O tradicional Especial de Roberto Carlos, que faz parte da programação de Natal da Rede Globo, chega este ano à sua quinquagésima edição.
Nos últimos 50 anos, o programa só não foi ao ar em 1999, por causa da morte da Maria Rita, mulher do cantor. Em 2020, devido à pandemia de Covid, foi reprisado o especial de 2011, gravado em Jerusalém.
Ao longo dos anos, centenas de artistas renomados dividiram o palco com Roberto Carlos. Entre cantores e cantoras nacionais e internacionais, atrizes e atores, grupos musicais e outras celebridades, o recorde de participações no especial pertence ao seu parceiro, amigo e irmão, camarada Erasmo Carlos, que esteve presente em 29 edições.
Entre as atrações dos programas apresentados estão: quadros de entretenimentos, realização de campanhas com prestação de serviço, depoimentos de personalidades, exibição de vídeos clipes, homenagens aos mais variados segmentos artísticos, culturais, esportivos, entre outros.
Roberto Carlos na companhia da sua competente banda, através dos seus especiais nos transportou a lugares e cenários diferentes, proporcionando momentos inesquecíveis.
Desde a sua criação, vários diretores estiveram à frente dos especiais. Entre eles vale destacar a figura de Augusto César Vanucci. Foi ele quem dirigiu o primeiro especial, em 1974, onde permaneceu até o ano de 1981. Depois, ficou afastado por três edições, reassumindo a direção do programa em 1985 e 1986, e, novamente, de 1988 a 1991, totalizando 14 edições, sendo o recordista na direção. Vanucci faleceu em 30 de novembro de 1992. Neste ano o especial ganhou o título “Amigo” em homenagem ao diretor falecido.
No tocante às canções que fizeram parte dos especiais, verificamos que foram executadas centenas de canções autorais e de outros cantores na voz de Roberto Carlos e de seus convidados. A canção “Emoções” é a campeã de execução. Desde o ano de 1981, só não fez parte dos especiais de 1984 e 2018.
A celebração dos 50 anos da parceria do Roberto Carlos com a Rede Globo vai ter início no dia 27 de novembro, com a gravação do show comemorativo, no Allianz Parque, estádio do Palmeiras, em São Paulo. O show foi batizado de “RC 50” e será aberto ao público
O show vai contar com as participações dos cantores Chitãozinho & Xororó, Zeca Pagodinho, Gilberto Gil e Wanderléa, além das atrizes Sophie Charlotte, Letícia Colin e Dira Paes. Para fazer uma homenagem a Jovem Guarda foram convidados os cantores Paulo Ricardo, ex-RPM, Frejat, ex-Barão Vermelho e João Barone, baterista do Paralamas do Sucesso. A atração internacional via vídeo será de Andrea Bocelli.
Segundo a coluna do Flávio Ricco, poderemos ter novidades envolvendo a “Banda” do especial. Os detalhes estão sendo fechados. Seria o seguinte: Para cada apresentação, os músicos também receberão diferentes convidados. Pode ser alguém do mundo do rock, para tocar determinado instrumento; um destaque do pagode, do axé, do pop... Seria uma ótima atração.
A expectativa é poder reviver em menos de duas horas os grandes momentos em cinco décadas.
Para quem não for ao show no Alliaz Parque é ficar aguardando o dia da exibição pela Rede Globo, na grade da sua programação natalina – não divulgado até a conclusão deste texto.
Roberto Carlos “Eu Sou Terrível”
*Carlos Marley,
nasceu na cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará – Brasil, onde reside. Formado em Ciências Contábeis, pela Universidade Federal do Ceará, com especialização em Auditoria. Auditor Fiscal aposentado da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará. Leia Mais sobre o autor...
50 anos da parceria de Roberto Carlos com a Rede Globo
Comentários
Enviar um comentário
🌟Copie um emoji e cole no comentário: Clique aqui para ver os emojis