Afinidades Criativas no CCB: encontros e oficinas

Ciclo Afinidades Criativas no CCB: oito semanas de oficinas e encontros com artistas, explorando processos criativos e partilha com o público.
Cartaz alusivo ao Ciclo Afinidades no CCB e fotos de Gaya Medeiros, Flávia Gusmão, David Marques.

Oito semanas de partilha artística com Gaya Medeiros, Flávia Gusmão e outros criadores


Onde a criação encontra o encontro e a partilha

AFINIDADES CRIATIVAS
Oito semanas, oito encontros
Gaya Medeiros - Flávia Gusmão - David Marques - Teresa Coutinho - Teatro da Cidade - Aurora Negra - Os Possessos - Má Criação

De outubro a dezembro, a Causas Comuns promove um ciclo de oficinas com artistas e estruturas convidadas, dedicadas à partilha de processos criativos nas artes performativas. Entre perguntas, práticas e dúvidas, este ciclo propõe-se como espaço de reflexão, afeto e contágio entre pares e públicos. No final de cada workshop de dois dias, haverá um momento de contacto com o público, onde será feita a apresentação do resultado desta reflexão.

A primeira sessão aberta ao público está marcada para o dia 8 de outubro, com a bailarina e coreógrafa Gaya de Medeiros. Decorrerá depois de um workshop baseado num conjunto de práticas que a têm ajudado a questionar a preparação física/autocuidado, as possibilidades de relação com o público e as estratégias dramatúrgicas na abordagem de temáticas autobiográficas e identitárias.

A entrada é livre, sendo apenas necessário levantar o bilhete duas horas antes na bilheteira do CCB.

SESSÕES DE OUTUBRO:

SESSÃO 1: Gaya de Medeiros > 6 e 7 out
Gaya Medeiros ©Open House Festival

Este workshop baseia-se num conjunto de práticas que têm ajudado a bailarina e coreógrafa Gaya de Medeiros a fazer algumas perguntas sobre preparação física/autocuidado, sobre as possibilidades de relação com o público e sobre estratégias dramatúrgicas na abordagem de temáticas autobiográficas e identitárias.

O workshop pretende ser um espaço de troca, de desafio individual/coletivo e de vulnerabilidade.

Gaya de Medeiros (brasileira, 31 anos) é bailarina, diretora e produtora. Fundou a plataforma BRABA a fim de viabilizar ações criativas direcionadas e protagonizadas por pessoas trans/não binárias.

Sessões de trabalho: segunda e terça-feira, 6 e 7 out
Sessão aberta ao público: quarta-feira, 8 out | 19h00 | Sala Sophia de Mello Breyner Andresen
Entrada livre, mediante levantamento de bilhete na bilheteira CCB, 2h antes.
- - -
SESSÃO 2: Flávia Gusmão > 20 e 21 out
Flávia Gusmão ©Queila Fernandes

O foco destes encontros reside na partilha de processos de trabalho relacionados sobretudo com a ideia de biografia em cena, teatro e comunidade, site specific e trabalho colaborativo.

Flávia Gusmão formou-se na EPTC (1993/96) e integrou o elenco do TEC (1996- 2003). Entre 2003 e 2005, pertenceu ao Teatro da Garagem. Desde então, tem trabalhado com vários encenadores em Portugal, Itália e Escócia. Ganhou o prémio SPA de melhor atriz em 2014. Estagiou no Rio de Janeiro com Enrique Diaz e a Cia dos Atores. Também faz as suas próprias criações, muitas das quais em Cabo Verde. Mestre em Teatro e Comunidade pela ESTC, desenvolve trabalho nesta área regularmente.

Sessões de trabalho: segunda e terça-feira, 20 e 21 out

Sessão aberta ao público: quarta-feira, 22 out | 19h00 | Sala Sophia de Mello Breyner Andresen
Entrada livre, mediante levantamento de bilhete na bilheteira do CCB, 2h antes.
- - -
SESSÃO 3: David Marques > 27 e 28 out
David Marques ©José Carlos Duarte

Nestes encontros, David Marques procura articular as suas diferentes experiências como artista da dança – na criação, interpretação, pedagogia e curadoria –, partilhando as motivações e as condições que favorecem a sua prática artística, metodologias de trabalho consolidadas e em experimentação, e posicionamentos ético-estéticos. O grupo é convidado a participar de forma ativa nestas sessões, em que algumas ideias, como autoficção, enunciação, mistério e paradoxo, terão particular importância.

David Marques é um artista da dança que desenvolve trabalho nos campos da criação, interpretação, pedagogia e curadoria.

Sessões de trabalho: segunda e terça-feira, 27 e 28 out
Sessão aberta ao público: quarta-feira, 29 out | 19h00 | Sala Sophia de Mello Breyner Andresen
Entrada livre, mediante levantamento de bilhete na bilheteira CCB, 2h antes.

- - -
SESSÕES SEGUINTES:

SESSÃO 4
Teresa Coutinho > 3 e 4 nov
Sessão aberta ao público, 5 nov

SESSÃO 5
Teatro da Cidade > 10 e 11 nov
Sessão aberta ao público, 12 nov

SESSÃO 6
Aurora Negra > 24 e 25 nov
Sessão aberta ao público, 26 nov

SESSÃO 7
Os Possessos > 1 e 2 dez
Sessão aberta ao público, 3 dez

SESSÃO 8
Má-Criação > 8 e 9 dez
Sessão aberta ao público, 10 dez 
Enviar um comentário

Comentários