18 clubes tradicionais rebaixados que disputam divisões inferiores em 2025
Segundo maior campeão francês, Saint-Etienne estreia na segunda divisão do país neste sábado (9)
Diversos clubes grandes e tradicionais do futebol mundial já passaram por divisões inferiores de seus respectivos campeonatos nacionais e alguns ainda estão por lá. Na atual temporada, grandes campeões de seus países vão jogar a segunda divisão, caso do Saint-Etienne, segundo maior campeão francês, que estreia neste sábado (9) contra o Laval, fora de casa, após ter sido rebaixado na temporada passada. O Leicester, campeão inglês em 2015/16, também irá atuar na segundona depois de cair na última edição da Premier League. No território brasileiro, os rivais Athletico-PR e Coritiba também disputam a Série B em 2025. Em levantamento exclusivo, a Plataforma CasinoAtari compilou 18 times grandes ao redor do planeta que disputarão divisões inferiores na temporada. Tem clubes que chegam a estar na terceira e quarta divisão; confira:
Saint-Etienne (Ligue 2)
Segundo maior campeão francês (10 títulos), é um dos clubes mais tradicionais do país e possui 106 anos de história. Sua torcida é conhecida pelo fanatismo e o Lyon é seu grande rival. A última vez que Os Verdes venceram a Ligue 1 foi na temporada 1980/81. Seus ans dourados de conquistas foram na década de 70 e 60, quando conquistaram oito campeonatos nacionais em um período de 20 anos.
Bordeaux (National 2 - 4ª divisão)
Seis vezes campeão francês, o Bordeaux enfrenta uma grave crise administrativa. Com uma das torcidas mais tradicionais do país, o clube tenta se reestruturar e sair do fundo do poço, mirando a volta à elite em médio prazo.
Santa Cruz (Série D)
Clube tradicional do Recife, o Santa Cruz é conhecido por sua torcida apaixonada, que lota o Arruda mesmo em momentos difíceis. Já venceu o Campeonato Pernambucano mais de 30 vezes e chegou a disputar a Sul-Americana. Atualmente na Série D, luta por retorno às divisões superiores e pela reconstrução de sua grandeza.
Portuguesa (Série D)
A Lusa é um dos clubes mais tradicionais de São Paulo, com vice-campeonatos nacionais e inúmeros jogadores de alto nível revelados. Embora hoje esteja na Série D, ainda é respeitada por sua história e busca retomar o caminho rumo à Série A, apoiada pela torcida que jamais desiste do clube.
Guarani (Série C)
Campeão Brasileiro em 1978, o Bugre é o único clube do interior paulista a conquistar o título. É outro a revelar vários jogadores que foram para a Seleção Brasileira. Na Série C atualmente, o clube luta para recuperar protagonismo no futebol nacional.
Ponte Preta (Série C)
Rival histórico do Guarani em Campinas, a Macaca tem mais de 120 anos de história e é famosa por sua tradição e torcida aguerrida. Apesar de nunca ter vencido um título nacional, já chegou a uma final da Copa Sul-Americana. Disputa a Série C em 2025, tentando voltar rapidamente à Série B.
Náutico (Série C)
O Timbu tem tradição no Nordeste, com vários títulos estaduais e passagens destacadas pela Série A. Sua torcida e o estádio dos Aflitos possuem alta tradição. Está na Série C e visa o retorno ao cenário nacional mais relevante.
Athletico-PR (Série B)
Campeão da Copa do Brasil (2019), Sul-Americana (2018 e 2021) e Brasileiro (2001), o Furacão é um dos clubes com mais conquistas na região Sul do país. Com forte estrutura e torcida em crescimento, caiu para a Série B em 2024, mas o objetivo é retornar à elite já em 2026, apesar de estar apenas na 11° posição após 20 rodadas.
Coritiba (Série B)
Campeão Brasileiro em 1985, o Coxa é o principal rival do Furacão e tem grande numerosas participações na Série A. Com uma torcida leal e histórico estadual de títulos, busca se reerguer após mais um rebaixamento à Série B.
Leicester City (Championship - 2ª divisão)
Protagonizou um dos maiores feitos do futebol moderno ao conquistar a Premier League em 2015/16. Com torcida crescente e sólida gestão, tenta retornar à elite inglesa e disputar novamente competições europeias.
Blackburn Rovers (Championship - 2ª divisão)
Campeão da Premier League em 1994/95, o clube tem tradição centenária e forte base de torcedores. Apesar de altos e baixos, busca estabilidade e um possível retorno à Premier League.
Schalke 04 (Bundesliga 2)
Com sete títulos alemães, o Schalke é um gigante adormecido com torcida massiva no Vale do Ruhr. Após recentes rebaixamentos, busca se estabilizar na segunda divisão e retornar à Bundesliga.
Hannover 96 (Bundesliga 2)
Tricampeão alemão, vive hoje uma fase de reconstrução. Sua torcida continua presente e o clube sonha com o retorno aos tempos de glória e voltar a figurar entre os mais relevantes do país.
Hertha Berlim (Bundesliga 2)
Clube da capital alemã, o Hertha tem três títulos nacionais e uma das maiores torcidas do país. Com estrutura e estádio de time grande, está na segunda divisão, mas aspira por um novo ciclo de crescimento.
Nürnberg (Bundesliga 2)
Com nove títulos alemães, o Nürnberg é um dos clubes mais vitoriosos da história do futebol alemão. Mesmo longe do auge, sua torcida é presente, e o clube luta por retorno à Bundesliga.
Deportivo La Coruña (2ª divisão)
Campeão de La Liga (1999–2000) e três vezes da Copa do Rei, o La Coruña tem uma rica história. Após anos nas divisões inferiores, voltou à segunda divisão em 2024 e busca estabilidade e, quem sabe, sonhar com o retorno à elite.
Sampdoria (Série B)
Time italiano tradicional, a Sampdoria foi campeã da Série A na temporada 1990/91 e quatro vezes campeã da Copa da Itália no decorrer de seus 78 anos. A Samp disputará a segundona em 2025.
Willem II (2ª divisão)
Três vezes campeão holandês, o Willem II é um clube tradicional de Tilburg. Sua torcida é fiel, e apesar de estar fora da Eredivisie, possui ambições de voltar a brigar por espaços no cenário europeu.
18 clubes tradicionais rebaixados que disputam divisões inferiores em 2025
Comentários
Enviar um comentário
🌟Copie um emoji e cole no comentário: Clique aqui para ver os emojis