Reedição Celebra Obra de Oiliam José na Academia Mineira

Academia Mineira de Letras celebra reedição da obra de Oiliam José. Evento gratuito dia 22/10. Saiba mais sobre o livro esgotado há 42 anos.
Cartaz do evento Livro do Mês na AML: reedição do livro Visconde do Rio Branco: Terra, povo, história, de Oiliam José
 

Livro do Mês traz "Visconde do Rio Branco: Terra, povo, história" após 42 anos

 
A história de uma terra e seu povo, resgatada com paixão

A Academia Mineira de Letras realiza, no dia 22 de outubro, às 19h30, mais uma edição do projeto Livro do Mês, com o lançamento da reedição da obra Visconde do Rio Branco: Terra, povo, história (Editora D'Plácido, 2024), de Oiliam José (1921-2017), imortal da AML e um dos mais respeitados historiadores mineiros do século XX. A entrada é gratuita e o evento é aberto ao público. A nova edição do livro chega 42 anos após o título permanecer esgotado, em uma cuidadosa reedição fac-similar, preservando a originalidade do texto e do projeto gráfico da primeira publicação. Participam da mesa os acadêmicos Rogério Faria Tavares (cadeira 08 da AML) e Caio Boschi (cadeira 30), o desembargador Tiago Pinto, o editor Plácido Arraes e Cristina Maria de Almeida José, filha do autor, representando a família.

Resultado da dedicação de uma vida inteira à pesquisa histórica, a obra confirma o rigor e a paixão de Oiliam José pelo ofício de historiador. “De apaixonada vocação para o ofício de Heródoto e dotado da disciplina e do ânimo necessários a empreendimentos de fôlego, o autor soube construir legado potente e perene, que continua a iluminar e orientar os passos dos que o sucederam no amor a Clio”, registra a apresentação da nova edição.

Figura admirada por seu compromisso com a verdade e pela excelência técnica, Oiliam José (1921–2017) deixou importante contribuição à historiografia mineira e nacional, especialmente com obras voltadas à história da Zona da Mata. Emocionada, sua filha, Cristina José, resume o significado da reedição: “mais que um livro, é um presente que o autor Oiliam José deixou para as gerações futuras de sua terra natal. Esta reedição, em fac-símile, vai propiciar o conhecimento da história de Visconde do Rio Branco para todos que por ela se interessarem. Reedição esta que só foi possível pelo trabalho de nossa inesquecível Theresinha de Almeida Pinto, do Desembargador Tiago Pinto e de Plácido Arraes, da Plácido Editora”.

A celebração da reedição de Visconde do Rio Branco: Terra, povo, história reafirma o compromisso da Academia Mineira de Letras com a valorização da memória e da produção intelectual mineira, celebrando a permanência da palavra e o legado de seus imortais.

SOBRE O AUTOR
Oiliam José (1921–2017) nasceu em Visconde do Rio Branco (MG), filho de imigrantes libaneses. Foi advogado, professor, historiador, jornalista e escritor de vasta produção. Lecionou em escolas e faculdades da Zona da Mata e colaborou em jornais mineiros e paulistas. Em 1960, antes mesmo de se formar em Direito, foi eleito para a Academia Mineira de Letras, ocupando a cadeira nº 30. Autor de mais de vinte livros nas áreas de História, Sociologia, Etnologia e Literatura, destacou-se por estudos sobre a história mineira, em especial da Zona da Mata, além de obras como Historiografia mineira: esboço (1959), A propaganda republicana em Minas (1960), Indígenas de Minas Gerais (1965), Tiradentes (1974) e O negro na economia mineira (1994), entre outros. Foi professor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Marcelina, de Muriaé, onde ocupou a cátedra de Literatura Portuguesa e Brasileira; foi redator por trezes anos de O Leopoldinense, órgão da diocese de Leopoldina; colaborou, ainda, nos jornais de Belo Horizonte: Estado de Minas e Diário de Minas, e nos periódicos paulistanos: Lareira e O Legionário. Oiliam José pertenceu, ainda, aos Institutos Históricos e Geográficos de Minas Gerais, de São Paulo e de Juiz de Fora e ao Instituto Genealógico Brasileiro. Figura de grande religiosidade, fundou e coordenou por quase 70 anos o Retiro Espiritual de Rio Branco, reunindo centenas de pessoas durante o carnaval. Faleceu em Belo Horizonte, em 2017, aos 96 anos, deixando uma contribuição significativa para a memória cultural e histórica de Minas Gerais.

LIVRO DO MÊS
“Visconde do Rio Branco: Terra, povo, história” (Editora D'Plácido, 2024)
de Oiliam José

SERVIÇO:
Debate sobre Visconde do Rio Branco: Terra, povo, história
Com Rogério Faria Tavares (cadeira 08), Caio Boschi (cadeira 30), o desembargador Tiago Pinto, o editor Plácido Arraes e Cristina Maria de Almeida José, filha do autor, representando a família.
Data: 22/10, quinta, às 19h30
Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia 1466 - Lourdes) 
Entrada gratuita.
Enviar um comentário

Comentários