Evento promete continuar a surpreender com uma programação de excelência
O Música no Termo 2024 tem sido um verdadeiro sucesso atraindo plateias entusiásticas e cheias. A meio termo, o evento promete continuar a surpreender com uma programação de excelência e com a estreia em novos palcos: Museu Nacional do Teatro e da Dança, no dia 19 e na Igreja do Colégio São João de Brito, nos dias 26 e 27 de outubro, sempre com entrada gratuita.
A 5ª edição do Música no Termo convida o público a refletir sobre as influências dos contextos históricos nas produções musicais, oferecendo uma experiência rica e diversificada para todos os amantes da música.
Celebramos os 100 anos do nascimento de Joly Braga Santos, eleito pela UNESCO como um dos 10 melhores compositores de música contemporânea do seu tempo, com o concerto "Joly Braga Santos: uma vida, dois regimes” que se realiza no Museu Nacional do Teatro e da Dança, no dia 19 de outubro.
Para além de compositor, Braga Santos foi também musicólogo, maestro e professor. Inspirado pelo seu mestre Luís de Freitas Branco, procurou criar sonoridades que, de forma autónoma, se distanciassem das correntes propagandistas associadas ao conceito de "portugalidade" imposto pelo Estado Novo, afirmando assim uma visão pessoal e independente da cultura musical portuguesa.
Neste concerto, os solistas Rui Matos (flauta), Luís Auñon Pérez (oboé), Joaquim Ribeiro (clarinete), Carolino Carreira (fagote) e Luís Vieira (trompa) interpretarão obras de Joly Braga Santos (1924-1988), Jacques Ibert (1890-1962) e Frederico de Freitas (1902-1980). O programa, interpretado pelos solistas Melleo Harmonia, levar-nos-á numa viagem pelo panorama sonoro nacional e europeu, explorando tanto a sua música como a de outros grandes compositores contemporâneos e situa-nos assim num período crucial da vida de Braga Santos, entre dois regimes políticos.
O Música no Termo encerra no fim de semana de 26 e 27 de outubro, na Igreja do Colégio São João de Brito. No sábado, será interpretado o Requiem op. 48 do compositor francês Gabriel Fauré, uma das obras mais emblemáticas da História da música ocidental. O Requiem de Fauré é frequentemente destacado pela sua serenidade redentora, que contrasta com a abordagem habitual de medo e dor associada à morte em composições deste género. Como o próprio Fauré afirmou: “Tem-se dito que o meu Requiem não expressa o medo da morte, alguém o chamou de canção de embalar fúnebre. Mas é assim que eu vejo a morte: como uma libertação feliz, uma aspiração à felicidade eterna, não como uma experiência dolorosa.”
Essa visão particular de Fauré sobre a morte, marcada por uma sensação de paz e libertação, reflete-se em toda a obra, especialmente no célebre Pie Jesu, que se tornou um dos momentos mais icónicos da peça. Camille Saint-Saëns, seu professor, elogiava-o de forma singular, afirmando: “Existe apenas um Pie Jesu, e é o teu. Assim como só existe um Ave Verum, o de Mozart, o único Pie Jesu é o teu.”
Este concerto contará com as participações da soprano Patrycja Gabrel, do barítono André Baleiro, do Coro Ricercare e da Orquestra Melleo Harmonia, sob a direção musical de Joaquim Ribeiro. Esta interpretação do Requiem op. 48 proporciona ao público uma experiência musical sublime e profundamente espiritual.
No domingo, às 16h00, o Coro Santo Inácio, conjunto que conta com um longo percurso e que se encontra sediado bem no termo norte da cidade de Lisboa fecha este ciclo de seis concertos.
Programação de Concertos
Data: 19 de outubro
Local: Museu Nacional do Teatro e da Dança
Hora: 17h00
"Joly Braga Santos: uma vida, dois regimes"
Uma exploração da vida e obra de Joly Braga Santos, no contexto político e musical do seu tempo, com o Quinteto de Sopros Melleo Harmonia composto por Anabela Malarranha (Flauta), Luís Auñon Perez (Oboé), Joaquim Ribeiro (Clarinete), Carolino Carreira (Fagote), Luís Vieira (Trompa).
Data: 26 de outubro
Local: Igreja do Colégio São João de Brito
Hora: 17h00
"Requiem op. 48 de Gabriel Fauré: um Requiem redentor"
Apresentação do icónico Requiem de Fauré, com Patrycja Gabrel, André Baleiro, o Coro Ricercare e a Orquestra Melleo Harmonia, sob a direção de Joaquim Ribeiro.
Data: 27 de outubro
Hora: 16h00
Local: Igreja do Colégio São João de Brito
"Música e devoção"
Encerramento do evento com o Coro Santo Inácio de Loyola, com a direção musical do Pdre. João Caniço.
5ª Edição MÚSICA NO TERMO - Concerto de 5 de Outubro 2024
Evento promete continuar a surpreender com uma programação de excelência
Comentários
Enviar um comentário
🌟Copie um emoji e cole no comentário: Clique aqui para ver os emojis