Revista da AML celebra a filosofia em Minas Gerais

A Revista da AML chega à 85ª edição com dossiê especial sobre a filosofia em Minas e discursos de novos imortais. Lançamento será em 23 de agosto.
 Cartaz de divulgação do lançamento da Revista da Academia Mineira de Letras, volume 85, com destaque para o dossiê "A Filosofia em Minas Gerais", evento marcado para 23 de agosto às 10h na sede da AML em Belo Horizonte.

85º volume traz dossiê sobre a filosofia mineira e discursos de novos acadêmicos


A filosofia mineira ganha voz e memória nas páginas da AML


Com quase de 500 páginas, a Academia Mineira de Letras lança, no dia 23 de agosto, às 10h, o 85º volume de sua tradicional revista. O evento acontece na sede da AML [Rua da Bahia, 1466 – Belo Horizonte] com entrada gratuita e contará com um debate com Jacyntho Lins Brandão, Rogério Faria Tavares, Ivan Domingues, Leonardo Mordente e Sandra Bianchi. O grande destaque desta edição é o dossiê temático especial A Filosofia em Minas Gerais, organizado pelo professor e filósofo Ivan Domingues (UFMG). A seção reúne vinte e um ensaios que abordam a trajetória da filosofia no estado, desde o Colégio do Caraça e o Seminário de Mariana até os dias atuais, com ênfase no papel das universidades como centros de produção e difusão do pensamento filosófico.

Entre os nomes estudados no dossiê A Filosofia em Minas Gerais estão Dom Viçoso, Carlos Roberto Drawin, Guido Antônio de Almeida, Marcelo Pimenta Marques, Moacyr Laterza, Newton Bignoto, Sônia Viegas e o padre jesuíta Henrique Cláudio de Lima Vaz – uma das figuras mais expressivas do pensamento filosófico brasileiro. “O que ficou mais que comprovado para mim, depois desse trabalho, é que a filosofia em Minas Gerais desfruta hoje de uma maturidade com padrão internacional, além de uma grande diversidade, que merece ser celebrada num dossiê como este”, afirma Domingues. O professor também destaca o capítulo assinado por Lúcio Marques, que traça a história institucional da filosofia no estado, com foco na UFMG e no papel do acadêmico Arthur Versiani Velloso, um dos fundadores da Faculdade de Filosofia da Universidade.

Compondo um rico painel histórico e intelectual, a revista reitera a afeição da AML pela filosofia, representada também pelas presenças atuais no colegiado de pensadores como o reitor José Henrique Santos e o cônego José Geraldo Vidigal de Carvalho. Para a Academia, o vínculo com a filosofia não apenas permanece, como se intensifica: “O empreendimento agora levado a efeito pela Revista resulta, pois, da antiga (e sempre renovada) afeição que a AML mantém pela área, na convicção de sua relevância e de seu impacto sobre nossa vida intelectual”, resume Rogério Faria Tavares.

Ademais, a publicação traz capa assinada pela artista plástica Sandra Bianchi, texto de apresentação de Rogério Tavares, poema de abertura de Flávia de Queiroz Lima, “orelha” escrita pelo presidente Jacyntho Lins Brandão e os discursos de posse dos acadêmicos Ana Cecília Carvalho e Paulo Roberto Haddad. Também está presente o registro atualizado das cadeiras acadêmicas, com os nomes de patronos, fundadores e ocupantes anteriores.

O Lançamento da Revista da AML vol. 85 acontece no âmbito do projeto “Academia Mineira de Letras Manutenção e Funcionamento 2025 (CA 2018.13609.0261)”, incluído na Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Esse projeto tem o patrocínio da CEMIG, a energia da cultura.

CEMIG: A ENERGIA DA CULTURA
Como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig segue investindo e apoiando as diferentes produções artísticas existentes nas várias regiões do estado. Afinal, fortalecer e impulsionar o setor cultural mineiro é um compromisso da Companhia, refletindo seu propósito de transformar vidas com energia.

Ao abraçar a cultura em toda a sua diversidade, a Cemig potencializa, ao mesmo tempo que preserva, a memória e a identidade do povo mineiro. Assim, os projetos incentivados pela empresa trazem na essência a importância da tradição e do resgate da história, sem, contudo, deixar de lado a presença da inovação.

Apoiar iniciativas como essa reforça a atuação da Cemig em ampliar, no estado, o acesso às práticas culturais e em buscar uma maior democratização dos seus incentivos.

SERVIÇO 
Lançamento da Revista da Academia Mineira de Letras vol. 85 – Dossiê A Filosofia em Minas Gerais
Debate com Jacyntho Lins Brandão, Rogério Faria Tavares, Ivan Domingues, Leonardo Mordente e Sandra Bianchi
Data: 23/08, sábado, às 10h
Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia 1466 - Lourdes) 
Entrada gratuita.
Enviar um comentário

Comentários