Biblioteca Nacional lança catálogo digital sobre projetos gráficos da editora José Olympio

A série Projetos Gráficos consiste em uma parte do acervo proveniente da editora José Olympio, doada para a Biblioteca Nacional em 2006. Nela, encontr
 Cartaz alusivo ao “Catálogo José Olympio: inventário analítico da série Projetos Gráficos”.


Publicação surgiu a partir de tese de doutorado que analisou publicações da editora entre 1932 e 1962

 

A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) - entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) - lança na próxima sexta-feira (09/08), a partir das 11h, o “Catálogo José Olympio: inventário analítico da série Projetos Gráficos”. O evento é gratuito e será realizado no Auditório Machado de Assis, na sede da FBN, no Centro do Rio. Haverá transmissão ao vivo pelo YouTube (@FundacaoBibliotecaNacional). 

Participarão da mesa do lançamento o presidente da FBN, Marco Lucchesi, por vídeo; o editor de não ficção da editora Rocco, Pedro Vasquez; os técnicos da Seção de Manuscritos da FBN, Priscila Duarte e Frederico Ragazzi – organizadores do catálogo; e a designer e editora do projeto, Carolina Balo. A editora assistente da Editora da Universidade de São Paulo (EDUSP), Carla Fontana, responsável pela pesquisa do material para sua tese de doutorado, participará por meio de vídeo gravado. A mediação ficará a cargo da chefe da Seção de Manuscritos, Luciane Medeiros.

Catálogo José Olympio

A série Projetos Gráficos consiste em uma parte do acervo proveniente da editora José Olympio, doada para a Biblioteca Nacional em 2006. Nela, encontram-se cerca de 1.500 pastas contendo esboços, projetos, artes-finais, provas de capas, originais e provas de textos de orelha e de quarta capa, projetos para o miolo dos livros, originais e provas de ilustrações, layouts de anúncios, orçamentos de produção e ordens de impressão de obras. 

A apresentação do catálogo é assinada por Carla Fontana, que analisou aspectos visuais e materiais dos livros publicados pela José Olympio em seus primeiros 30 anos de atividade editoriais, entre 1932 e 1962. Entre os artistas gráficos mais assíduos no catálogo da editora nesse período constam: Tomás Santa Rosa, Luis Jardim, Raul Brito, G. Bloow e Poty. 

Os servidores Priscila Duarte e Frederico Ragazzi são os responsáveis pela organização do catálogo. Eles destacam o potencial de pesquisa no acervo e a importância da publicação de instrumentos de pesquisa. “A publicação desse catálogo segue a tradição da Seção de Manuscritos em publicar catálogos sobre seu acervo, auxiliando os pesquisadores e cumprindo assim a missão de difusão cultural da instituição”, frisou Frederico Ragazzi. 

“O catálogo pode desempenhar um papel fundamental na recuperação e no entendimento das práticas cotidianas relacionadas à produção gráfica e editorial no Brasil, tendo em vista a abrangência temporal do acervo e a importância da J.O. no cenário editorial brasileiro. Quando consideramos a Coleção José Olympio da Biblioteca Nacional em sua totalidade, fica evidente que ela oferece um rico conjunto de recursos para inúmeros estudos, não se limitando apenas aos campos do design e da edição”, afirma a chefe da Seção de Manuscritos da FBN, Luciane Medeiros.

O catálogo poderá ser acessado AQUI. 

Agenda – Lançamento “Catálogo José Olympio: inventário analítico da série Projetos Gráficos”.

Data: sexta-feira, 9 de agosto.                                                                          

Horário: 11h.                                                                                                    
Local: Auditório Machado de Assis, Biblioteca Nacional.                                        

Endereço: Rua México, s/nº.                                                                              
Transmissão               

*Entrada gratuita.
Enviar um comentário

Comentários