Cultura da Baixada ganha protagonismo com debates, editais e apresentações artísticas
Realizado pela Secretaria de Cultura do Estado, evento terá programação das 9h às 16h
"Se é pra ter encontro, que seja com a arte."
Vimara Porto
A cultura da Baixada Fluminense terá um espaço de fala dedicado aos artistas da região. No próximo sábado (17), a cidade de Japeri sediará a segunda edição do Encontro das Artes 2025, com uma programação extensa ao longo do dia. A iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj) percorrerá as dez regiões fluminenses ao longo do ano, ouvindo a classe artística e aproximando a oferta de serviços até a ponta. A primeira edição foi realizada em Petrópolis, na Região Serrana, em março.
O projeto tem como principal objetivo promover um espaço de troca de informações, diálogo e interação entre artistas, produtores culturais e gestores, com a equipe da Secretaria. No encontro, serão apresentadas as ações e editais da Sececrj, informações sobre a Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro e mesas de debate sobre a cena artística e a produção local e a suas relações com o território. Além disso, a programação do evento conta também com plantão tira dúvidas, sorteio, apresentações artísticas e poesia ao pé do ouvido.
“A primeira edição do Encontro das Artes 2025, em Petrópolis, foi um sucesso, e as nossas expectativas são as melhores para a segunda edição, agora, em Japeri. Acreditamos no diálogo e na escuta como ferramentas para a democratização da cultura e ampliação do acesso. Por isso, quero convidar a todos a participarem deste evento, que é uma ação voltada à aproximação entre os fazedores de cultura e a Secretaria, promovendo o diálogo e a troca de experiências”, convida a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.
A segunda edição do evento em 2025 vai acontecer no Auditório da Escola Municipal Ary Schiavo, localizada na Praça Manoel Marques, nº 53, Centro - Japeri.
Programação - Encontro das Artes Japeri
17 de maio (sábado) - 9h às 16h
9h | Credenciamento com café e poesia ao pé do ouvido com a Superintendência de Leitura e Conhecimento;
9h30 | Apresentação Artística – Walle B;
9h50 | Abertura institucional com autoridades;
10h20 | Apresentação das ações da Sececrj com os setores;
11h | Mesa de conversa: A cena artística e a produção local e suas relações com o território;
. Mediação: Cristina de Pádula e Daniella Beliago
. Carol França - Grupo Código
. Amanda Almeida - Instituto Mover Vidas
. Ellen Lizz - Cantora e compositora
. Danielle Fernandes - Escola de Dança Danielle Fernandes
13h | Credenciamento com café e poesia ao pé do ouvido com a Superintendência de Leitura e Conhecimento;
13h40 | Apresentação Artística – Jazz Centro Cultural;
14h | Apresentação da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro | Rodada de perguntas;
14h40 | Apresentação dos Editais da Sececrj | Rodada de perguntas;
15h20 | Plantão Tira Dúvidas com os setores da Sececrj.
16h | Encerramento: apresentação da Companhia de Dança Jéssica Azevedo e Grupo de Capoeira (Rio Brasil e Centro Cultural de Capoeira Awo Àiyé).
Cultura da Baixada ganha protagonismo com debates, editais e apresentações artísticas
Comentários
Enviar um comentário
🌟Copie um emoji e cole no comentário: Clique aqui para ver os emojis