Oito semanas de partilha artística com Gaya Medeiros, Flávia Gusmão e outros criadores
Onde a criação encontra o encontro e a partilha
AFINIDADES CRIATIVAS
Oito semanas, oito encontros
Gaya Medeiros - Flávia Gusmão - David Marques - Teresa Coutinho - Teatro da Cidade - Aurora Negra - Os Possessos - Má Criação
De outubro a dezembro, a Causas Comuns promove um ciclo de oficinas com artistas e estruturas convidadas, dedicadas à partilha de processos criativos nas artes performativas. Entre perguntas, práticas e dúvidas, este ciclo propõe-se como espaço de reflexão, afeto e contágio entre pares e públicos. No final de cada workshop de dois dias, haverá um momento de contacto com o público, onde será feita a apresentação do resultado desta reflexão.
A primeira sessão aberta ao público está marcada para o dia 8 de outubro, com a bailarina e coreógrafa Gaya de Medeiros. Decorrerá depois de um workshop baseado num conjunto de práticas que a têm ajudado a questionar a preparação física/autocuidado, as possibilidades de relação com o público e as estratégias dramatúrgicas na abordagem de temáticas autobiográficas e identitárias.
A entrada é livre, sendo apenas necessário levantar o bilhete duas horas antes na bilheteira do CCB.
Este workshop baseia-se num conjunto de práticas que têm ajudado a bailarina e coreógrafa Gaya de Medeiros a fazer algumas perguntas sobre preparação física/autocuidado, sobre as possibilidades de relação com o público e sobre estratégias dramatúrgicas na abordagem de temáticas autobiográficas e identitárias.
O workshop pretende ser um espaço de troca, de desafio individual/coletivo e de vulnerabilidade.
Gaya de Medeiros (brasileira, 31 anos) é bailarina, diretora e produtora. Fundou a plataforma BRABA a fim de viabilizar ações criativas direcionadas e protagonizadas por pessoas trans/não binárias.
Sessões de trabalho: segunda e terça-feira, 6 e 7 out
Sessão aberta ao público: quarta-feira, 8 out | 19h00 | Sala Sophia de Mello Breyner Andresen
Entrada livre, mediante levantamento de bilhete na bilheteira CCB, 2h antes.
O foco destes encontros reside na partilha de processos de trabalho relacionados sobretudo com a ideia de biografia em cena, teatro e comunidade, site specific e trabalho colaborativo.
Flávia Gusmão formou-se na EPTC (1993/96) e integrou o elenco do TEC (1996- 2003). Entre 2003 e 2005, pertenceu ao Teatro da Garagem. Desde então, tem trabalhado com vários encenadores em Portugal, Itália e Escócia. Ganhou o prémio SPA de melhor atriz em 2014. Estagiou no Rio de Janeiro com Enrique Diaz e a Cia dos Atores. Também faz as suas próprias criações, muitas das quais em Cabo Verde. Mestre em Teatro e Comunidade pela ESTC, desenvolve trabalho nesta área regularmente.
Sessões de trabalho: segunda e terça-feira, 20 e 21 out
Sessão aberta ao público: quarta-feira, 22 out | 19h00 | Sala Sophia de Mello Breyner Andresen
Entrada livre, mediante levantamento de bilhete na bilheteira do CCB, 2h antes.
Nestes encontros, David Marques procura articular as suas diferentes experiências como artista da dança – na criação, interpretação, pedagogia e curadoria –, partilhando as motivações e as condições que favorecem a sua prática artística, metodologias de trabalho consolidadas e em experimentação, e posicionamentos ético-estéticos. O grupo é convidado a participar de forma ativa nestas sessões, em que algumas ideias, como autoficção, enunciação, mistério e paradoxo, terão particular importância.
David Marques é um artista da dança que desenvolve trabalho nos campos da criação, interpretação, pedagogia e curadoria.
Sessões de trabalho: segunda e terça-feira, 27 e 28 out
Sessão aberta ao público: quarta-feira, 29 out | 19h00 | Sala Sophia de Mello Breyner Andresen
Entrada livre, mediante levantamento de bilhete na bilheteira CCB, 2h antes.
Oito semanas de partilha artística com Gaya Medeiros, Flávia Gusmão e outros criadores
Redatora Permanente do luso-brasileiro Portal Splish Splash. Uma sonhadora que acredita no verdadeiro amor, no romantismo e na felicidade, que carrega a fé em cada detalhe da vida. VER PERFIL
Comentários
Enviar um comentário
🌟Copie um emoji e cole no comentário: Clique aqui para ver os emojis