CCB lança open calls e reforça aposta em inovação cultural

O objetivo é reforçar a posição do CCB como um centro vital para as artes e a arquitetura, ampliando a diversidade da programação e apoiando novos tal
Criação IA de um grande mural circular, com uma composição complexa de figuras e imagens sobrepostas, decora a fachada de um edifício.

Programa estratégico do CCB projeta o futuro das artes e da arquitetura até 2027


Direção Artística de Artes Performativas do CCB e
Curator do Centro de Arquitetura do MAC/CCB


O Centro Cultural de Belém está a desenvolver um programa de inovação que tem como objetivo reforçar o seu posicionamento central na promoção das artes, ampliar a diversidade da programação e promover novos talentos, consolidando, ao mesmo tempo, a sua presença nos circuitos nacionais e internacionais de cultura durante o triénio 2025-2027.

Estes objetivos orientadores servirão de base à reflexão criativa e à estratégia operacional, que deverá consolidar-se nas decisões a tomar nos seguintes eixos estratégicos: 
  • abertura e diversificação de conteúdos de forma a incluir novas linguagens artísticas,
  • identificação e promoção de novos talentos,
  • integração em redes internacionais e desenvolvimento de parcerias com criadores e instituições culturais de referência,
  • reforço da presença digital através de conteúdos exclusivos online,
  • aposta clara na sustentabilidade, com requalificação de espaços, melhoria da eficiência energética e práticas sustentáveis na produção e gestão de eventos.
“Todas as medidas deste programa de inovação concorrem para posicionar o CCB como epicentro da cultura contemporânea em Portugal, através de uma programação inovadora e atrativa para públicos diversos. Paralelamente, queremos potenciar a internacionalização e a integração da nossa instituição em redes culturais globais” - refere o Presidente do Conselho de Administração da Fundação Centro Cultural de Belém, Nuno Vassallo e Silva.

“Também é objetivo para o próximo triénio modernizar as nossas infraestruturas, adotando de forma transversal práticas sustentáveis na gestão cultural. Com uma abordagem inovadora e diversificada, esta estratégia permitirá que o CCB reforce a sua posição como epicentro da produção cultural, catalisador de talento e um dos principais pontos de encontro do pensamento, da arte e da criatividade a nível global”, afirma Nuno Vassallo e Silva.

Para a concretização destes objetivos estratégicos, e seguindo o mesmo modelo de contratação adotado para a Direção Artística do Museu de Arte Contemporânea MAC/CCB, será lançada uma open call para a escolha da nova Direção Artística das Artes Performativas. Paralelamente, será aberto novo concurso externo para a posição de Curator do Centro de Arquitetura do MAC/CCB.

Os recrutamentos, de âmbito internacional, reforçam a missão e ambição da instituição de estimular a inovação e a elevada qualidade da programação artística, garantindo um diálogo permanente entre criadores nacionais e internacionais.

Ambos os concursos ficarão abertos por dois meses ficando toda a informação disponível no site da instituição a partir do dia 6 de junho. 
Enviar um comentário

Comentários