DO TEXTO:
O festival, que teve origem no Reino Unido, convida cientistas a se engajar diretamente com a comunidade em ambientes informais, promovendo uma melhor
De volta à cidade, evento reúne público e cientistas em bares e cafés locais
"Onde há ciência, há conversa boa — e um brinde ao conhecimento!"
Vimara Porto
Uma pequena semente lançada no solo do interior do Estado de São Paulo, na cidade de São Carlos, tornou possível uma iniciativa se espalhar Brasil afora. Ao completar 10 anos em terras brasileiras, o festival que brinda a ciência, conhecido como Pint of Science, continua a florescer em cada uma das 169 cidades que participarão da iniciativa nas noites de 19, 20 e 21 de maio. Concórdia/SC será uma delas, sob coordenação da Embrapa Suínos e Aves e Instituto Federal Catarinense - IFC Campus Concórdia.
O Pint of Science em Concórdia será realizado em duas noites. A primeira será no Alabama, no dia 20, a partir das 19 horas, e a segunda na Casa do Malte no dia 21, também a partir das 19 horas. A programação inclui debates diversos na área da ciência, desde aspectos de linguagem, a mulher na ciência, xenotransplantes, fabricação de cerveja com água reutilizada da produção de suínos e observação de pássaros. "A programação é diversa como a ciência. Essa é a nossa proposta, de levar conhecimentos que estão dentro das instituições de pesquisa para o público em geral. Vamos mostrar que a ciência é um espaço que acolhe qualquer tema que tenha como propósito fazer a diferença no mundo", explicou o analista da Embrapa e coordenador do evento em Concórdia, Ricardo Steinmetz.
Outro motivo especial do evento estar de volta à Concórdia - essa é a terceira edição - é celebrar a ciência realizada pelas instituições realizadoras, a Embrapa Suínos e Aves e o IFC Campus Concórdia, que em 2025 tem um marco importante e completam 50 e 60 anos respectivamente. "Vamos celebrar mostrando o que essas duas instituições de pesquisa fazem pela ciência", reforçou ele.
A programação completa está no site do evento selecionando a cidade. E também está sendo divulgada nas mídias sociais dos realizadores (Embrapa Suínos e Aves e IFC Campus Concórdia) e parceiros, que neste ano são: Alabama, Casa do Malte, Cervacon, Instituto GS4, Prince Honey e Sbera.
O Festival - Trazido da Inglaterra ao Brasil pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, a proposta ganha terreno ano a ano com a ideia de levar cientistas para conversarem diretamente com as pessoas de suas comunidades em ambientes descontraídos como bares, restaurantes, cafés e praças públicas. Hoje, uma rede de colaboração nacional com mais de dois mil voluntários está mobilizada para trazer ao palco a pesquisa científica que nasce e cresce em cada região brasileira.
O tema escolhido para o festival deste ano em parceria com o Instituto Clima e Sociedade, que patrocina o evento em 2025, é “Tempo de mudanças”. Porém, o público das 169 cidades em que ocorrerá o Pint of Science Brasil também poderá compreender como funciona o processo de criação de novos conhecimentos científicos. A proposta dos bate-papos com os cientistas é explicar, de um jeito descomplicado e atraente, como surgem as evidências científicas, para que as pessoas possam diferenciá-las das opiniões.
No mundo - Este ano, o festival internacional Pint of Science acontecerá em 27 países. O Brasil é o país com o maior número de cidades participando da iniciativa, num total de 169, superando até mesmo o Reino Unido, onde o festival nasceu em 2013. No ranking global, depois do Brasil está a Espanha, onde o Pint of Science será realizado em 75 cidades; seguida pela França, com 61 cidades e pelo Reino Unido, com 42 cidades.
De volta à cidade, evento reúne público e cientistas em bares e cafés locais
Gostou do post ou tem sugestões?
✍️ Deixe aqui a sua opiniãoComentários
Enviar um comentário
🌟Copie um emoji e cole no comentário: Clique aqui para ver os emojis