A comunicação é essencial para o ser humano e também para qualquer animal. O meio mais usado é, obviamente, a fala. Mas, além da voz, muitos recorrem aos gestos para se expressar. Cães abanam o rabo quando estão felizes. Gatos eriçam os pelos quando estão irritados. E os humanos… Bem, os gestos são tantos que é até difícil enumerar. O curioso é que alguns deles têm origens incertas ou surpreendentes. Confira alguns exemplos:
Aperto de mãos
Cumprimento usado há mais de dois milênios, também servia para selar acordos verbais. O gesto simboliza confiança e demonstra que a mão está desarmada. Sua origem remonta à Idade Média, quando cavaleiros ofereciam a mão direita em sinal de paz. Em muitas culturas árabes, acenar com a mão esquerda é uma grave ofensa, pois ela é considerada impura.
Dois dedos em V
Hoje associado a “paz e amor”, já teve significados diversos ao longo da história. Acredita-se que, por meio dele, muitos conflitos foram evitados.
“Abençoar” espirros
Embora não seja exatamente um gesto, o hábito de dizer “saúde” ou “Deus te abençoe” é antiquíssimo. Durante a peste bubônica, acreditava-se que o espirro deixava a alma vulnerável, e a bênção era uma forma de proteção. Em alemão, a expressão Gesundheit! deseja sorte e vida longa. No Japão, espirrar de repente pode significar que alguém está falando de você.
Cruzar os dedos
No passado, era feito em dupla: uma pessoa fazia o pedido e outra apoiava, cruzando os dedos em sinal de força e unidade. Também servia para afastar bruxas. Com o tempo, passou a simbolizar sorte — mas também é usado para invalidar uma promessa, representando a “brecha” de uma mentira.
*Samantha di Khali,
Psicóloga, radialista e empresária, é gaúcha, mas reside em São Paulo. Mais de 18 anos de experiência em grandes rádios e TV brasileiras. Leia mais sobre a autora...
Conheça as histórias e significados ocultos por trás de gestos comuns do cotidiano
Comentários
Enviar um comentário
🌟Copie um emoji e cole no comentário: Clique aqui para ver os emojis