ABNC destaca qualidade, inovação e sustentabilidade do setor nacional
Sabor, saúde e sustentabilidade em cada noz brasileira
A Associação Brasileira de Nozes, Castanhas e Frutas Secas (ABNC) marcou presença na Naturaltech 2025, maior feira de produtos naturais, orgânicos e saudáveis da América Latina, realizada de 11 a 14 de junho no Distrito Anhembi, em São Paulo. Com um estande coletivo, a entidade proporcionou aos visitantes uma verdadeira imersão no universo das nozes, castanhas e frutas secas produzidas no Brasil, reforçando a importância e o potencial desse segmento para a economia e a alimentação saudável.
O espaço reuniu quatro empresas associadas – Caiba, Divinut, Pecanita e Queennut – que apresentaram uma diversidade de produtos que vai desde itens in natura até alimentos processados, como azeites, óleos, snacks e produtos para uso industrial e gastronômico. O estande concentrou a atenção dos visitantes que buscavam conhecer novidades, tendências e soluções sustentáveis para a alimentação e a indústria.
O presidente da ABNC, José Eduardo Camargo, destacou a importância de unir os associados em um mesmo espaço. “A ideia do estande coletivo tem dois pilares fundamentais: gerar economia para os expositores e, principalmente, fortalecer a imagem das nozes e castanhas brasileiras como produtos de excelência, com qualidade e versatilidade para atender diferentes mercados, como panificação, confeitaria, indústria de chocolates, sorvetes e alimentação saudável em geral”, afirmou.
Camargo também enfatizou que a ABNC trabalha para ampliar o reconhecimento dos produtos nacionais tanto no mercado interno quanto no externo, estimulando a geração de valor, a sustentabilidade e a expansão das exportações. “Nosso país tem um potencial enorme e nossos produtos merecem ser mais valorizados. Estamos falando de alimentos que além de saborosos, são saudáveis, sustentáveis e cheios de possibilidades de uso”, completou.
O estande da ABNC foi ponto de encontro para consumidores, profissionais da gastronomia, nutricionistas, empresários e representantes da indústria alimentícia. O professor de Gastronomia da Universidade Mackenzie, Maurício Lopes, foi um dos visitantes que destacou a importância dos produtos. “Na gastronomia, as nozes, castanhas e macadâmia são indispensáveis. São utilizadas tanto na cozinha fria quanto na quente, além da confeitaria. É muito gratificante ver a qualidade dos produtos brasileiros reunidos em um único espaço”, comentou.
Empresas levaram inovação e diversidade ao evento
As empresas associadas à ABNC que participaram do estande coletivo aproveitaram a Naturaltech para apresentar lançamentos e reforçar seu compromisso com a sustentabilidade e a qualidade dos alimentos.
A Caiba, tradicional na produção da castanha-do-pará, levou uma linha que inclui cumaru, óleo de copaíba e apresentou uma grande novidade: o azeite extra virgem de castanha-do-pará, que, segundo Hilton Guimarães, supervisor comercial, em breve estará disponível no mercado como uma alternativa saborosa e saudável para saladas e preparações culinárias diversas.
A Divinut destacou o óleo de noz-pecan, lançado na edição anterior da feira, e agora surpreendeu os visitantes com a trufa da nogueira-pecan, um ingrediente nobre, valorizado na alta gastronomia por suas propriedades sensoriais e nutricionais. O fundador e diretor Edson Ortiz frisou que a participação em um estande coletivo representa um importante diferencial. “A ABNC proporciona um espaço onde os associados têm mais visibilidade e melhores condições comerciais para estarem presentes em um evento desse porte”, avaliou.
A Queennut, especializada em macadâmias, apresentou como lançamento a macadâmia caramelizada, além de uma linha completa de produtos destinados tanto ao consumidor final quanto ao mercado industrial. “A Naturaltech é essencial para reforçar nosso segmento. Além dos lançamentos, mostramos ingredientes de altíssima qualidade, em diferentes formatos, pensados para atender às mais diversas demandas do mercado”, destacou Natasha Terrini, representante comercial da empresa.
Já a Pecanita levou à feira seu modelo de negócios farm-to-table, com produtos que vão direto do campo para o consumidor. A empresa apresentou suas linhas de noz-pecan temperada agridoce, noz caramelizada e os mixed nuts – snacks saudáveis, práticos e saborosos, pensados para o consumo no dia a dia, alinhados às tendências de uma alimentação equilibrada e nutritiva.
O presidente da ABNC também foi o mediador da palestra “O que a COP30 tem a ver com a produção brasileira de alimentos?, Participaram como palestrantes, o chefe geral da Embrapa Territorial, Gustavo Spadotti; o sócio-proprietário da Oasis Super Fruit Orgânicas, Renato Cassula e a diretora de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Bimbo Brasil, Renata Higashi.
ABNC destaca qualidade, inovação e sustentabilidade do setor nacional
Comentários
Enviar um comentário
🌟Copie um emoji e cole no comentário: Clique aqui para ver os emojis