Compromisso ambiental e inovação para atingir a neutralidade carbónica até 2030
Com falcões no telhado e metas no horizonte, o CCB pensa verde
O Centro Cultural de Belém (CCB) reafirma o seu compromisso com a sustentabilidade, ao integrar, nos seus objetivos estratégicos do último triénio, uma abordagem abrangente aos temas ambientais, sociais e de governance (ESG). Este esforço consolidado tem como meta alcançar, nos próximos anos, a neutralidade carbónica, reforçando o papel do CCB enquanto instituição pública ambientalmente responsável.
CCB rumo à neutralidade carbónica: painéis solares e falcões pela sustentabilidade
Energia limpa e eficiência na prática
Nos últimos anos, o CCB reduziu em cerca de 50% o consumo de energia, substituindo a iluminação por tecnologia LED. Em paralelo, avançou com a instalação de 4 000 m² de painéis solares fotovoltaicos, que permitirão reduzir cerca de 30% do consumo energético do edifício. Esta transição para energia limpa é acompanhada por medidas complementares de eficiência nos sistemas de climatização, gestão hídrica e otimização técnica do edifício.
Inovação com... falcões!
Sabia que utilizamos falcoaria para proteger os painéis solares? A presença de aves de rapina permite manter as coberturas limpas, afastando as gaivotas que, habitualmente, se fixavam nas zonas superiores do CCB. Esta solução natural e eficaz, coordenada com o Mosteiro dos Jerónimos e autorizada pelo ICNF, tem apresentado excelentes resultados — e é um bom exemplo de como a inovação pode ser simples e sustentável.
Gestão de resíduos: um desafio diário
Enquanto «cidade cultural» ativa, o CCB produz cerca de 1,5 toneladas de resíduos por dia. Perante este desafio, temos vindo a implementar práticas de separação, sistematização e redução, em articulação com entidades como a Sociedade Ponto Verde. Estamos comprometidos com uma abordagem cada vez mais circular.
Em rede, com metas concretas
A adesão ao ETC Theatre Green Book foi decisiva para organizar e medir o impacto das ações ambientais nas nossas áreas de atividade — dos espetáculos às exposições, do MAC/CCB ao Centro de Congressos e Reuniões. Fomos também responsáveis pela tradução do Green Book para português, tornando esta ferramenta acessível à comunidade artística e cultural dos países de língua portuguesa.
Em 2020, integrámos o movimento Lisboa Capital Verde Europeia, com compromissos assumidos até 2030 — simbolizados, entre outros, pelo jardim vertical que hoje embeleza o nosso edifício, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da Corticeira Amorim.
O futuro é em conjunto
Acreditamos que é através do trabalho em rede, com entidades públicas e privadas comprometidas com a sustentabilidade, que podemos fazer a diferença. Por isso, queremos continuar a aprender, a colaborar e a partilhar soluções.
Se a vossa empresa ou organização partilha desta visão, gostaríamos muito de estar em contacto convosco.
Juntos vamos mais longe — por um futuro mais verde e responsável.
Compromisso ambiental e inovação para atingir a neutralidade carbónica até 2030
Comentários
Enviar um comentário
🌟Copie um emoji e cole no comentário: Clique aqui para ver os emojis