Roberto Carlos e seus intérpretes – Ney Matogrosso (2)

As interpretações de Ney, especialmente nas músicas “Mesmo Que Seja Eu” e “A Distância”, são elogiadas por sua profundidade emocional e capacidade de
Composição estilizada com os cantores Roberto Carlos e Ney Matogrosso.


Ney Matogrosso dá voz e corpo às canções de Roberto Carlos com ousadia e alma


user-image

Dando continuidade a série “Roberto Carlos e seus intérpretes”, trazemos uma das figuras mais provocativas e revolucionárias da música brasileira, o cantor, ator, dançarino e diretor, Ney de Souza Pereira, mais conhecido como Ney Matogrosso.

O renomado artista nasceu no dia 1º de agosto de 1941, na cidade de Bela Vista, no atual estado de Mato Grosso do Sul (antes pertencia ao estado de Mato Grosso, sendo integrada ao Mato Grosso do Sul em 1979, quando este estado foi criado).
 
Ney iniciou sua carreira musical na década de 1970, na banda “Secos & Molhados” com uma aparência andrógina, interpretando canções e danças irreverentes. Na época a sua postura provocou muitos problemas com a censura e discordâncias na banda.

Ele é considerado pela revista Rolling Stone como a terceira maior voz brasileira de todos os tempos, como também o trigésimo maior artista brasileiro de todos os tempos.
 
O cantor possui inúmeros sucessos, tanto como integrante dos “Secos & Molhados” como em gravações solo. Um dos seus maiores sucessos é a canção “Homem com H”.

O seu repertório é bastante diversificado e de muita qualidade. Isso se deve a escolha dos seus compositores. Entre eles estão Antônio Barros, Rita Lee, Tom Jobim, Belchior, Cartola, Chico Buarque, Caetano, Gil, Roberto Carlos e muitos outros.

Do repertório de Roberto Carlos, encontramos canções autorais e as de outros compositores gravadas pelo rei.

As autorais encontradas são as seguintes: “Mesmo Que Seja Eu” (RC/EC) faixa do álbum “Ao Vivo” (1999); “A Distância” (RC/EC) no álbum “Beijo Bandido” (2009); “Sua Estupidez” (RC/EC) no álbum “Nu Com a Minha Música” (2021).

De outros compositores as canções: “El Manisero” (Moisés Simons) no álbum “As Aparências Enganam” (1993); ”Como Dois e Dois” (Caetano Veloso) no álbum “Bloco na Rua” (2019) e “Amor Perfeito” (Michael Sullivan/ Paulo Massadas/ Lincoln Olivetti/ Robson Jorge) no álbum de estúdio com vários artistas da MPB regravando as canções de maiores sucessos do cantor e compositor Michael Sullivan “Mais Forte Que o Tempo” (2013).

Para conhecer melhor a trajetória ousada e libertária de Ney Matogrosso, assista a cinebiografia “Homem com H”. O filme estrelado por Jesuíta Barbosa (interpretação impressionante) foi lançado no dia 1º de maio nos principais cinemas de todo Brasil, mas vá preparado porque não existe pecado do lado de baixo do Equador. Há longos trechos de pecado rasgado, suado, a todo vapor.

Veja nos vídeos abaixo duas interpretações que dizem muito do artista Ney Matogrosso. Na canção “Mesmo Que Seja Eu” o artista provocativo e performático. Na música “A Distância” em uma interpretação carregada de muitos sentimentos.

▶️Clique no título para assistir ao respectivo vídeo.
Ney Matogrosso - Mesmo que seja eu
Ney Matogrosso - A Distância



*Carlos Marley, nasceu na cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará – Brasil, onde reside. Formado em Ciências Contábeis, pela Universidade Federal do Ceará, com especialização em Auditoria. Auditor Fiscal aposentado da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará. Leia Mais sobre o autor...
2 Comentários

Comentários

🌟Copie um emoji e cole no comentário: Clique aqui para ver os emojis

  1. Excelente artigo de Carlos Marley e excelentes interpretações de Ney Matogrosso! 👏💯

    ResponderEliminar