CCB recebe 2,5 milhões do PRR para requalificação cultural

CCB obtém 2,5 milhões do PRR para requalificar e modernizar suas infraestruturas, promovendo eficiência energética e valorização cultural.
Fachada moderna do Centro Cultural de Belém (CCB) com grande painel anunciando investimento de 2,5 milhões do PRR para requalificação cultural, em Lisboa, Portugal.

Fundação Centro Cultural de Belém moderniza infraestruturas com investimento do PRR


Património cultural valorizado com tecnologia de ponta e sustentabilidade

A Fundação Centro Cultural de Belém (FCCB) obteve um financiamento de 2,5 milhões de euros ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do investimento “RE-C04-i02 – Património Cultural”, com o objetivo de executar um conjunto de projetos estratégicos de requalificação e valorização das suas infraestruturas. 

O Contrato de Financiamento foi assinado no passado dia 10 de julho e prevê a execução dos investimentos até 30 de junho de 2026.

Este apoio integral (100% do valor global elegível, excluindo IVA) será destinado a intervenções que promovem a eficiência energética, a modernização tecnológica e a salvaguarda do património cultural edificado, garantindo que o CCB continua a afirmar-se como um dos principais polos culturais do país.

“Este é um momento de grande significado para a Fundação Centro Cultural de Belém. A obtenção deste financiamento confirma o reconhecimento da importância do nosso trabalho e do valor patrimonial do CCB. Com estas intervenções, damos resposta a necessidades há muito identificadas pelas nossas equipas, assegurando que o CCB permanece à altura da sua missão cultural, institucional e cívica, com os níveis de qualidade, conforto e inovação que o público e os nossos parceiros exigem e merecem”
— Nuno Vassallo e Silva, Presidente do Conselho de Administração do CCB

Projetos com impacto direto na atividade cultural

As intervenções previstas incidem em várias áreas estruturais do complexo do CCB:
  • Instalação de AVAC no MAC/CCB: melhoria das condições térmicas e ambientais, através da substituição e modernização dos sistemas de climatização – inclui a substituição das bombas de circulação de água fria e quente, por novos equipamentos com consumos energéticos significativamente inferiores (-65%);
  • Gestão técnica centralizada do MAC/CCB: renovação dos sistemas de monitorização e controlo, com vista à otimização energética e funcional – inclui a implementação de uma nova plataforma de recolha de dados e análise da performance energética do edifício, com o objetivo de atingir as metas de redução de emissões de carbono;
  • Iluminação cénica e arquitetural LED nos auditórios: requalificação da iluminação técnica e artística dos auditórios do CCB, incluindo a substituição de quadros elétricos e dimmers – as novas lâmpadas de iluminação arquitetural do Grande Auditório consumirão quatro vezes menos energia, representando uma considerável poupança energética;
  • Aquisição de equipamentos de iluminação e audiovisuais: investimento em tecnologia de ponta para o Centro de Reuniões e restantes espaços de programação, permitindo maior versatilidade e qualidade técnica na realização de eventos – no âmbito da continuidade da transição tecnológica para soluções mais eficientes.
Estes projetos serão concretizados através de concursos públicos — já publicados — garantindo total transparência e competitividade no processo de contratação.

Valorização do património 

Este financiamento enquadra-se na componente Cultura do PRR, que visa, entre outros objetivos, a requalificação de equipamentos culturais emblemáticos e a sua adaptação aos desafios contemporâneos, nomeadamente a sustentabilidade ambiental e a transição digital. 

A intervenção no CCB, concretizada com o apoio do Fundo de Salvaguarda do Património Cultural, é um sinal inequívoco da valorização do papel do CCB como espaço de criação, fruição e preservação cultural.

Para além da componente técnica, os investimentos agora aprovados reforçam a vocação pública da Fundação, assegurando melhores condições para o acolhimento de artistas, públicos e parceiros institucionais, nacionais e internacionais.

O CCB agradece a todos os seus colaboradores, cujo profissionalismo, empenho e visão contribuíram para tornar este momento possível. A concretização destes projetos será feita com o mesmo rigor e excelência que têm pautado a história desta instituição desde a sua fundação. 
Enviar um comentário

Comentários