e o próprio curador, Osvaldo Carvalho. A proposta é uma imersão sensorial de 25 minutos, onde paisagens naturais em vídeo-arte receberão trilhas sonoras improvisadas com sintetizadores, pianos e guitarras, criando uma experiência única.

A abertura acontece no sábado, 13 de dezembro de 2025, das 11h às 16h. A visitação segue com entrada franca até 8 de fevereiro de 2026, de terça a domingo, no Museu Histórico da Cidade (MHC RIO), localizado no Parque da Cidade, na Gávea.

Nota do Editor — Portal Splish Splash: 
Esta exposição encapsula perfeitamente o espírito contraditório e pulsante do Rio. Mais do que uma mostra, é um convite à reflexão sobre como carregamos a cidade dentro de nós, com toda a sua desordem fascinante e a sua beleza inquieta. Um programa imperdível para começar 2026 repensando o nosso lugar no mundo urbano. 
Enviar um comentário

Comentários